domingo, 13 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO GUION – DE 11/SEXTA A 17/MAR/QUINTA


 

ANO 2011/SEMANA   11 –  DE 11/SEXTA A 17/MAR/QUINTA

 

ESTREIA

GUION CENTER 3 – O CIÚME MORA AO LADO –  107MIN/ 14ANOS                                                                       

14h40 – 18h20 – 20h20

 

EM CARTAZ

GUION CENTER 1– CISNE NEGRO – 108 MIN/ 16ANOS                                           

14h30 – 18h10 – 20h10/ cópia legendada & som dolby digital 650                                 

 

GUION CENTER 1– INVERNO DA ALMA – 101 MIN/ 12ANOS  

16h25 – 22h05/ cópia legendada & som dolby digital 650                                 

 

GUION CENTER 2 – UM LUGAR QUALQUER –  99MIN/ 14ANOS                                                                       

14h50 – 16h40 – 18h30 – 20h30 / cópia legendada & som dolby digital 650                                 

 

GUION CENTER 2 – BRAVURA INDÔMITA– 110MIN/ 16ANOS   

22h10/ cópia legendada & som dolby digital 650                                 

 

GUION CENTER 3 – 127 HORAS – 99MIN/ 14ANOS    

16h35 – 22h15

GUION CENTER    CINEMAS

Facebook : http://www.facebook.com/profile.php?id=100000859437534 (CINEMAS GUION)

            Facebook : http://www.facebook.com/pages/Porto-Alegre-Brazil/Guion-Cinemas/108679769153124 (FÃS DO CINEMAS GUION)

               Twitter: http://twitter.com/GuionCenter

www.guion.com.br

CENTRO COMERCIAL NOVA OLARIA

Rua Lima e Silva, 776 - 3221-3122 – 3212-0250

 

:::::::::::::::::::::::: D E S T A Q U E S ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O CIÚME MORA AO LADO  Dirigido pelo finlandês MIKA KAURISMÄKI, um cineasta que divide a sua vida entre o Brasil e sua terra natal, este filme foi rodado na Finlândia, onde o cineasta não realizava um filme há 20 anos. Esta comédia bateu o recorde de público daquele país. Mika, que é irmão do também cineasta AKI, disse que quis falar em O CIÚME MORA AO LADO sobre um assunto que considera muito engraçado (o divórcio) e brincar com valores e o limite entre o crime e uma "vida normal". E a Finlândia, que é tida como recordista européia de divórcios é o cenário ideal.

Ele rodou dois finais para o filme, um brutal e violento e outro com o tradicional happy end (para saber qual ele escolheu confira no Guion Center).

 

UM LUGAR QUALQUER  Novo filme da diretora SOFIA COPPOLA, responsável pelos excelentes ENCONTROS E DESENCONTROS, MARIA ANTONIETA e AS VIRGENS SUICIDAS.    

Neste longa, vencedor LEÃO DE OURO no FESTIVAL DE VENEZA, Sofia investiga a crise de um astro em sua vida vazia. O astro de cinema é Johnny Marco (STEPHEN DORFF, de 'INIMIGOS PÚBLICOS'), e esse arco de transformação pelo qual ele passa é catalisado em sua filha de 11 anos, Cleo (ELLE FANNING, de 'O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON'). O pai mora no Chateau Marmont - um dos hoteis mais famosos de Hollywood, que serve de abrigo a muitas celebridades. Em UM LUGAR QUALQUER, vencedor do Leão de Ouro em Veneza em 2010, Sofia Coppola, que assina roteiro e direção, pode transitar em sua zona de conforto, remetendo diretamente ao seu filme mais famoso, 'Encontros e desencontros' (2003). Nem por isso ela se repete. Aqui, ela lida com os temas que são constantes em sua obra: a solidão, o amadurecimento, os relacionamentos familiares. Mas o que fazem os grandes cineastas senão dirigirem o mesmo filme várias vezes? Sofia realiza um cinema que desafia os padrões norte-americanos atuais, em que tudo deve ser muito explicado e acontecer de forma rápida. (Por Alysson Oliveira, do Cineweb – leia texto completo depois do pressbook do filme abaixo)

 

127 HORAS – Novo filme de DANNY BOYLE, o diretor inglês que recebeu o Oscar de 2008 de Melhor Filme por QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO e de quem o Guion exibiu com um super sucesso TRAINSPOTTING – SEM LIMITES, um filme com distribuição alternativa e que fez quase 10 mil espectadores. É dele o impactante COVA RASA, seu primeiro filme.

                                                                                                                                                             

127 HORAS é a história verdadeira do montanhista Aron Ralston (JAMES FRANCO) e de sua in-crível aventura para salvar-se depois que uma pedra solta cai sobre seu braço e o deixa preso num cânion estreito e isolado de Utah.  Durante seu suplício, Ralston lembra-se de amigos, amores (CLÉMENCE POÉSY), da família e das duas excursionistas que conheceu (AMBER TAMBLYN e KATE MARA) antes do acidente.  Nos cinco dias seguintes, Ralston luta contra os elementos naturais e seus próprios demônios; até finalmente descobrir que possui a coragem e a fortaleza para encontrar alguma forma de soltar-se, descer por uma encosta de vinte metros de altura e caminhar por mais de doze quilômetros até ser finalmente resgatado. Apresentada através de uma estrutura narrativa dinâmica, 127 HORAS é uma história visceral e emocionante que conduzirá o púbico numa aventura jamais experimentada e que revela do que somos capazes quando decidimos lutar pela vida.

 

6 INDICAÇÕES AO OSCAR

MELHOR FILME,

MELHOR ATOR;

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO;

MELHOR EDIÇÃO;

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL;

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

 

CISNE NEGRODirigido pelo cineasta nova-iorquino DARREN ARONOFSKY (REQUIEM POR UM SONHO e π/Pi), tem recebido elogios unânimes por quem o viu, independente da coleção de

indicações e prêmio. Foi o filme de abertura do Festival de Veneza 2010 e teve um orçamento modesto para um elenco e equipe técnica do calibre que foi reunido:  US$ 17 milhões. O

ator francês Vincent Cassel comparou seu personagem com George Balanchine, um dos fundadores do New York City Ballet. Segundo Cassel, Balanchine era "um verdadeiro artista,

que tinha um controle neurótico e usava a sexualidade para comandar seus bailarinos". O roteiro filtra sentimentos como inveja, amor, sexo e loucura, numa atmosfera de tensão.

Completam o elenco principal Winona Ryder e Barbara Hershey.

Nina (Portman) é uma bailarina de uma companhia de balé de Nova York, cuja vida, como todos aqueles em sua profissão, é completamente consumida com a dança. Ela vive com sua mãe obsessiva a ex-bailarina Erica (Hershey), que exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o diretor artístico Thomas Leroy (Cassel) decide substituir a primeira bailarina Beth MacIntyre (Ryder) para a produção de abertura de sua nova temporada, O Lago dos Cisnes, Nina é a sua primeira escolha. Mas Nina tem concorrência: a nova dançarina, Lily (Kunis), que impressiona Leroy também. O Lago dos Cisnes exige uma dançarina que pode interpretar tanto Cisne Branco com inocência e graça, como o Cisne Negro, que representa a malícia e sensualidade. Nina se encaixa no papel Cisne Branco perfeitamente, mas Lily é a personificação do Cisne Negro. Como as duas jovens bailarinas expandem sua rivalidade em uma amizade distorcida, Nina começa a ficar mais em contato com seu lado escuro - uma imprudência que ameaça destruí-la.

 

OSCAR DE MELHOR ATRIZ – NATALIE PORTMAN

 

PREMIAÇÕES

INDICAÇÕES AO OSCAR

MELHOR FILME

MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY

MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN

MELHOR FOTOGRAFIA

MELHOR EDIÇÃO

 

GLOBO DE OURO

MELHOR ATRIZ - DRAMA - NATALIE PORTMAN

INDICAÇÕES

MELHOR FILME - DRAMA

MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - MILA KUNIS

 

INDICAÇÕES AO BAFTA

MELHOR FILME

MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY

MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - BARBARA HERSHEY

MELHOR FOTOGRAFIA

MELHOR FIGURINO

MELHOR MAQUIAGEM

MELHOR EDIÇÃO

MELHOR DESENHO DE PRODUÇÃO

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

MELHOR SOM

 

INDICAÇÕES AO INDEPENDENT SPIRIT AWARDS

MELHOR FILME

MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY

MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN

MELHOR FOTOGRAFIA

 

INDICAÇÕES AO INDEPENDENT SPIRIT AWARDS

MELHOR FILME

MELHOR DIRETOR - DARREN ARONOFSKY

MELHOR ATRIZ - NATALIE PORTMAN

MELHOR FOTOGRAFIA

 

SAG AWARDS (SCREEN ACTORS GUILD AWARDS)

MELHOR ATRIZ NATALIE PORTMAN

INDICAÇÕES

MELHOR ATRIZ NATALIE PORTMAN

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE MILA KUNIS

MELHOR ELENCO

 

O INVERNO DA ALMA4 INDICAÇÕES AO OSCAR 2011 - INVERNO DA ALMA,  já é um dos filmes com maior número de prêmios e de indicações da temporada. No final de 2010 o filme recebeu o prestigiado prêmio do cinema Independente Gotham Awards, o mesmo prêmio que o vencedor do Oscar de 2010, "Guerra ao Terror", ganhou em 2009. O filme também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Dramática para Jennifer Lawrence, também indicada ao OSCAR deste ano, assim como MELHOR ATOR COADJUVANTE para JOHN HAWKES e ROTEIRO ADAPTADO para  DEBRA GRANIK E ANNE ROSELLINI.  

A atuação de Jennifer Lawrence em INVERNO DA ALMA é incontestavelmente brilhante, sendo ressaltada pela crítica e pelo público que já assistiram ao filme.

Essa jovem e promissora atriz já havia feito pequenas pontas em filmes e séries de TV, mas após ser a protagonista INVERNO DA ALMA pode mostrar seu talento e abrir as portas para Hollywood.

Atualmente ela está filmando "X-Man: First Class" e foi dirigida por Jodie Foster no filme "The Beaver" onde atuará ao lado de Mel Gibson.

Vencedor do grande prêmio do júri e do prêmio de roteiro Waldo Salt no Festival de Sundance 2010, INVERNO DA ALMA tem direção de Debra Granik (DOWN TO THE BONE) e foi adaptado por Granik e Anne Rosellini. Baseado no romance de Daniel Woodrell, esse suspense tenso e realista é estrelado por Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Dale Dickey, Garret Dillahunt, Sheryl Lee e Tate Taylor.

    Após receber o Prêmio do Júri no Festival de Sundance INVERNO DA ALMA passou a ser considerado o filme INDIE DO ANO com fortes especulações para uma indicação no Oscar 2011 de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence, que acabou confirmada, além disso, os críticos e a mídia especializada dos EUA apontam mais duas indicações como certas para o Oscar 2011, o de Melhor Ator Coadjuvante para John Hawkes e de MELHOR FILME, também confirmados (+ o de Roteiro Adaptado). 

  

  INVERNO DA ALMA conta a história de Ree Dolly, uma garota de 17 anos de idade que embarca em uma missão para encontrar seu pai depois que ele usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desaparece sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e dessa forma começa a juntar a verdade sobre seu pai.

 

Prêmios e Indicações:

INDICAÇÕES AO OSCAR:

MELHOR FILME

MELHOR ATRIZ - JENNIFER LAWRENCE

MELHOR ATOR COADJUVANTE - JOHN HAWKES

ROTEIRO ADAPTADO -  DEBRA GRANIK E ANNE ROSELLINI

- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática – Jennifer Lawrence

- Vencedor ao Gotham Awards - Melhor Casting (Grupo de Atores)

- Vencedor ao Gotham Awards - Melhor Filmes

- Indicado ao Gotham Awards - Melhor Atriz Jennifer Lawrence

- Indicado ao Independet Spirit Awards em sete categorias (Oscar do Cinema Independen-te) - Premiação acontecerá em 26/02/2011

Melhor Fotografia - Michael McDonough

Melhor Diretor - Debra Granik

Melhor Filme

Melhor Atriz - Jennifer Lawrence

Melhor Roteiro - Debra Granik e Anne Rosellini

Melhor Atriz Coadjuvante - Dale Dickey

Melhor Ator Coadjuvante - John Hawkes

- Indicado ao British Independent Film Awards - Melhor Filme Estrangeiro

- Vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Filme no Festival de Sundance.

- Vencedor do Waldo Salt Screenwriting Award no Festival de Sundance.

- Vencedor do C.I.C.A.E. Award durante o Festival de Berlim.

- Vencedor do Reader Jury of the "Tagesspiegel" no Festival de Berlim.

- Vencedor do National Board of Review - Melhor Atriz Jennifer Lawrence

- Indicado ao Satellite Awards em quatro categorias: Melhor Atriz, direção, Melhor Filme e Roteiro Adaptado

- Indicado em duas categorias ao Screen Actors Guild Awards (Sindicato dos Atores): Melhor Atriz - Jennifer Lawrencer e Melhor Ator Coadjuvante - John Hawkes

- Vencedor do Seattle International Film Festival: Melhor Atriz e Melhor Direção

- Vencedor ao Washington DC Area Film Critics Association Awards de Melhor Atriz - Jennifer Lawrence

- Indicada ao Washington DC Area Film Critics Association Awards de Melhor Roteiro Adap-tado e Melhor Ator Codjuvante

- Vencedor do Prêmio do Sindicato dos Roteirista dos EUA - Melhor Roteiro de 2010

 

BRAVURA INDÔMITABRAVURA INDÔMITA teve 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor filme, Melhor Diretor/ JOEL & ETHAN COEN, Melhor Ator/ JEFF BRIDGES e Melhor Atriz Coadjuvante/ HAILEE STEINFELD,  a talentosa atriz de 14 anos que rouba as cenas, contratada poucas semanas antes do início das filmagens. Refilmagem livre da produção homônima de John Wayne, de 1969, que deu ao astro dos westerns o OSCAR de MELHOR ATOR naquele ano. Os irmãos,  que viram a obra de Henry Hathaway quando jovens,  não quiseram vê-la novamente, fundamentando o trabalho na novela TRUE GRIT de CHARLES PORTIS . Diz Ethan  "vimos o filme original quando éramos jovens. Nunca mais o assistismos, e não pensamos em fazer nosso filme como referência ao de John Wayne. Estávamos mais interessados no livro, que lemos mais recentemente e achamos que tinha um grande potencial cinematográfico. A gente pediu para o Jeff Bridges ler o livro, algo que John Wayne não o fez. Inicialmente, achamos que o fato de John Wayne ter interpretado o personagem seria um empecilho para o Jeff aceitar o papel. Mas Jeff não estava nem ai para isso".

Originários do cinema independente, os irmãos Joel (56 anos) e Ethan (53) produzem e dirigem filmes juntos desde 1984. Ganharam fama e prestígio e, como era de se esperar, caíram nas graças de Hollywood. Já conquistaram oito Oscars e acabam de receber mais dez indicações por Bravura indômita. Além de ser produtores, diretores e roteiristas, os dois editam seus filmes sob o pseudônimo Roderick Jaynes.

BRAVURA INDÔMITA foi escolhido como o filme de abertura, fora da competição, a 61ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BERLIM. "Joel e Ethan Cohen representam o cinema independente americano. Com seu dom para a ironia, estilo curioso e histórias que sempre conseguiram entusiasmar o público", assinalou o diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, ao anunciar a novidade. A 61ª edição do evento acontece entre os dias 10 e 20 de fevereiro.

 

Rooster Cogburn (Bridges) recebe uma proposta de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma menina de 14 anos, que busca o assassino de seu pai. Mattie quer um homem de bravura para alcançar seu objetivo, o que Cogburn tem de sobra. Mas esse homem de bravura tem seu lado cômico. Cogburn bebe bastante, não tem modos e não segue as regras.

 

 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SINOPSES

 

 

Festivais

Toronto International Film Festival

O CIÚME MORA AO LADO

(HAARAUTUVAN RAKKAUDEN TALO/ 2009/ FINLÂNDIA/ 102 MIN/ 14 ANOS/ COMÉDIA)

Diretor: MIKA KAURISMÄKI

Roteiro: MIKA KAURISMÄKI, SAMI KESKI-VÄHÄKÄ, PETRI KARRA

Produção: MIKA MAURISMÄKI

Direção de Fotografia: RAUNO RONKAINEO

Direção de Arte: PETRI NEUVONEN

Montagem: JUKKA NYKÄPEP

Elenco

ELINA KNIHTILà                            Tuula Helin  

HANNU-PEKKA BJÖRKMAN       Juhani Helin

ANTTI REINI                                 Wolffi

ANNA ESTEDEN                          Nina

TOMMI ERONEN                        Pekka

KATI OUTINEN                            Yrsa

KARI VÄÄNÄNEN                        Niilo

ILKKA VILLI                                   Marco

ANTTI VIRMAVIRTA                     Timo

MARI PERANKOSKI                    Tiina

IRINA BJÖRKLUND                       Marjut

TIMO TORIKKA                          P.K.

 

O CIÚME MORA AO LADO, do finlandês MIKA KAURISMÄKI, um cineasta que divide a sua vida entre o Brasil e sua terra natal, foi filmado na Finlândia, onde o cineasta não realizava um filme há 20 anos. Esta comédia bateu o recorde de público daquele país. Mika disse que quis falar em O Ciúme Mora ao Lado sobre um assunto que considera muito engraçado (o divórcio) e brincar com valores e o limite entre o crime e uma "vida normal". E a Finlândia, que é tida como recordista européia de divórcios é o cenário ideal.

Ele rodou dois finais para o filme, um brutal e violento e outro com o tradicional happy end (para saber qual ele escolheu confira as prés neste final de semana no Guion Center).

 

Sinopse

O CIÚME MORA AO LADO narra a separação de um casal de trabalhadores de trinta e poucos anos : Ju-hani é terapeuta familiar e sua mulher, Tuula, uma bem-sucedida palestrante. Eles estão determinados a manter um ar amigável até que a venda da casa aconteça, mas quando Juhani chega da noite com uma menina da balada, Tuula muda de idéia. No dia seguinte ela traz sua própria conquista para uma retaliação. Emoções que a muito haviam sumido começam a emergir e a guerra se potencializa quando Juhani também traz para casa alguém para fazer ciúme em Tuula.

 

 

 

 

 

 

UM LUGAR QUALQUER

(SOMEWHERE/ EUA/ 2010/ 99 MIN/ 14 ANOS)

FOCUS FEATURES Apresenta

Em Associação com PATHÉ DISTRIBUTION, MEDUSA FILM e

TOHOKUSHINSHA

Uma Produção AMERICAN ZOETROPE

Um Filme de SOFIA COPPOLA

Distribuído por PARAMOUNT PICTURES BRASIL

Elenco

Johnny Marco..................................................................STEPHEN DORFF

Cleo....................................................................................ELLE FANNING

Sammy..............................................................................CHRIS PONTIUS

Ficha Técnica

Dirigido por....................................................................... SOFIA COPPOLA

Roteiro............................................................................... SOFIA COPPOLA

Produtores...........................................................................G. MAC BROWN

ROMAN COPPOLA

SOFIA COPPOLA

Produtores Executivos.....................................FRANCIS FORD COPPOLA

FRED ROOS

Diretor de Fotografia........................................HARRIS SAVIDES, ASC

Desenhista de Produção.........................................................ANNE ROSS

Edição....................................................................SARAH FLACK, A.C.E.

Figurino......................................................................STACEY BATTAT

Música.......................................................................................PHOENIX

Sinopse

Ele mora no Chateau Marmont, um lendário hotel de Hollywood, dirige uma

Ferrari e tem inúmeras garotas e pílulas para acompanhá-lo. O ator Johnny

Marco vive como se estivesse anestesiado, simplesmente "seguindo a

corrente". Mas quando sua filha de 11 anos, fruto de um casamento

fracassado, chega inesperadamente ao Chateau, o encontro encoraja Johnny

...

[Mensagem cortada]  



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: