sábado, 10 de dezembro de 2011

Release_Festival Zimundo

Festival Zimundo

Segunda edição do festival traz o mundo Zimun até você!

 

No dia 11 de dezembro, no Espaço FLUXO, acontece a Segunda edição do Festival Zimundo que idealizado a partir da vontade da banda Zimun de trocar experiências com o público.

O festival procura levar um pouco das influências artístico-culturais que fazem parte do universo da banda com o intuito de fomentar a criação conjunta entre as pessoas fazendo com que suas idéias interajam com os vários elementos do mundo Zimun.

O Universo do Zimun é de confronto e harmonia, de multiplicidade e pluralidade, que está em constante movimento, e em processo de resolução da equação com os diversos fatores do espectro espaço/tempo.

A Primeira edição do Festival Zimundo foi realizada no último dia 12 de outubro, também no Espaço Fluxo, no Bairro Santa Tereza, considerado um dos mais novos espaços culturais pluralístico da capital, e se mostrou um sucesso de apresentações e público.  Com os shows das bandas, Zimun, Lise, e o projeto solo de Lucas Miranda conhecido como Osciloid. Além da exibição do documentário O Som Que Vem das Ruas, produzido pelo Coletivo Família de Rua e uma batalha de pocket shows entre os Mc´s Nill Rec, Leozin, Simpsom Souza e Kdu dos Anjos, este último, vencedor, foi premiado com a produção de uma música composta em conjunto com a banda Zimun, oferecida pelo selo Red Nipple, um dos parceiros no projeto. Um outro elemento do Hip Hop, o Graffiti, foi representado pelos artistas Hyper e Lucas Torres que produziram seus trabalhos ao vivo durante o festival.

Nesta edição o Festival Zimundo prepara mais uma interação entre música, fotografia, cinema e gastronomia. Os músicos e bandas convidadas são Frederico Heliodoro, com seu quarteto de jazz contemporâneo, a banda, também instrumental, Iconili que tem como influências, rock, jazz e música africana, a dupla 7estrelo fazendo um live p.a usando recursos eletrônicos, voz e instrumentos eletro acústicos e Lenis Rino e banda que apresenta um som com influências que vão do dub ao maracatu. Além da programação musical haverá exibição do documentário R.U.A do diretor Gustavo Amaral, e a exposições do jornalista e fotógrafo Diogo Andrade e do grafiteiro DaLata

 

A Banda

 

Zimun: diversidade é a palavra de ordem, cantada sobre uma rica harmonia musical. Guitarra, baixo, bateria, didgeridoo, vibrafone, trompete, sintetizadores e poesia se juntam para criar um estilo emanado do próprio grupo, reflexo das experiências dos membros da banda, batizado de street-jazz. Mas, mesmo com um rótulo é impossível definir o som do Zimun. Rap, rock, jazz, poesia cantada, experimentalismo eletrônico, junção de experiências... Melodia, harmonia, ritmo e dinâmica são a fundação de qualquer estrutura musical. O Zimun preza todos os elementos por igual. A música do Zimum é infinita, perpassando pelos os quatro elementos musicais.

O embrião da banda nasceu em 2009 e foi ganhando corpo em um espaço no Vale do Sol, Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Com Ravel Veiga (baixo), Rafael Bizzotto (trompete, vibrafone, bateria), Henrique Nolasco (bateria), Rafael Nunes (percurssão, didgeridoo) Edgar Dedig (guitarra), Coyote (synth), Matéria Prima (vocal) e Fernando Castilho (vocal) formam o combinado musical. Em agosto de 2009, Ravel é convidado por Castilho e Coyote para uma participação no EP "Alcançando o Céu com os Pés no Chão".

Inicio de 2010, em um barracão no Vale do Sol carinhosamente apelidado de "Rancho do Zimun", surge grande parte do repertório atual. Em julho, Dedig assume as seis cordas e a banda segue fazendo shows, participando de festivais independentes pelo estado e pelo país.

Atualmente, a banda grava um álbum com 13 faixas, com o auxilio do produtor e músico Lenis Rino, e trabalha no planejamento de show com o EP Alcançando o Céu Com os Pés no Chão pelo selo Serrasônica.

O Zimun se apresenta constantemente no circuito independente de shows em Belo Horizonte e outras cidades mineiras. Além de apresentações em casas como Nelson Bordello , Studio Bar, A Casa , Alfandenga's Bar e Velvet, a banda já participou de vários projetos e festivais entre eles o Festival Casa Viva, Festival Transborda, Savassi Jazz Festival e Garage Burn Contest.


Atrações Musicais no Festival Zimundo

Lenis Rino
http://www.myspace.com/lenisrinosantos

Lenis Rino é compositor, arranjador e percussionista. Pesquisador da música tradicional do Brasil e da musica eletrônica. Nascido em Minas Gerais, ele já rodou alguns lugares do país e morou quinze anos em São Paulo onde, tocando bateria, deu início ao seu aprendizado musical em escolas eruditas

Pesquisador da música eletro acústica, integra as bandas dos cantores Marina Machado e Kiko Klaus. Produtor e compositor da trilha sonora do novo espetáculo da "Cia Suspensa".Participou da gravaçao dos cd`s, do Kiko Klaus , Marina Machado, Raquel Coutinho e Elisa Paraíso no ano de 2007. Concebeu e gravou a trilha do espetáculo "De banda para a lua" do Grupo de Teatro Armatrux também em 2007. Participou da montagem, concepção e execuçao do espetáculo "Véstigios" com Sérgio Pena e Ana Virgínia Guimarães. Fundadou e dirigiu o Grupo de percussão "Trovão das Minas". Criou e executa a trilha sonora do espetáculo "Pouco Acima" da Cia Suspensa-premiado pelo USIMINAS_Sinparc como melhor trilha sonora em 2005. Compôs a trilha Sonora do espetáculo "Olhos para o céu" da bailarina e coreógrafa Raquel Pires. Integrou o experimento"PR Lenira" ao lado do VJ Raimo Benedetti. Ministrou oficinas de "Maracatu-Nação de Baque Virado" e de "Percussão livre". Participação no CD´S: "Armartrux A Banda" do Grupo de Teatro "Armatrux", "Clube da Esquina dos Aflitos" da Banda "Somba", "Outras Cidades' dos músicos Makelli Ka e Cristof Silva, "No Meu Tereiro" do DJ Roger Moore e "Manifesta" da "Banda do Baque. Fundador e diretor musical da Banda "Elefante Groove", produzindo o Cd "Convida".


Frederico Heliodoro
soundcloud.com/frederico-heliodoro

Frederico Heliodoro (contrabaixo) se apresentará com seu quarteto formado por Rafael Martini (piano), Pedro Martins (guitarra) e Felipe Continentino (bateria). O baixista e compositor tocará as músicas do seu primeiro álbum, gravado em maio de 2011 ao vivo no Café com Letras. Todas de sua autoria.

O conteúdo do album é o reflexo de suas influências e percepções que o vem acompanhando desde 2009, quando ganhou o prêmio "BDMG Instrumental BDMG Cultural".

Frederico Heliodoro, que passou 3 meses em Nova York em 2010, onde estudou com importantes músicos da cena jazzista de Nova Iorque, como Ari Hoenig, Gilad Hekselman e Mike Moreno e assistiu a muitos shows, vem atuando na cena da música instrumental de Belo Horizonte desde 2007. Com apenas 24 anos, já ganhou prêmios como instrumentista e compositor e já dividiu o palco com Roberto Menescal, Benjamim Taubkin, Cliff Korman, Lupa Santiago, Juarez Moreira, Rafael Vernet, Nelson Faria, Sérgio Galvão, Márcio Bahia, Nivaldo Ornellas, Chico Amaral e Cléber Alves. .

Atualmente, o músico cursa Música Popular na UFMG e já estudou com músicos como: Enéias Xavier, Fábio Adour e Cliff Korman

Para degustação, segue link de vídeos e site de Frederico:

http://www.youtube.com/watch?v=-vRy2B8nfBc&feature=player_profilepage – Sesc Instrumental


Iconili
mypace.com/iconili

Iconili é uma banda instrumental que soa ao calor do calipso e tem como referência a música africana, funk soul e jazz, além das progressões ilimitadas. A banda é formada por músicos, trabalhadores do som, gente que investe o coração além de tudo no que acredita. São: André Orandi (Teclado e saxofone), Victor Silva (Baixo trompete e Metalofone), Wesley Cançado - Snips (Bateria), Gustavo Cunha (Guitarra e flauta) e Rafael Orlandi - Branco (Guitarra e Teremim), eventualmente a banda conta com as maravilhosas percussões de Rafael Nunes e Fábio Feriado. As composições "grooveadas", dançantes e calientes geram uma atmosfera curvilínea em métricas recortadas e cobertas de curiosidade.

Em 2010 a ICONILI lançou seu primeiro cd pelo selo Serrassônica. Em 2011 a banda recomeçou os trabalhos e se prepara para gravar o segundo disco no início de 2012.

 

7Estrelo

www.myspace.com/7estrelo

 

O 7 Estrelo é formado por dois jovens compositores: André Lanari e Bruno Toneli, que, através de pesquisas e experimentações de diversos gêneros musicais, trazem uma nova concepção artística da música. Com referencia na música eletrônica e influenciados pelo rock, pop, jazz, música oriental e principalmente pela musica popular e regional brasileira. Integrado a sua música, o 7 Estrelo faz uso de poemas ao som de flautas , baixo , guitarra, sintetizadores e programações eletrônicas na fusão de diferentes linguagens que interagem com o público. Em suas apresentações incorporam elementos da performance, constituindo-se como um espetaculo artístico híbrido, com importantes tendências da arte contemporânea: música, poesia e teatro.

 

Exposições

 

Diogo Andrade

diogoandrade.com.br

 

Foto: http://diogoandrade.com.br/img/ofotografo.jpg Créditos: Rafael Leite

 

Fotógrafo há dez anos, Diogo Andrade antes de tudo é um apaixonado por fotografia. E essa paixão pelo mundo fotográfico teve início com o intuito de registrar o esporte skate, do qual é praticante há 13 anos.

Foi editor e fotógrafo da revista Skateboard+Som+Atitude, trabalhou para revista de skate GRITA, de Belo Horizonte, e atualmente colabora com as revistas TRIBO Skate e VISTA skateboard art.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde já foi monitor da disciplina de Fotografia, Diogo Andrade estudou diversas técnicas fotográficas, se destacando na fotografia de esportes radicais, retratos de pessoas e bandas, fotografia de gastronomia e, ultimamente, tem se dedicado às fotografias em 360 graus, dominando sua técnica.

 

DaLata

http://www.flickr.com/photos/andregonzagadalata/

 

André Gonzaga é o Dalata, nascido e criado em Belo Horizonte, André Gonzaga (Dalata), atua na cena do graffiti desde 97. Conhecido tanto no Brasil quanto no exterior, seu trabalho é um coquetel de abstração e surrealismo em uma mistura de tecnicas variadas. Passeando pela pintura, o desenho e a escultura,o artista cria um mundo próprio voltado para o positivismo.Dalata retrata a vida em um lugar não muito distante, onde seres mutantes trazem a tona naturalmente, cenarios e personagens de um universo lúdico.

Em um jogo de formas pensantes no denominado estilo bizarro apaixonante, reconhecido tambem pelo seu trabalho em superficies irregulares, onde faz intervenções em locais degradados interagindo com a natureza do lugar. Explorando manchas,bolores, rachaduras e todo tipo de deformação que o ambiente tenha a oferecer, a infinidade de interpretações em sua obra é uma das marcas registradas do seu trabalho.Abrindo as portas para um dialogo entre a arte e o público.

 

Mostra de Filme

 

Documentário R.U.A

http://www.reflexonurbanart.org/wordpress/

 

R.U.A., Reflexo on Urban Art, é um projeto em que o preconceito que existe contra o graffiti é contestado com a pintura de nove laterais de prédios da cidade e Roterdam por artistas e grafiteiros brasileiros. Em uma cidade onde o graffiti é visto como vandalismo, e as autoridades locais fazem tudo para manter as ruas limpas de qualquer tipo de linha, cor ou forma expressa de maneira livre no espaço público. O desafio é quebrar essas ideias e mostrar as pessoas que grafitti é uma forma de arte contemporanea, uma intervenção positiva no espaço público, com seu lugar e função no dia a dia.

O filme foi dirigido por Gustavo Amaral e conta com os artistas brasileiros que participaram do evento, Speto, Onesto, Horiwa, Ramon Martins, Stile, Yusk, Onio, Gais e o mineiro DaLata.

 

Contatos:

 

Fabíola Rodrigues

imprensa.baquara@gmail.com

31 9868 2834

 

Ravel Veiga

ravelveiga@gmail.com

31 98513305

 

Assessoria Fluxo
assessoria.fluxo@gmail.com
31 25352676

--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: