domingo, 11 de dezembro de 2011

Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria - Coletiva de Gravuras - 10/12/2011


Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre Coletiva de Gravuras, exibindo trabalhos de nomes como Eduardo Sued, Gonçalo Ivo, Hércules Barsotti, León Ferrari, Macaparana, Paulo von Poser e Tomie Ohtake, entre outros. A exposição encerra a programação de mostras temporárias de 2011 com obras em papel, expertise da galeria e suporte por meio do qual o espaço se tornou referência no segmento. Abertura: 10 de dezembro.


Exposição Coletiva de Gravuras

Abertura         10 de dezembro, sábado, às 11h

Período         12 de dezembro de 2011 a 07 de janeiro de 2012

Local         Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria - mofilgue@terra.com.br

Rua Bela Cintra, 1533, Jardins, São Paulo

Tel.: (11) 3082-5292

Horário         segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h30 às 14h


Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria conclui seu programa de exposições de 2011 com a mostra Coletiva de Gravuras, trazendo trabalhos em papel de alguns dos expoentes deste suporte, parceiros da galeria: Eduardo Sued, Gonçalo Ivo, Hércules Barsotti, León Ferrari, Macaparana, Paulo von Poser e Tomie Ohtake, entre outros.

A exposição, com curadoria conjunta de Mônica Filgueiras e Eduardo Machado, apresenta gravuras sobre papel, privilegiando o suporte por meio do qual  a galeria é referência. Coletiva de Gravuras encerra um ano de intensa atividade no circuito, enfatizando a qualidade dos trabalhos que caracterizam seu acervo.

A coletiva dá oportunidade ao público de ter um contato mais próximo com o trabalho desses artistas, enquanto a galeria trabalha na programação das exposições para o próximo ano, que promete ser ainda mais intenso, com mostras abertas ao público a partir de janeiro de 2012.


A Galeria

A Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria surge em 2011 através de uma parceria entre a marchande Mônica Filgueiras, atuante no circuito cultural e mercado de arte desde 1960, e o colecionador de arte Eduardo Machado, reconhecido no segmento de luxo como criador de tendências. A galeria trabalha com exposições regulares de seu acervo e de outros artistas contemporâneos, com forte repercussão no campo cultural e foco especial em obras com suporte em papel, uma de suas expertises. Mônica Filgueiras tem seu próprio espaço desde 1980 e a chegada de Eduardo Machado insere uma nova dinâmica de trabalho na galeria. A Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria está atenta aos novos nomes que a procuram e sempre disposta a colaborar no direcionamento de jovens carreiras e dar orientação aos que optam por se dedicar tanto à criação quanto ao colecionismo de arte de qualidade.


Eduardo Sued

Pintor, gravador e desenhista, estudou desenho e pintura com Henrique Boese (1897-1982). Foi desenhista no escritório de Oscar Niemeyer (1907). Na Europa frequentou as academias La Grande Chaumière e Julian. No Rio, frequentou o ateliê de Iberê Camargo. Em São Paulo, ministrou na FAAP. Transitou no figurativismo, mas seguiu para abstração geométrica. Aproximou-se das vertentes construtivistas, desenvolveu a obra a partir da reflexão acerca de Piet Mondrian (1872-1944) e da Bauhaus. 


León Ferrari

Nascido em Buenos Aires, formou-se em engenharia na Faculdade. de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Universidade de Buenos Aires. Iniciou sua carreira em 1955, em técnicas como a colagem, o xerox, a arte postal e os objetos, em materiais como cerâmica, madeira, cimento e aço. Integrou a vanguarda portenha com investigações caligráficas e descrição de pinturas e objetos na década de 60. Suas exposições: Galería Lirolay, Buenos Aires (1964), MAM/SP (1980), Franklin Furnace, NY (1987), "The Architecture of Madness", na Universidade de Essex, Inglaterra (2002) e Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (2003). 

Gonçalo Ivo

Filho do escritor Lêdo Ivo, estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1975, orientado por Aluísio Carvão e Sérgio Campos Melo. Foi professor do Departamento de Atividades Educativas do MAM/RJ. Deu aulas na Escola de Belas Artes da UFRJ. Trabalhou como ilustrador e programador visual para as editoras Global, Record e Pine Press. Faz exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.


Macaparana

José de Oliveira expôs individualmente pela primeira vez na Galeria Empetur em 1970, no Recife. Participou de mostras como: IV Bienal Ibero-Americana de Arte, Cidade do México, 1984 (Artista Convidado); Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, 1986; MAC – 25 Anos, no Museu de Arte Contemporânea da USP, 1988; Bienal Internacional de São Paulo, 1991; Tendências Construtivas no Acervo do MAC/USP, no CCBB, Rio de Janeiro, 1996. Atualmente expôs na conceituada galeria francesa Denise René. É representado por galerias na Europa e nas Américas, em países como México, EUA e Paris. O nome artístico vem da cidade onde nasceu.


Hércules Barsotti

Pintor, desenhista, programador visual e gravador. Iniciou formação artística em 1926 e começou a pintar em 1940. Fundou, com Willys de Castro, o Estúdio de Projetos Gráficos em 1954. Na década de 60 fez parte do Grupo Neoconcreto a convite de Ferreira Gullar. Em 2004 o MAM/SP realizou a exposição "Hércules Barsotti: Não-Cor Cor", uma retrospectiva de sua carreira. O artista faleceu em 2010.


Paulo von Poser

Paulo Von Poser é paulistano e formou-se arquiteto pela FAU/USP, em 1982. Primeiro paulistano de uma família de gaúchos, iniciou sua relação com o desenho em 1978, ao ingressar na faculdade. A partir daí, se descobriu como artista plástico, fazendo em 1996 sua primeira exposição. Expôs na Alemanha, Peru, Bolívia e França. Lançou seu primeiro livro "A Cidade e a Rosa", pela editora Luste, em 2010.


Tomie Ohtake

Artista plástica nascida em Kyoto, no Japão, Tomie se mudou para o Brasil aos 20 anos de idade, iniciou sua carreira aos 40 e naturalizou-se brasileira aos 60. Uma das principais representantes do abstracionismo informal, trabalha com pintura, gravura e escultura e tem muitas de suas obras expostas em locais públicos, principalmente em São Paulo, como no Auditório do Ibirapuera e na estação Consolação do metrô.


Bruno - Balady Comunicação


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: