sábado, 10 de dezembro de 2011

Museu de Arte Sacra - A Arte em Presépios - 06/12/2011


O Museu de Arte Sacra, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre em 06 de dezembro a exposição A Arte em Presépios – composta por 37 presépios cedidos por colecionadores particulares e consulados de 20 países como Polônia, Portugal, Franca, Alemanha, Espanha, Itália, Israel, Estados Unidos, México, Uruguai, Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina, Peru, Guatemala, Equador, El Salvador, Zimbabwe e Nigéria. A mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a diversidade cultural da representação do nascimento de Cristo, sob a ótica de diferentes povos. A curadoria é de Beatriz Vicente de Azevedo.

"Além de verdadeiras obras de arte, os presépios apresentam um pouco da história, da cultura e do cotidiano de cada país", resume o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Entre os destaques em exposição está o presépio polonês – szopka (catelo). Essa peça é exemplo de uma antiga tradição registrada na cidade de Cracóvia, desde o final da Idade Média. A partir de 1937, um concurso para eleger o mais bonito szopka passou a ser realizado na praça principal da cidade, e o vencedor é incorporado ao acervo do Museu Histórico de Cracóvia. No szopka, a cena do nascimento de Cristo é apresentada num misto de castelo e catedral, no estilo das construções da região, confeccionado em papel laminado de diversas cores.

Lhamas e alpacas podem ser animais incomuns em um presépio brasileiro, mas não em um peruano. O Consulado do Peru cedeu um presépio feito de cerâmica, com uma pintura muito delicada, com feições e trajes dos personagens são andinos.

Já o presépio uruguaio é inteiramente feito com produtos naturais: palha de milho, pau de canela, casca de árvore, hortênsia seca. A autora, Ana María Parodi Aparain, estudou no Jardim Botânico de Montevidéu e especializou-se em flora nativa. Esta obra é um exemplo da criatividade que pode ser vista em todos os presépios, diante de um tema tão popular quanto à história de Jesus.

As obras de A Arte em Presépios são elaboradas com materiais variados, como argila, madeira, metal, porcelana, pelos naturais, papel e tecido, trazendo características de suas respectivas origens.

 

O Museu

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios, entre eles o doado por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). Existe ainda um exemplar do precioso presépio napolitano do século XVIII, composto por 1.620 peças, semelhante aos do Palácio Real de Nápoles e da Basílica de São Cosme e Damião, em Roma.


A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que se mantém até hoje. O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.


Exposição                  A Arte em Presépios

Abertura                     06 de dezembro, terça-feira, 11h

Período                       07 de dezembro de 2011 a 08 de janeiro de 2012

Local                          Museu de Arte Sacra de São Paulo

                                   www.museuartesacra.org.br

                                   Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo

                                Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas

Horário                        terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada                       R$ 6,00 (meia entrada R$ 3,00)

--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: