sábado, 10 de dezembro de 2011

Lançamento do livro Atelier Cité - Isabelle Tuchband e Verena Matzen - 12/12/2011



A Luste Editores lança "Atelier Cité – Paixões Declaradas", livro que retrata a carreira de Isabelle Tuchband e Verena Matzen, artistas de renome na arte contemporânea brasileira e mundial.

Com textos de Xavier Bartaburu e fotografias de Valdemir Cunha, o livro conta a história do encontro de Isabelle e Verena, há mais de duas décadas, e a criação do Atelier Cité, um sobrado localizado nos Jardins, em São Paulo, que serve tanto como espaço de produção para ambas quanto ponto de encontro de diversos artistas.

As artistas, então recém graduadas em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, cruzaram o caminho uma da outra na Embaixada da França com o mesmo plano de viver em Paris. Moraram por cerca de dois anos na capital francesa, onde estudaram na École des Arts Decoratifs, no Louvre. "Atelier Cité – Paixões Declaradas" retoma os passos de Isabelle Tuchband e Verena Matzen a partir desse encontro, passando pela criação do Atelier Cité na volta ao Brasil e pela trajetória das artistas e das exposições que realizaram juntas ou individualmente em várias partes do mundo.

As diferenças nas características das obras de Isabelle e de Verena refletem suas respectivas personalidades. Isabelle, expansiva, pinta imagens vívidas e silhuetas de corpos femininos, enquanto Verena, mais discreta, opta pela abstração e temas ligados à natureza. Tem em comum, entretanto, a profusão de cores e a crença de que o processo de criação é iniciado na inspiração, o que faz com que sejam artisticamente complementares.

 

As Artistas:

Isabelle Tuchband

Nascida em 1968, na cidade de Taubaté, SP, é filha do pintor francês Émile Tuchband (1933 – 2006) e cresceu entre as tintas, telas e pincéis de seu pai, aprendendo desde cedo a ver o mundo com as cores da arte. Começou a estudar escultura aos 18 anos de idade com José Demétrio, depois se mudou para São Paulo, onde estudou Artes Plásticas na faculdade Santa Marcelina. Cursou pintura com Paulo Pasta e estudou por dois anos na École des Arts Decoratifs, no Louvre, em Paris. Já expôs em diversas partes do Brasil e também na Espanha, França, Líbano e Alemanha.

 

Verena Matzen

Nasceu em 1965 em Buenos Aires, Argentina, e se mudou para o Brasil com a família em 1972, estabelecendo-se em São Paulo. Graduou-se em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina. Morou por cerca de dois anos em Paris, onde estudou escultura, história da arte e glass works. A partir de 2005 inicia um trabalho intenso com modelos vivos e pesquisas com novos materiais. Pelo Brasil já expôs em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, SP, Piracicaba, SP e Campos do Jordão, SP. Também já expôs na Alemanha, França, Líbano e Espanha.

 

A Editora:

Luste Editores

No mercado editorial desde 2007, a Luste Editores dedica-se a projetos voltados à arte e cultural em geral. Com pouco tempo de atuação, foi finalista do Prêmio Jabuti por quatro vezes em três anos consecutivos com os títulos "O Brasil Genial da Oficina de Agosto", "A Paisagem e o Olhar", "A Cidade e a Rosa" e "Miro – Artesão da Luz". A Luste tem direção criativa e editorial da publicitária Adriana Fernandes e direção executiva e editorial do administrador Marcel Mariano, ambos com trabalhos realizados para grandes empresas.

 

SERVIÇO


Evento                        Lançamento do livro "Atelier Cité – Paixões Declaradas"

Data                           12 de dezembro, às 19h

Local                          Livraria da Vila

                                  Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo


LIVRO

Isabelle Tuchband e Verena Matzen – "Atelier Cité – Paixões Declaradas"

Editora                       Luste Editores

Patrocínio                   HSBC

Número de páginas     176

Preço de venda           R$ 118,00


Bruno - Balady Comunicação


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: