sábado, 27 de agosto de 2011

Galeria Impar - Uma coisa são duas - 01/09/2011




A Galeria Impar abre a exposição Uma coisa são duas, primeira de três a serem realizadas em parceria com o Grupo de Estudos e Criação em Fotografia, coordenado pelo curador Eder Chiodetto.  A mostra traz 34 trabalhos de 17 fotógrafos inspirados em um depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre uma exposição de fotografias de Alécio de Andrade: "Olha, descobre este segredo: uma coisa são duas — ela mesma e sua imagem. (…) A imagem é um ser vivo, como os demais seres. E quer penetrar em teu espírito, habitá-lo como hóspede afectuoso. (…) Não pode haver melhor uso da fotografia do que este de alimentar-nos da porção perdida de nossa alma." Abertura 01 de setembro.


Exposição             Uma coisa são duas Alice Grou, Andréa Camara, Carlos Dadoorian, Fernanda Zgouridi, Gabriela Oliveira, Gordana Manic, Helô Mello, Jacqueline Schein, Jussara Magnani, Letícia Ranzani, Li Cotait, Lina Bandiera, Marilde Stropp, Maura Bresil, Rama de Oliveira, Salete Goldfinger e Vivian Lembo.

Curadoria                   Eder Chiodetto

Coordenação                Dedéia Meirelles

Local                          Galeria IMPARwww.galeriaimpar.com.br

Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena, SP

Tel.: (11) 2645.4480

Abertura                      01 de setembro de 2011, às 19h

Período                        02 de setembro a 07 de outubro de 2011

Horário                        segunda a sexta feira, das 10 às 19h

Nº de obras                  34

Técnica                        fotografia

Dimensão                  13 x 20cm a 167 x 100cm

Preço                           de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00

 

A Galeria Impar abre a coletiva Uma coisa são duas, primeira de um série três exposições a serem realizadas em parceria com o Grupo de Estudos e Criação em Fotografia, coordenado pelo curador Eder Chiodetto. A mostra traz trabalhos fotográficos de 17 artistas: Alice Grou, Andréa Camara, Carlos Dadoorian, Fernanda Zgouridi, Gabriela Oliveira, Gordana Manic, Helô Mello, Jacqueline Schein, Jussara Magnani, Letícia Ranzani, Li Cotait, Lina Bandiera, Marilde Stropp, Maura Bresil, Rama de Oliveira, Salete Goldfinger e Vivian Lembo.

 

O conceito da exposição é fundamentado por um depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre uma exibição de fotografias de Alécio de Andrade: "Olha, descobre este segredo: uma coisa são duas — ela mesma e sua imagem. (…) A imagem é um ser vivo, como os demais seres. E quer penetrar em teu espírito, habitá-lo como hóspede afectuoso. (…) Não pode haver melhor uso da fotografia do que este de alimentar-nos da porção perdida de nossa alma." Eder Chiodetto desenvolve, afirmando que a exposição "investiga a natureza da fotografia como uma linguagem que produz duplicidades do mundo visível. Quando uma representação é gerada a partir de um referente concreto, a depender da intenção do artista, ela pode se transfigurar e ganhar novas formas e propiciar leituras livres que se descolam do objeto ou da situação que originou a imagem."

 

Os trabalhos apresentados em Uma coisa são duas foram feitos especialmente para a mostra. Entre eles estão fotografias inspiradas pelo corpo humano, explorando estados emocionais geralmente não visíveis, e pela oposição da cultura à natureza, além de obras que ficam na intersecção entre a fotografia e a pintura, o cinema e a escultura. A exposição conta ainda com uma instalação no banheiro da galeria com a intenção de causar um deslocamento no espaço físico do ambiente.

 

Os Artistas

Alice Grou

Natural de Igarapava, SP, vive e trabalha em Campinas, SP. Com formação acadêmica na área de Matemática (doutora pela Unicamp), iniciou sua formação em Artes Visuais de forma independente em 2001, privilegiando a fotografia como linguagem e expressão de sua poética.

Andréa Câmara

Nascida no Rio de Janeiro, em 1964, é fotógrafa há 31 anos. Atua nas áreas de publicidade, jornalismo cultural e fine arts. Realizou exposições, entre coletivas e mostras individuais, em São Paulo, no Rio de Janeiro e também em Nova York, nos Estados Unidos.

Carlos Dadoorian

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é mestre em Estatística e atua como fotógrafo desde 2004. Participou de diversos cursos e workshops, com destaque para os do MAM-SP e do International Center of Photography, em Nova York. Realizou sua primeira individual, "Dark Room", na Fauna Galeria, em São Paulo, 2011.

Fernanda Zgouridi

Curitibana, nascida em 1975, formou-se em Comunicação Visual pela FAAP. Mudou-

se para Paris, onde fez pós graduação em Moda e Design no Institut Français de la Mode, e cursou fotografia no Spéos Photographic Institute. De volta ao Brasil, participou de uma série de cursos livres, incluindo o do MAM-SP.

Gabriela Oliveira

Nasceu em São João da Boa Vista, SP, em 1961. Formou-se em Educação Artística pela FAAP em 1987. Realizou uma exposição individual em 2003, no CLAC- Centro Livre de Arte e Cultura, em sua cidade-natal. Participou das exposições coletivas na II Semana Fernando Furlanetto, também em São João da Boa Vista, 1999.

Gordana Manic

Gordana Manic, nascida em Novi Sad, Sérvia, em 1973, é doutora em Matemática. Participou de diversos cursos e workshops de fotografia, com destaque para os do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. Realizou exposição individual em 2009 em sua cidade natal.

Helô Mello

Natural de São Paulo, formou-se em Comunicação Social e MBA com especialização em marketing. Participou de workshops como "Cuba" organizado por Iatã Cannabrava, "Street Photographies", organizado pela Escola de Fotografia do Maine, de Nova York, em Praga e Budapeste, entre outros.

Jaqueline Schein

Artista e fotógrafa, nascida em São Paulo, em 1958.Transita por diversas áreas do conhecimento. Morou em Buenos Aires até os 18 anos. De volta ao Brasil tem sua formação em Teatro, Dança e Fotografia. Participou de diversos cursos de fotografia, entre eles os do MAM-SP e do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

Jussara Magnani

Nascida em 1961 na cidade de São Paulo, Jussara Magnani tem formação acadêmica em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena e Artes Plásticas. Fez cursos profissionalizantes na Fundação Álvares Penteado, no Instituto de Antropologia-USP e no Instituto Tomie Ohtake e Escola São Paulo e no Museu de Arte Moderna.

Letícia Ranzani

Artista plástica e fotógrafa nascida em Manaus, em 1980. Formada em Artes Plásticas pela Uvicamp e pós-graduada em Fotografia pelo Senac-SP. Participou de exposições e salões como o 9O Salão de Artes visuais de Guarulhos (2009), onde recebeu o prêmio de Menção Honrosa.

Li Cotait

Nasceu em São Paulo, em 1962. Advogada, graduada em 1984, atua na área de Telecomunicações e Tecnologias da Informação. Participou de diversos cursos e workshops de fotografia, com destaque para Fotografia Autoral em Barcelona, Creative Photography, na Argentina e Fotografia Autoral, em São Paulo.

Lina Bandiera

Paulistana, Biomédica, Instrumentadora Cirúrgica com Mestrado em Imunologia. Fotógrafa pela Escola Panamericana de Arte. Participou de exposições coletivas no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, e realizou individuais em São Paulo (na capital e no interior) e no Rio de Janeiro.

Marilde Stropp

Nasceu em Ibatinga, SP, e vive e trabalha em Campinas, SP. Fez vários cursos de fotografia. Principais exposições: Paragem – Ateliê Aberto – Campinas, SP, 2010; Passante – 07 < 09 – MACC Campinas, SP, 2009; Espelhos – Galeria Ybakatu Curitiba, 2009.

Maura Bresil

Nascida em Campinas, SP, em 1976, Maura Bresil é formada em Arquitetura e Urbanismo. Entre os principais locais onde já participou de exposições estão

Galeria Virgilio, SP-Arte/Foto e Funarte, no Brasil, além de mostras em Porto e Lisboa, em Portugal.

Rama de Oliveira

Nascida em Lisboa, Portugal, veio para o Brasil com dois anos. Residiu em Nova York, onde estudou cinema e trabalhou em longas com diretores como Spike Lee e Al Pacino. De volta ao Brasil, trabalhou com cinema e publicidade. Aos 32 anos assumiu a fotografia.

Salete Goldfinger

Paulistana, formada em Administração de Empresas pela FGV, atua como fotografa desde 2000. Participou de diversos workshops e realizou exposições individuais em São Paulo e na Alemanha e coletivas em São Paulo, Salvador. Publicou em 2009 o livro "Fotografias Salete Goldfinger".

Vivian Lembo

Psicanalista, trabalha com fotografia há cerca de dez anos. Em seu currículo destacam-se uma exposição individual na Pinacoteca do Estado e uma mostra comemorativa dos 125 anos de fundação da Santa Casa. Também teve trabalhos utilizados em capas de livros publicados pela Companhia das Letras.


--
----
Bruno - Balady Comunicação

-- 
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: