sábado, 27 de agosto de 2011

AM Galeria e AM Galeria Horizonte na ArtRio - abertura 07 de setembro

Atendendo à demanda de mercado, colecionadores e amigos da arte, Angela Martins leva suas duas galerias – a AM Galeria, BH, e a AM Galeria Horizonte, SP – à primeira edição da ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro.

Atuante no mercado cultural brasileiro desde 1990, Angela Martins traz para seu espaço – stand A13 – obras dos principais artistas com os quais trabalha nas duas praças, dando um maior destaque para os trabalhos de Amilcar de Castro, Leonora Weissmann, Luiz Áquila e Niura Bellavinha, entre outros nomes respeitados na Arte Contemporânea.

Os artistas que compõem o time da AM Galeria e AM Galeria Horizonte com obras em exibição na ArtRio 2011 são: Amilcar de Castro, Ana Michaelis, Ascânio MMM, Cristina Canale, Dan Fialdini, Fernando Ribeiro, Gustavo Von Ha, Jomar Bragança, Jorge dos Anjos, Leonora Weissmann, Luiz Áquila, Mário Zavagli, Nelson Screnci, Niura Bellavinha, Paulo Queiroz e Rolf Behm.


SERVIÇO – ArtRio 2011

AM Galeria e AM Galeria Horizonte – stand A13

Abertura: 07 de setembro de 2011 (convidados)

Duração: 08 a 11 de setembro de 2011

Local: Píer Mauá, Armazém 2 – Avenida Rodrigues Alves, 10

Horário de visitação: das 12h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes, com apresentação de carteira, maiores de 60 anos)

Formas de pagamento: dinheiro, cheque ou cartões de crédito e débito


As galerias
A AM Galeria iniciou suas atividades no ano de 1990, em Belo Horizonte, representando somente grandes escultores brasileiros: Franz Weissmann, Amílcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos, Marcos Coelho Benjamim. Após alguns anos abriu espaço para outros suportes, percorrendo da pintura à fotografia, instalações e outros. A galeria realiza exposições regulares de seus artistas e comanda a cena cultural em Minas Gerais.
A AM Galeria Horizonte iniciou sua atuação em São Paulo em 2004 na Vila Nova Conceição, transferindo-se, em 2011 para os Jardins, em instalações mais amplas e adequadas às demandas das obras criadas pelos artistas contemporâneos que representa. Com sua inserção definitiva na cena cultural paulistana, a AM Galeria Horizonte passa a fazer parte dos roteiros culturais de São Paulo, trabalhando seus nomes já estabelecidos, como Franz Weissmann e Farnese de Andrade, entre tantos, abrindo também espaço para os novos talentos que apresentem nível semelhante de qualidade e consistência em seus trabalhos.

Os Artistas – ArtRio 2011

Amilcar de Castro
Nasceu em 1920 em Paraísopolis, MG, e faleceu em 2002 em Belo Horizonte, MG. Um dos fundadores do movimento neoconcretista brasileiro, atuou como escultor, desenhista e gravador, já tendo exposto em diversas cidades do Brasil e também no exterior, em países como Estados Unidos, Argentina, Suíça, Espanha, Japão, Inglaterra e México. Diagramou livros, revistas e jornais e participou da reforma gráfica do Jornal do Brasil entre 1957 e 1959.

Ana Michaelis
Formou-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, participou de feiras internacionais de Arte Contemporânea na Espanha e em Portugal e de vários projetos realizados no Brasil. A artista possui obra no acervo da Gallery Pulitzer Art, Amsterdã, Holanda. 

Ascânio MMM
Nascido em 1941, em Fão, em Portugal, instala-se no Rio de Janeiro em 1959. Cursou pintura da Escola Nacional de Belas-Artes (ENBA), na Universidade do Brasil, e arquitetura e urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1989, exatos 30 anos depois da chegada ao Brasil, faz sua primeira exposição individual em Lisboa.

Cristina Canale
Pintora, nascida no Rio de Janeiro em 1961. Em 1983 forma-se em desenho e pintura pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro. Sua primeira participação em exposições ocorre em 1984, na coletiva Como Vai Você, Geração 80?. Reside na Alemanha desde 1993, mas mantém ateliê no Rio de Janeiro.

Dan Fialdini
Formado em Desenho Livre pela FAAP. Em 1970 se torna assistente da diretoria do Masp, onde dois anos depois assume a curadoria e montagem. Começa a trabalhar com escultura em 1983. Em 1988 participa da mostra A Escultura no Brasil – Sesc Pompeia. Participou de diversas coletivas ao redor do mundo e em 2008 lança seu primeiro livro, "Arte na Pedra".

Fernando Ribeiro
Natural de São Paulo, dedica-se exclusivamente às Artes Plásticas desde 1990. Após algumas tentativas de trabalhos coletivos, seu espírito inquieto o faz decidir-se por uma trajetória individual, que já demonstra resultados por haver ultrapassado fronteiras locais e internacionais com suas criações.

Gustavo Von Ha
O artista plástico Gustavo Von Ha nasceu em Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, em 1977. Realizou exposições, entre coletivas e individuais, pelo Brasil e no exterior, em cidades como Londres, Tóquio, Nova York, Ibiza e Paris. Vive e trabalha em São Paulo, capital.

Jomar Bragança
Mineiro de Itabira, Jomar cursou Arquitetura na UFMG, tendo participado de cursos de extensão sobre cinema e fotografia. Em 1985, entra para o Nau Sem Rumo, grupo de profissionais e amantes da fotografia que se reuniam para discutir técnica, conceitos e tendências da área, em Belo Horizonte. Nos anos 80, Jomar já vivia exclusivamente da fotografia de arquitetura.

Jorge dos Anjos
Artista plástico com especialização em pintura, gravura e escultura. Desde 1978 participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, além de colaborar com vários festivais culturais de arte negra espalhados pelo País. Suas criações já foram apresentadas em galerias Brasil afora e ainda em países como Portugal, EUA, Alemanha, França, Angola, Moçambique e Paraguai, entre outros.

Leonora Weissmann
Nascida em Belo Horizonte em 1982, possui formação acadêmica em Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Dentre as premiações que recebeu, destaca-se a última, concedida pela Fiat Mostra Brasil 2007, com exposição paralela à Bienal de São Paulo.

Luiz Áquila
Nascido no Rio de Janeiro em 1943, é chamado de "Pai da geração 80". Foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, junto com Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Além de professor, sempre atuou como artista plástico, produzindo pinturas, desenhos e gravuras. Já teve mostras em instituições como MASP, MAM/RJ e Bienal Internacional de São Paulo e Bienal de Veneza.

Mário Zavagli
Nascido em Guaxupé em 1965, Mário Zavagli é pintor, desenhista, gravador e professor adjunto da Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou 30 exposições individuais e participou de mais de duas centenas de mostras coletivas pelo Brasil e também na Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, França, Portugal, Grécia e Bulgária.

Nelson Screnci
É artista plástico e professor de Artes Visuais e de História da Arte. Em 1983 recebeu o Prêmio Pirelli-Masp. Desde então, participa ativamente do circuito cultural realizando palestras, cursos, artigos e exposições pelo Brasil. Seu trabalho integra o acervo de importantes museus nacionais e internacionais, além de servir de referência em diversas publicações culturais mundo afora.

Niura Bellavinha
Nascida em Belo Horizonte, MG, em 1962, vive e trabalha atualmente no Rio de Janeiro. Trabalha predominante com pintura, mas também com instalação, performance e vídeo. As experimentações sobre o uso da cor são o cerne do trabalho da artista, que privilegia em sua paleta os tons de vermelho e azul. Participou da 22ª Bienal de São Paulo em 1994.

Paulo Queiroz
Pupilo de Osmar Pinheiro e Antonio Peticov, Paulo Queiroz está inserido nos principais circuitos de exposição do Brasil e do exterior. Participa de diversas exposições, como Palais de Glace, em Buenos Aires (2001) e no ARCO Madrid – Espanha, Galeria Thomas Cohn, SP, entre outras.

Rolf Behm
Formou-se em Artes Plásticas em 1977. Participa de exposições individuais desde 1976 em galerias e instituições nacionais e internacionais em Berlim, Munique, Karlsruhe, Paris, Nova York e Viena. No Brasil, participou de exposições individuais em 1998, no Paço Imperial e no Estúdio Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Berlim.

A Feira – ArtRio 2011
A primeira edição da ArtRio acontece entre 07 e 11 de setembro no Armazém 2 do Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro. Participam da feira cerca de 80 galerias, brasileiras e internacionais. O público estimado é de 20 mil, entre colecionadores, marchands, jornalistas e apreciadores de arte. Além da exposição de pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos, de arte moderna e contemporânea, a programação da ArtRio ainda traz palestras, debates, visitas guiadas e espaço para publicação de arte.

--
----
Bruno - Balady Comunicação

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: