sábado, 27 de agosto de 2011

1500 Gallery - SP-Arte/Foto - abertura 14/09/2011


1500 Gallery, um projeto de Alexandre Bueno de Moraes e Andrew S. Klug, participa da edição 2011 da SP-Arte/Foto. Estabelecida em Nova York, em West Chelsea, no início de 2010, a 1500 Gallery é especializada em fotografia brasileira, sendo a primeira no mundo com esse foco específico.

O grande destaque da 1500 Gallery é Robert Polidori, um dos fotógrafos mais respeitados do mundo. O artista, original do Canadá, terá quatro obras expostas na ocasião, que fazem parte da série "Parcours", com imagens do Chateau de Versailles, local que ele fotografa desde 1980 e com o qual tem uma relação íntima. Uma dessas fotografias é a capa de seu livro intitulado Parcours Muséologique Revisité.

O stand da 1500 virá com trabalhos dos artistas Bruno Cals, Edouard Fraipont, Hirosuke Kitamura, Julio Bittencourt, Michael Benson, Robet Polidori e Saul Leiter.

 

SERVIÇO – SP-Arte/Foto 2011

1500 Gallery

Curadoria: Ilana Bessler

Abertura: 14 de setembro, às 19h (convidados)

15 e 16 de setembro das 14h às 22h; 17 e 18 de setembro das 12h às 20h

Local: Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – entrada franca


1500 Gallery

A 1500 Gallery é o resultado da união de dois jovens empreendedores: Alexandre Bueno de Moraes e Andrew S. Klug. Por acreditarem no Brasil, estão presentes no evento. As obras que compõem o acervo da galeria incluem fotografias de diversas épocas, da moderna à contemporânea.

A definição de "fotografia brasileira" utilizada pela 1500 Gallery abrange um conceito mais amplo do que o comumente atribuído às palavras. A galeria define tais trabalhos como sendo as fotografias feitas por fotógrafos brasileiros bem como as imagens que possuem algum tipo de relacionamento conceitual e/ou temático com o Brasil. Apresentando-se como um espaço de divulgação e exibição da fotografia brasileira em território internacional, a 1500 Gallery vem construindo a via de retorno, possibilitando a vinda de artistas internacionais ao território brasileiro.

Menos de dois anos após sua inauguração, a galeria já realizou seis exposições, entre individuais e coletivas, com destaques na mídia. Para este ano ainda, a 1500 Gallery prepara uma exposição coletiva com fotografias das torres gêmeas, marcando 10 anos dos atentados terroristas que as derrubaram, e uma individual de Julio Bittencourt, com imagens fascinantes do Piscinão de Ramos.

 

Alexandre Bueno da Moraes

Nasceu no Brasil, tendo residido em Paris e Nova York, onde se graduou na Fordham University. No final da década de 1990 foi proprietário de dois conhecidos restaurantes em NY – Le Zoo e Waterloo. Em 2003, fundou a 1500 Productions/Management que se tornou uma das maiores agencias de fotógrafos e produções fotográficas do Brasil, com escritórios no Rio de Janeiro e Nova York.

Andrew S. Klug

Conquistou titulo de MBA na Columbia Business School em Nova York em 2009. Em 2008, participou de estágio no Citigroup em Nova York com foco em fusões e aquisições, onde participou da equipe de aconselhamento do projeto de aquisição, pela InBev, da Anheuser-Busch. É graduado em Direito com especialização em bancos e finanças.

 

Os Artistas

Bruno Cals

Nascido no Rio de Janeiro, em 1967, Bruno decidiu se tornar fotógrafo aos 26 anos, iniciando na área da moda, trabalhando para a Vogue, Elle e Visionaire. A partir daí tornou-se um renomado fotógrafo de publicidade. Venceu uma série de prêmios, incluindo três no Cannes Lions International Advertising Festival.

Edouard Fraipont

Reside em São Paulo. Formou-se em cinema na Faap em 1997. Sua iniciação na fotografia foi com fotografia de documentário. Desde 1996, Edouard desenvolve um estilo artístico próprio que combina experimentação na linguagem da fotografia com a produção de imagens e performances.

Hirosuke Kitamura

Graduado em Literatura na Kyoto University of Foreign Studies, Hirosuke veio ao Brasil em 1990 como intercambista. Em 1995, fez um curso intensivo de fotografia e, após sua conclusão, começou a trabalhar como fotógrafo freelancer. O trabalho de Hirosuke faz parte do acervo do Masp. Ele reside atualmente em Salvador.

Julio Bittencourt

Desde 2006, Julio trabalha como fotógrafo independente. Seus projetos já foram exibidos em galerias e museus ao redor do mundo e seu trabalho publicado em revistas como Le Monde, The Guardian e Esquire. Em 2008, publicou seu primeiro livro, Numa Janela do Edifício Prestes Maia 911.

Michael Benson

Michael Benson apresenta algumas das mais extraordinárias experiências visuais imagináveis: visões do sol, planetas e suas luas. Em seu trabalho Benson destrincha os vastos arquivos de dados imagéticos crus da história das expedições espaciais robóticas dos anos 60 às atuais da Nasa e da Agência Espacial Europeia.

Robert Polidori

Nascido no Canadá em 1951, reside atualmente em Nova York. Polidori é um dos fotógrafos mais aclamados do mundo de ambientes humanos. Sua carreira começou nos anos 80, quando ganhou a permissão para documentar a restauração do Château de Versailles, começando um caso de amor com o palácio que tem continuado até hoje. Principais exposições individuais: Metropolitan Museum of Art em 2006 (atraiu o maior público de qualquer mostra de fotografia do museu até o momento), Musée d'Art Contemporain de Montréal em 2009. Possui obras nos acervos: Museum of Modern Art (MoMA), Metropolitan Museum of Art, Los Angeles County Museum of Art, Biblioteque Nationale (Paris), Maison Europeenne de la Photographie (Paris) e Victoria and Albert Museum (Londres), entre outros.

Saul Leiter

Nascido em Pittsburgh em 1923, Leiter se mudou para Nova York aos 23 anos para começar a pintar. Nesse mesmo ano ele conhece o pintor abstrativista expressionista Richard Pousette-Dart, que estava fazendo experimentos com fotografia. A amizade de Leiter com Pousette-Dart e, pouco depois, com W. Eugene Smith inspirou seu envolvimento com a fotografia.


--
----
Bruno - Balady Comunicação


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51  33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: