sábado, 27 de agosto de 2011

Casa M da 8ª Bienal do Mercosul - programação semana 29 de agosto a 03 de setembro

Casa M – programação semanal

29 de agosto a 03 de setembro

Conversa com a artista Leslie Shows, mostra de filmes do CineEsquemaNovo, novos cursos para professores e programa Duetos com Panetone e Teatro Geográfico são as atrações da semana

 

A Casa M tem patrocínio do Banco Itaú e apoio da Vonpar. Ações do Projeto Pedagógico, como os cursos de formação de professores, são patrocinadas pelo Banco Itaú com apoio do Grupo RBS

 

A programação da semana de 29 de agosto a 03 de setembro na Casa M está repleta de atividades culturais e educativas gratuitas, destinadas a diversos públicos. Destaque para a conversa com a artista Leslie Shows, a mostra de vídeos do festival CineEsquemaNovo e mais uma edição dos Duetos, dessa vez com Panetone e Teatro Geográfico. O ciclo de cursos para Formação de Professores entra no mês de setembro com novos cursos e turmas.

Inicia na segunda-feira, 29 de agosto, uma seleção especial de filmes de todas as sete edições do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre, que exibe e discute a diversidade e a fusão de gêneros e formatos da produção audiovisual brasileira contemporânea. Foram selecionados 20 curtas metragens, com o total de duas horas de duração. A mostra foi pensada especialmente para a Casa M, com filmes curtos e de narrativa diluída em imagens que possibilitam ao espectador uma fruição solta, mais focada em questões imagéticas e plásticas do que em histórias. A ligação direta com as artes visuais surge na seleção, com a participação de filmes de Felipe Barros e Wagner Morales. Filmes de realizadores como Renato Heuser, Cristiano Lenhardt, Pablo Lobato, Leonardo Sette e Alexandre Kumpinski, estão presentes na mostra.

Na segunda também, às 19h, a Casa M recebe o público para mais uma conversa com Artistas em Montagem, que terá a presença de Leslie Shows, artista que participa da 8ª Bienal do Mercosul na mostra Geopoéticas. Ela vai falar sobre sua obra e seu processo de trabalhão. A artista norte-americana realizou nos últimos anos instalações de grande escala, nas quais explora mais profundamente a noção de entropia, entendida como um processo contínuo e gradual de mudança – a tendência à desordem e ao caos como progressão natural. Na Bienal, Leslie apresenta a obra Display of properties [Display de propriedades] (2009/2011), uma instalação sitespecific centrada em imagens de todo tipo de bandeiras, entendidas como marcas geográficas e ideológicas na história da civilização. Por meio de uma gigantesca colagem, a artista busca separá-las de seus significados e das suas zonas de ação para propor perguntas sobre os sentidos culturais de emblemas, cores e insígnias.

Na terça-feira, 30 de agosto, das 17h30 às 20h, a professora e artista plástica Cláudia Sperb ministra mais uma edição da Oficina dos Vizinhos. A cada encontro são discutidas ações e realizações em conjunto, utilizando-se os espaços, conteúdos e materiais da 8ª Bienal do Mercosul.

Sexta-feira, 02 de setembro, é dia de Duetos na Casa M. Às 19h, apresentam-se Panetone e o Teatro Geográfico. O projeto Duetos tem como objetivo reunir doze artistas e coletivos de diferentes linguagens – música, literatura, teatro, vídeo, dança, cinema e artes visuais – que utilizam a Casa M como espaço de trabalho e investigação ao longo do ano e desenvolvem propostas em colaboração. Os artistas vão apresentar uma narrativa, utilizando-se de partes de componentes eletrônicos para contar sua história. Em ação, Teatro Geográfico, que se concentra na pesquisa sobre espaço como agente principal na criação cênica, e Panetone, projeto audiovisual de Cristiano Rosa, que desenvolve um trabalho de experimentação sobre as técnicas convencionais de audiovisuais.

Além dessas atividades, o ciclo de cursos de formação de professores da 8ª Bienal do Mercosul segue acontecendo na Casa M. Novos cursos estão sendo oferecidos no mês de setembro, destinados a professores de qualquer área, interessados e participantes do curso de mediadores da 8ª Bienal. Entre os novos temas abordados estão A viagem como destino; Magazines, músicas, jornais & geografia; Desenho e política: da linha ao mapa e Poéticas do viajante: o olhar estrangeiro. O objetivo é abordar conceitos e temáticas da 8ª Bienal e proporcionar a discussão de temas como interdisciplinaridade guiada pela arte, arte como possibilidade pedagógica, imagens do cotidiano, performance como manifestação política, museu e produção de identidades, e literatura e artes visuais no contexto contemporâneo, entre outros. São 25 vagas em cada turma e as inscrições são gratuitas, através do email professor@bienalmercosul.art.br e também pelos telefones (51) 3254 7517 e 3254 7519. A programação completa dos cursos e suas ementas podem ser encontradas no site www.bienalmercosul.art.br/casam. Os cursos são ministrados pelos educadores André Rocha, Diana Kolker, Estêvão Fontoura e Jorge Bucksdricker.

Entre as atrações permanentes que podem ser visitadas na Casa M, está a Vitrine, um espaço experimental que abriga, a cada mês, uma pequena exposição de um jovem artista, com uma obra criada especialmente para o contexto da casa. A artista do mês de setembro é Helene Sacco. Helene criou um gabinete de estudos na vitrine da Casa M, onde ela pode ler, escrever e desenhar. Ao longo das três semanas de exposição, parte desse ambiente deve se desprender do sobrado para ocupar a Rua Fernando Machado. A artista se interessa pelo modo como as pessoas habitam um lugar e como os lugares habitam as pessoas, as memórias que carregam em seus móveis e objetos, e as situações de convívio que permitem criar. A Vitrine da artista segue até o dia 17 de setembro. O próximo artista a ocupar o espaço é Rommulo Conceição, com abertura programada para o dia 24 de setembro.

Também vale a pena conferir as três obras especiais que estão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta de entrada é obra de Vitor Cesar.

 

Programação da semana – de 29 de agosto a 03 de setembro

Vitrine – Helene Sacco – até 17 de setembro

Instalações permanentes – obras de Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vítor César

 

Data

Horário

Evento

Atração/Artista/Detalhes

29 de agosto - segunda

18h30 às 20h30

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

19h

Conversa

Artistas em Montagem com Leslie Shows

30 de agosto - terça

12h30 às 14h30

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

17h30 às 20h

Oficina

Oficina dos Vizinhos | Claudia Sperb

31 de agosto - quarta

18h30 às 20h30

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

01 de setembro - quinta

12h30 às 14h30

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

02 de setembro - sexta

18h30 às 20h30

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

19h

Duetos

Panetone e Teatro Geográfico

03 de setembro - sábado

09h às 12h

Formação de Professores

Magazines, músicas, jornais & geografia | André Rocha

16h às 18h

Mostra de filmes

Seleção CineEsquemaNovo

 

8ª Bienal do Mercosul - informações gerais

Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011

Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011

Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca

Porto Alegre, RS, Brasil

Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento: www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook: http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

 

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

A 8ª Bienal do Mercosul será realizada de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.

O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.

A Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul, é um espaço de encontro para a comunidade artística local, pessoas interessadas em arte e cultura, professores e estudantes de arte e áreas afins. Localizada no centro de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 513), a Casa M iniciou suas atividades no final de maio e terá a duração de sete meses. Workshops, conversas, cursos para professores, residências curatoriais, um programa experimental de exposições e apresentações artísticas de diversas linguagens fazem parte da programação. O local conta com espaço de convivência, sala de leitura, pátio, ateliê, sala para projeção de vídeos, entre outros ambientes.

Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul receberão artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.

O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.

A equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.

Exposições e atividades

Artista homenageado: Eugenio Dittborn – mostra das Pinturas Aeropostais do artista chileno, referencial na América Latina. Em exposição em Porto Alegre no Santander Cultural, com itinerâncias em três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.

Cadernos de Viagem – expedições de artistas em nove regiões do RS entre os meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Os resultados estão sendo exibidos em mostras individuais em institutições culturais de diversas cidades do RS e, no período da Bienal, em exposição coletiva no Armazém A7 do Cais do Porto, em Porto Alegre.

Casa M – espaço dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico, localizado no centro de Porto Alegre, e que traz uma intensa programação cultural. Em funcionamento desde de Maio.

Cidade Não Vista – obras de arte em nove locais do centro de Porto Alegre, que destacam estes lugares e privilegiam a experiência e o sensorial.

Continentes – sete espaços independentes internacionais realizam atividades em caráter de residências artísticas em três espaços independentes do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Este projeto tem como objetivo a troca de experiência e a formação de redes de intercâmbio.

Geopoéticas – exposição nos Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, em Porto Alegre, com obras e artistas que põem em cheque a noção de nacionalidade. Mostrará diversas formas de medir e representar o mundo. Algumas micronações - pequenas nações com ou sem território – também farão parte desta exposição como zonas de autonomia poética – ZAPs.

Além Fronteiras – uma visão crítica da paisagem do Rio Grande do Sul mostrada através de obras inéditas de nove artistas e peças de acervos de museus do Estado. Estará em cartaz no no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

 

Patrocinadores e apoiadores

Essa edição conta com a adesão das seguintes empresas e instituições:

Minc - Ministério da Cultura / Governo Federal - Realização

Pró-Cultura RS / Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul / Governo do Rio Grande do Sul - Financiamento

Gerdau – Patrocínio Master e Patrocínio Mostras Geopoéticas e Cidade Não Vista

Petrobras - Patrocínio Master e Patrocínio Mostra Cadernos de Viagem

Banco Itaú – Patrocínio Projeto Pedagógico e Patrocínio Casa M

Santander Cultural – Patrocínio Mostra Eugenio Dittborn

Oi – Patrocínio Mostra Cidade Não Vista

Banrisul – Apoio Especial Mostra Além Fronteiras

CEEECompanhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul - Apoio Especial

Grupo RBS - Apoio do Projeto Pedagógico

Grupo SLC - Apoio Mostra Geopoéticas

Vonpar - Café da 8ª Bienal e Apoio Casa M

Crown Embalagens - Apoio

Lojas Renner - Apoio

Lojas Pompéia - Apoio

Panvel - Apoio

Irani Celulose - Apoio

Procempa - Empresa de Ti da 8ª Bienal do Mercosul

ICBNA – Instituto Cultural Brasileiro Norte-AmericanoApoio

Dez Propaganda - Apoio

Oi Futuro - Apoio Institucional

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Apoio Institucional

SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias - Apoio Institucional

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Apoio Institucional

Canal Futura – Apoio Institucional

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Apoio Institucional

APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apoio Institucional

Japan Foundation - Apoio Governamental

Ministério da Cultura da Colômbia - Apoio Governamental

Consulado Geral do México - Apoio Governamental

Conaculta - Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (México) - Apoio Governamental

Aliança Francesa - Apoio Governamental

Consulado Geral da França - Apoio Governamental

 

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

 

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

 

Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

 

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7500 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51  33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: