segunda-feira, 4 de março de 2013

StudioClio - exposição Em jogo, de Marilice Corona


A artista plástica Marilice Corona expõe na Microgaleria Arte Acessível o trabalho Em jogo. A exposição aborda o espaço de jogo criado no ato de contemplação.
A vernissagem acontece sábado, dia 9 de março, às 11h. Seguem mais informações.

Link para mais imagens em alta resolução:




Em Jogo

A artista plástica Marilice Corona apresenta obras sobre o espaço de jogo presente na arte


Vernissagem

Microgaleria Arte Acessível - Em Jogo

Com Marilice Corona

Dia 9 de março, sábado, 11h

Aberto à visitação de 10 de março a 12 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

José do Patrocínio 698, Cidade Baixa – Fone (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br


A Microgaleria Arte Acessível StudioClio inaugura o seu ciclo de exposições de 2013 com "Em Jogo", da artista plástica Marilice Corona. A série inédita de 30 pinturas trata de uma reflexão sobre a própria pintura e o ato de contemplação. A vernissagem acontece no dia 9 de março, sábado, às 11h, e conta com o apoio da BRS Asset Management.

Segundo Marilice "existe um elo que une o olhar do pintor ao olhar do espectador. Nesse ir e vir, usando as palavras de Gadamer, o quadro torna-se "espaço de jogo", e, sob o olhar do espectador, a partida é ativada e se desenvolve. O artista movimenta peças específicas e articula suas estratégias e armadilhas. A cada novo olhar que pousa sobre a obra, em um diálogo mudo, o jogo reinicia e se renova. Nesse sentido, Em Jogo, é um convite".

Blanca Brites e Leandro Selister são os curadores da exposição, que pode ser visitada de de 10 de março a 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. As peças em exposição estarão à venda, reserva mediante pagamento de 50% do valor. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698. Mais informações pelo telefone (51) 3254 7200 ou pela páginawww.studioclio.com.br.


Microgaleria

A Microgaleria Arte Acessível é dedicada a exposições de artistas com destaque no cenário gaúcho. O objetivo do projeto é facilitar o acesso do público a adquirir obras de arte. Todas as peças em exposição estão a venda por valores limitados a R$240,00.


Marilice Villeroy Corona

É artista plástica formada em Pintura e Desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em 2009 defendeu sua tese de doutorado em Poéticas Visuais pelo PPG-AVi do instituto de Artes, intitulada Autorreferencialidade em Território Partilhado. Atualmente é professora de pintura do DAV do Instituto de Artes da UFRGS.

Desde o final dos anos 80 tem participado de mostras coletivas nacionais e no exterior. Dedicando-se principalmente à linguagem da pintura realizou, nos últimos 7 anos, projetos indicviduais específicos para espaços expositivos destacando-se  as exposições "Espaço de Exposição" no Palácio das Artes em BH/MG, 2006; "Espaço de Exposição" no Museu do Trabalho, porto Alegre/RS,2007; "Méthodes et Mesures" em Paris/França, 2008 e "En Abyme", em 2010 no Espaço Cultural ESPM em Porto Alegre/RS. Em 2008 obteve o Prêmio Açorianos em Destaque em Pintura.


Blanca Brites

Formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Mestrado Epecializado em História da Artes pela Université de Paris (Pantheon-Sorbonne) (1975) e doutorado em História da Arte Contemporânea pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1986). Pós-doutorado em arte contemporânea pela Université de ParisI (Pantheon-Sorbonne) (1998). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando, principalmente, nos seguintes temas: artes visuais, acervo, museologia, curadoria, arte no Rio Grande do Sul e espaço urbano.


Leandro Selister

É bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e editor do site www.artewebbrasil.com.br.



Depoimento da artista - EM JOGO


O que acontece quando, absortos, olhamos uma pintura?

O filósofo H. G. Gadamer, em A atualidade do belo: A arte como jogo, símbolo e festa, traça uma interessante comparação entre as estruturas elementares do jogo e o elemento lúdico da arte.  Por certo o autor não está se referindo ao aspecto ligeiro ou descompromissado do jogo, mas, às estruturas de seu funcionamento e à ideia de impulso livre. "Quando é que se fala de jogo e o que está implícito nisto?" pergunta-nos Gadamer -  "Certamente um ir e vir de um movimento que se repete constantemente – pense-se em certos ditos como "jogos de luz" ou "o jogar das ondas", em que há um constante ir e vir, ou seja, um movimento que não está ligado a uma finalidade última. Isso é notadamente o que caracteriza o ir e vir – que nem um nem outro extremo é o alvo do movimento, o ponto no qual ele descansa." Diria ainda, que todo jogo implica em regras, parceria e comunhão. Quem joga joga junto, mesmo quando se é espectador do jogo alheio, acompanha-se o jogo, joga-se junto. Talvez resida aí o mistério desse elo que une o olhar do pintor ao olhar do espectador. Nesse ir e vir o quadro torna-se espaço de jogo e, sob o olhar do espectador, a partida é ativada e se desenvolve. Um certo dia o artista movimentou  peças específicas, articulou suas estratégias e armadilhas mas a cada novo olhar que pousa sobre a obra, em um diálogo mudo, o jogo reinicia e se renova.

Nesse sentido, Em jogo é um convite.

Marilice Corona




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: