quinta-feira, 14 de março de 2013

MuBE - Cursos e palestras para abril



Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

Cursos e Palestras para Abril



PALESTRA: CRISES COM IRÃ E COREIA DO NORTE: GUERRA NUCLEAR NO HORIZONTE?
Prof. Jaime Spitzcovsky

Data: dia 21 de março
Horário: 5ª. feira - das 11h às 12h30

Jaime Spitzcovsky - Foi editor internacional da Folha de S.Paulo (1988-1990 e 1997-2000) e correspondente do jornal em Moscou (1990-1994) e em Pequim (1994-1997). Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países e integrou o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Colabora regularmente com Band News FM, TV Cultura, BBC entre outros meios de comunicação.

Para informações e inscrição, clique aqui.


YOGA – DARSHANA

Prof. Cid Marcus Vasques 

Partindo-se de uma das etimologias da palavra, Yoga como relação, ligação, o objetivo deste curso é o de colocar o Yoga como Darshana, uma escola filosófica, no contexto sócio-cultural que lhe deu origem. Para muita gente no ocidente, o Yoga não passa de algumas práticas físicas, que se resumem no aprendizado de alguns "asanas" (posturas), nem sempre ensinados corretamente. Ora, o Yoga, em toda sua amplitude e profundidade, é muito mais do que isso. Talvez seja a mais privilegiada via de que dispõe o ser humano (não só os hinduístas) para se relacionar com a totalidade da existência.

Horário: 3as. feiras - das 14h15 às 16h15
Início: dia 2 de abril - até dia 30 de abril
Duração: 5 aulas

Cid Marcus Vasques - Professor de Mitologia Grega e Hindu e suas relações com Arte, Teatro, Literatura, Astrologia, Cinema e Música.

Para informações e inscrição, clique aqui.



35.000 ANOS DE ESCULTURA
Profs. Edu Oliva e Luccia Maggi
Este curso tem como objetivo refletir sobre a Escultura, da Pré-história ao Mundo Contemporâneo e suas relações, possibilitando ao participante a compreensão artística, crítica e comparada da estética tridimensional. 
Engloba conhecimentos de arqueologia, antropologia, sociologia, política, filosofia e teologia como ferramentas necessárias para o entendimento da história da escultura em relação ao momento atual, globalizado.

Horário: 5as. feiras - das 11h às 13h 
Início: dia 4 de abril - até dia 16 de maio 
Duração: 6 aulas - não haverá aula dia 25/04

Edu Oliva - Psicanalista, Crítico da Cultura e Pesquisador. Atua como Professor de História da Arte no Clube Paineiras do Morumbi há seis anos. 
Luccia Maggi - Artista Visual, Professora de História da Arte, Professora de Arte e Humanidades, Professora de Cerâmica.

Para informações e inscrição, clique aqui.



A LIBERDADE E A ÉTICA EM ROUSSEAU E KANT
Prof. Carlos Eduardo Meirelles Matheus

Somos livres ou presos às determinações do destino? No Século que antecedeu à Revolução Francesa, dois pensadores buscaram intensamente o significado da liberdade para a existência humana. Rousseau e Kant inspiraram reflexões radicais sobre o papel da liberdade na vida individual e coletiva.

Horário: 5as. feiras das 14h15 às 16h15
Início: dia 4 de abril - até dia 25 de abril
Duração: 4 aulas

Carlos Eduardo Meirelles Matheus - Formado em Direito na USP e Doutor em Filosofia pela PUC.

Para informações e inscrição, clique aqui.



O UNIVERSO DE VERDI 
Prof. Sergio Casoy


Durante os 54 anos (1839-1893) em que se dedicou à composição de óperas, Giuseppe Verdi modificou profundamente os fundamentos do teatro lírico, modernizando os conceitos de interpretação cênica e vocal. De seu trabalho decorre o surgimento de novos subtipos vocais para a correta interpretação de seus personagens. Para 2013, por ocasião do bicentenário de seu nascimento, todo o mundo musical se prepara para as devidas homenagens àquele que é considerado o maior operista italiano da História. Nosso curso deste semestre oferece uma visão ampla do caminho evolutivo da arte composicional de Verdi, abrangendo nove óperas que se distribuem pelas três fases de sua carreira.

Horário: 6as. feiras das 14h às 16h30 
22/03 e 05/04 - GIOVANNA D'ARCO
12/04 - IL CORSARO
19/04 e 26/04 - IL TROVATORE


Sergio Casoy - Estudioso e pesquisador de ópera há cerca de quarenta anos, lecionou História da Ópera I, II, III e IV na Escola de Música da ECA/USP entre 2005 e 2008. Ensaísta e palestrante, é autor de vários livros.

Para informações e inscrição, clique aqui.

INSCRIÇÕES COM ANTECEDÊNCIA
VAGAS LIMITADAS

Inscrições e informações: 11-3887-1243  /  11-9.9973-4079
contato@litaprojetosculturais.com.br
http://www.litaprojetosculturais.com.br


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email mube@mube.art.br ao seu catálogo de endereços.


--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: