quinta-feira, 14 de março de 2013

Slaviero & Guedes lança livro de Vicente do Rego Monteiro - 19 de Março



 

Livro resgata a produção de Vicente do Rego Monteiro dos anos 60

 

A Jo Slaviero & Guedes Galeria de Arte lança o livro "Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60", de autoria de Jacob Klintowitz, focado no período de produção do artista plástico recifense em seu retorno definitivo ao Brasil, após longo período entre sua terra-natal e a Europa.

O livro, idealizado por Carlos Ranulpho, marchand e amigo do artista, abrange os temas recorrentes nas obras de Monteiro, tais como mitologia, civilizações do passado, mitos básicos da criação do mundo e do homem e ritos de iniciação, imagens oriundas de sua imaginação, psiquismo e bagagem cultural, num relato que mostra suas motivações, método de trabalho, processo criativo, aspirações, andanças e diálogo visual com artistas importantes da nossa época.

"Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60" tem uma cronologia rigorosa da vida pessoal e artística de Monteiro feita pelo historiador e jornalista pernambucano Leonardo Dantas, além de entrevistas com Carlos Ranulpho, Crisólita Pontual, esposa brasileira de Vicente do Rego Monteiro, e Fernando Barreto, amigo e colega de magistério, editadas por Jacob Klintowitz. O livro faz ainda análise individual de diversas obras do artista, com enfoque na origem conceitual e psíquica de cada uma delas e suas relações com a arte contemporânea, com a ciência atual, com a mitologia e a antropologia.

Jo Slaviero, sócia da galeria onde ocorre o lançamento do livro, destaca a importância de Vicente do Rego Monteiro para a arte no Brasil e no mundo: "Sua pintura construtivista explorava as formas arredondadas carregadas de luz e sombra. Sabia com ninguém utilizar uma leveza cromática que dava às figuras, um relevo bidimensional".

"Este livro fica marcado pelo rigor histórico e estético e por uma atmosfera poética e afetiva, exatamente como era o nosso Vicente do Rego Monteiro e a sua arte", completa Carlos Ranulpho. Aproveitando o lançamento do livro, a Jo Slaviero & Guedes Galaria de Arte realiza uma exposição de obras de Vicente do Rego Monteiro.

 

Evento: "Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60" por Jacob Klintowitz
Lançamento: 19 de março de 2013 – terça-feira – das 19h às 22h
Local: Slaviero & Guedes Galeria de Arte www.joslavieroeguedes.com.br
            Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2074, Jardim Paulistano – São Paulo
            Tel. (11) 3069-9856
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 16h 

Sobre o livro "Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60"

  • Autor – Jacob Klintowitz
  • Editora – Ranulpho Galeria de Arte
  • Páginas – 232
  • Dimensão – 30 x 26 cm (fechado); 30 x 52 cm (aberto)
  • Preço – R$ 100,00 (no lançamento); R$ 150,00 (após) 

Ass. Imprensa - Balady Comunicação - Silvia Balady/ Bruno Palma
                             Tel.: (11) 3814.3382contato@balady.com.br



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: