quinta-feira, 7 de março de 2013

Paralelo - performance de Angela Freiberger - 12/03/2013







Paralelo inaugura performance de Angela Freiberger

 

A Paralelo apresenta a performance inédita Corpo-teto Corpo-chão, de Angela Freiberger, uma das pioneiras na vertente artística no Brasil desde os anos 1990, com curadoria de João Paulo Siqueira Lopes e Maria Vittoria Oliveira.

Na performance, Angela é sustentada por uma estrutura de escalada coberta de tecidos brancos, de onde interage através de perguntas "materializadas" por meio de lãs e pregadores. Seu vestido, com cauda de mais de 2,5m de comprimento, traz em seu interior o único feixe de luz que incide na galeria.

Em Corpo-teto Corpo-chão, 60 perguntas de cunhos variados são lidas em voz alta, todas de uma vez. Em seguida, o público propõe interações com a artista, desconhecendo a pergunta suspensa por cada fio de lã lançado por ela, deparando-se com a situação de ser obrigado a responder à questão, submetendo-se ou não a uma situação de desconforto.

Esse trabalho faz parte da pesquisa de Angela Freiberger, que há anos estuda o corpo como instrumento, a relação entre seres de atmosferas distintas, a passagem entre o estado mental e o real, entre o estado físico e o concreto. Com duração de uma hora, a performance tem como objetivo intrigar o público com questões aleatórias, simultaneamente instigantes e banais, mas que permeiam a vida cotidiana de cada um. A ideia é despertar sensações inesperadas e reversas, automaticamente destruindo a hierarquia entre artista e espectador, obra e espaço, alto e baixo, erudito e vulgar.

A galeria, por sua vez, pretende afirmar seu papel de fomento à criação, principalmente investindo em meios ousados e mais experimentais. Este empenho visa também divulgar o trabalho de Angela Freiberger, que já foi performer de Marina Abramovic, entre outros trabalhos de extrema notoriedade no mundo, e ainda é desconhecida do público brasileiro, não necessariamente ligado ao circuito de arte contemporânea.

Além da realização da performance, Angela Freiberger expõe na Paralelo cinco esculturas em mármore e cinco fotografias.


Performance: Angela Freiberger – Corpo-teto Corpo-chão

Curadoria: João Paulo Siqueira Lopes e Maria Vittoria Oliveira

Coordenação: Andrea Rehder e Flávia Marujo

Abertura: 12 de março de 2013, terça-feira, às 19h30

Período: 12 a 21 de março de 2013

Local: Paralelowww.paralelogallery.com

Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SP

Tel: (11) 2495-6876

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h


--
----
Bruno - Balady Comunicação




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: