quarta-feira, 6 de abril de 2011

Workshop de Tenmoku com Toshiyuki Ukeseki

Workshop de Tenmoku com Toshiyuki Ukeseki

Local: Oficina de Cerâmica do ICCC (Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha)

Parque do Lavapés, Cunha SP

 

Toshiyuki Ukeseki foi o cabeça do grupo fundador do polo cerâmico de Cunha em 1975, no ex-matadouro municipal.

Regressado ao Japão no início de 79, volta agora pela primeira vez ao Brasil, para observar o resultado da semente que então lançou e participar numa rodada de eventos organizados pelo ICCC e várias outras entidades, em Cunha, São Paulo, Rio de Janeiro, e Paraty. Sua vinda foi uma iniciativa do ICCC, patrocinada pela Fundação Japão.

Nos últimos anos Toshiyuki tem efetuado uma pesquisa exaustiva das possíveis variações do esmalte de ferro, cristalino, em alta temperatura, conhecido como Tenmoku.

 

Nos dias 27, 28 e 29 de Abril sob a direção de Toshiyuki, será realizado um workshop de experimentação em Tenmoku, na oficina do ICCC.

O workshop é dirigido a ceramistas, e é uma oportunidade para intercâmbio e troca de informações.

O funcionamento do workshop terá a seguinte sequência: I. os ceramistas trazem uma peça biscoitada, II. serão feitas mixturas de esmalte ferroso usando materiais locais, sobretudo terra vermelha comum e cinzas de madeira, III. os esmaltes serão aplicados nas peças, IV. as peças serão queimadas.

 

O uso de materiais locais pretende resgatar o espírito do Matadouro de sustentabilidade e auto-suficiência pioneira.

O workshop acontecerá das 10 às 17 horas e requer inscrição prévia pelo email contato@icccunha.org.

 

Investimento $200,00 Reais


http://desenho.net

http://cidraes.com

http://cidraes.blogspot.com

http://icccunha.org


V Encontro de Ceramistas em Paraty

 

Considerando a consolidação de Paraty como polo cultural internacional nos últimos anos, através da FLIP e de outros eventos, e de Cunha como polo de cerâmica artística, pretende-se efetuar em Paraty o V Encontro de Ceramistas, resgatando na cidade, uma sequência de encontros realizados nos anos 70 e 80, reunindo sobretudo os ceramistas de Cunha e Paraty.

O evento será inaugurado no dia 20 de Abril de 2011, aniversário da cidade de Cunha e terá o apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, da Prefeitura Municipal de Cunha, do ICCC, Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha e da Cunhacerâmica, Associação dos Ceramistas de Cunha e terá a duração de 2 semanas. Será realizado em praça pública com tenda desmontável e na Casa da Cultura de Paraty.

No evento acontecerão palestras e oficinas, uma exposição coletiva, uma feira de objetos de pequeno porte e demonstrações de queima de Raku e outras e de modelagem ao vivo, manual e no torno. Palestras e exposição coletiva serão realizados na Casa da Cultura e os restantes eventos em praça pública.

Será homenageado na ocasião o ceramista japonês Toshiyuki Ukeseki, fundador do polo de cerâmica de Cunha em 1975 e que após 33 anos de ausência volta ao Brasil e a Cunha, numa iniciativa do ICCC, patrocinada pela Fundação Japão.

A iniciativa pretende ser o reinício de uma relação que começou nos anos 70 e ambiciona fortalecer e formalizar o eixo cerâmico Cunha-Paraty, tão logo a comunicação viária entre as duas comunidades seja restaurada. Num sentido mais amplo pretende também contribuir para a retomada de uma relação histórica de complementaridade entre as duas cidades conectadas pelo Caminho do Ouro e separadas no presente pela deterioração da estrada que as liga.


Toshiyuki Ukeseki no Brasil, uma parceria Fundação Japão / Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha:

 

Toshiyuki Ukeseki em 1973 tinha atelier de cerâmica na aldeia de Tsuru, perto de Koishiwara-yaki em Kyushu, Japão, quando Alberto Cidraes ( http://cidraes.com ), bolsista português do Mombusho, e Estrela Vieira sua então mulher, aí instalaram por 3 meses um atelier provisório. Das conversas entre Toshiyuki, sua então esposa Mieko e eles, surgiu o projeto de construir um forno Noborigama no Brasil.

 

Isso acabou acontecendo em 1975 quando Toshyuki, Mieko e sua filha Shizu emigraram para o Brasil, onde já estava o casal português. O projeto, a que se associaram Vicco e Toninho Cordeiro e Rubi Imanishi, frutificou em Cunha onde foi construído o primeiro forno Noborigama, com projeto de Toshiyuki, no ex-matadouro municipal, cedido pela Prefeitura. Toshiyuki inventou o forno, um mixto de anagama e noborigama de 7 câmaras, todas diferentes. Liderados por Toshiyuki os ceramistas construiram o forno, usaram barro abundante na região, e no solo de Cunha descobriram os materiais para compôr os esmaltes numa tradição de pioneirismo bem brasileira.

 

Em Cunha Toshiyuki descobriu e explorou variadas linhas e estilos de trabalho. Isto pode ser constatado no museu virtual http://mecc.art.br, organizado por Mieko Ukeseki.

A semente que plantou conduziu ao que é hoje um dos principais polos de cerâmica de estúdio da américa latina, com cerca de 20 ateliers de cerâmica.

Toshiyuki saíu do Brasil no início de 79, ficando aqui apenas 3 anos e meio. No entanto sua imagem legendária nunca saiu da mente dos ceramistas de Cunha como uma referência de exemplo desbravador.

 

O ICCC, Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, como coroamento do projeto de casamento cultural entre a cerâmica japonesa e brasileira que Cunha representa, está trazendo Toshiyuki Ukeseki de volta ao Brasil, em parceria e com financiamento da Fundação Japão. para uma série de ações e eventos, em que possa se reencontrar com aquilo que semeou, e transmitir a experiência adquirida  desde que partiu, sobretudo na pesquisa de esmaltes cerâmicos de alta temperatura, que tem desenvolvido nas últimas décadas.

O ICCC, http://icccunha.org,  criado em 2009, considera que a vinda de Toshiyuki é a mais adequada escolha para inaugurar seu programa de intercâmbio internacional. Ela representa na verdade uma volta às origens tanto para a cerâmica de Cunha quanto para Toshiyuki Ukeseki.

 

Programa de Toshiyuki Ukeseki no Brasil

 

Chegada 7 de Março de 2011, partida 30 de Maio de 2011

 

22 a 25 de Março: I Encontro Internacional de Ceramistas na ECA da USP, palestrante.

26 e 27 de Março: Workshop no Palácio do Horto Florestal em São Paulo, homenageado.

26 de Março a 8 de Maio: Exposição "Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha" no Palácio do Horto Plorestal em São Paulo, homenageado.

4 de Abril: Oficina de Cerâmica (workshop) para aproximadamente 30 ceramistas no Atelier Sylvia Goyanna, organização Consulado do Japão no Rio de Janeiro. 

5 de Abril: Palestra para aproximadamente 100 alunos de Belas Artes no

Auditório da Escola de Belas Artes da UFRJ a convite do Consulado do Japão no RJ.

20 a 24 de Abril: V Encontro de Ceramistas em Paraty, homenageado, palestrante.

20 de Abril a 8 de Maio: V Encontro de Ceramistas em Paraty, exposição coletiva na Casa da Cultura, homenageado. Apoio Cunhacerâmica, Prefeitura Municipal de Paraty, Prefeitura Municipal de Cunha e Casa da Cultura de Paraty.

27 a 29 de Abril: Workshop de esmaltes de ferro com materiais locais na Oficina/Escola de Cerâmica do ICCC em Cunha SP. 

8 a 30 de Maio: Exposição coletiva no Espaço Lavapés em Cunha SP, homenagem de despedida a Toshiyuki no Dia do Ceramista, 28 de Maio. Apoio Cunhacerâmica e Prefeitura Municipal de Cunha.

 

--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: