sábado, 16 de abril de 2011

Por Onde Andamos - Atelier Subterrânea


 

 

 

POR ONDE ANDAMOS   

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Projeto 72 horas

Dez artistas ficarão confinados entre os dias 08 e 11 de abril no Atelier Livre de Porto Alegre, convivendo, refletindo e criando. Esse confinamento resultará em seminários e exposição aberta ao público ainda nesse ano. 
O evento faz parte das comemorações de 50 anos do Atelier Livre e pretende, com essa iniciativa, contribuir para a reflexão do espaço frente às novas demandas da arte na sociedade porto-alegrense.

Durante a Residência, os artistas Claudia Sperb, Carlos Asp, Denise Haesbert, Denise Helfenstein, Felipe Caldas, Gelson Radaelli, Rodrigo Núñes, Marcelo Monteiro, Túlio Pinto e Wilson Cavalcanti (Cava) que serão acompanhados por Maria Amélia Bulhões doutora na área de história, teoria e crítica de Arte, vão conviver durante 72 horas para discutir interesses, práticas variadas, contrapor opiniões e produzir Artes Visuais.

A atividade ocorrerá de 8 a 11 de abril, e estará aberta para a visitação do público em geral, nos dias 9 e 10 de abril, das 17 horas às 20 horas. A exposição será no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul com abertura no dia 16 de junho de 2011 às 19 horas e visitação para o público a partir do dia 17 de junho. 

http://www.projeto72h.blogspot.com

........................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

Túlio Pinto

Do Atelier ao Cubo Branco

Do Atelier ao Cubo Branco busca assinalar momentos significativos tanto na ramificação de influências e trajetórias quanto na disseminação de conhecimento através do ensino da arte em um contexto não acadêmico, apresentando a produção de artistas que, em algum momento, deram contribuição à formação artística no contexto de ensino do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Essa exposição traz a público um conjunto de obras que representam tendências diversas da produção contemporânea brasileira, em uma rica confluência de estilos e abordagens artísticas de várias gerações.

Fundamentada na discussão relacionada à produção do artista em seu contexto original, Do Atelier ao Cubo Branco inspira-se em um debate que tem por referência fundamental o canônico artigo Fonction de l'atelier [A Função do Atelier, 1971] em que Daniel Buren assinala a problemática da transição da obra de arte do estúdio do artista para o espaço expositivo do museu ou da galeria.

A exposição reúne artistas que realizaram sua formação no Atelier Livre e aqueles que ministraram cursos e oficinas ou lá seguem desenvolvendo atividades de ensino. A exposição inclui, ainda, dois segmentos distintos. O primeiro, intitulado O Atelier Museológico, traz o atelier para dentro do contexto institucional do museu, com a presença do artista trabalhando in situ. O segundo segmento da exposição, intitulado Reverso, assinala a presença no museu do que podemos chamar de o oposto do Cubo Branco [White Cube], representado pelas Salas Negras do MARGS.

Do Atelier ao Cubo Branco inaugura uma nova fase de exposições que serão realizadas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul, privilegiando uma abordagem curatorial em que a reflexão e a produção de conhecimento terão sempre papel significativo.

José Francisco Alves
Curador-chefe do MARGS

Abertura: dia 12 de abril, às 19 horas
Visitação: 13 de abril a 29 de maio de 2011
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul

............................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lilian Maus

 

62° Salão de Abril – Subjetividades das formas do Eu

Lilian Maus foi uma das selecionadas no 62° Salão de Abril – Subjetividades das formas do Eu que a partir do dia 15 de abril, será aberto oficialmente, as 19h, na Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor), ocupando, em paralelo, espaços não-convencionais de fruição artística como o Passeio Público, as ruas Senador Alencar, Major Facundo e o IPPO II.

..........................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

 

 

 

Guilherme Dable

OBJETO: SOM

A mostra reúne trabalhos de seis artistas que têm a exploração das sonoridades como ponto comum em suas investigações artísticas: Chico Machado, Guilherme Dable, Panetone (a.k.a. Cristiano Rosa), Giancarlo Lorenci, Fernando Bakos e o grupo de rock Damm Laser Vampires.

A curadoria é de Leo Felipe, gerente artístico da Fundação Ecarta.

Compõem OBJETO: SOM vídeos, objetos, instalação e desenhos. Alguns dos trabalhos demandam a participação do público. Também integrará a mostra uma série de performances, que acontecerão ao longo do período da exposição. A primeira delas será na abertura, com o artista experimental Panetone. No encerramento, dia 17 de abril, às 17h, a apresentação ficará por conta do trio punk Damn Laser Vampires.

Visitação até 24/04/2011, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Entrada Franca
http://www.fundacaoecarta.org.br

...........................................................................................................................................................................................................................

Instâncias do Desenho

Exposição dos artistas da subterrânea: Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto | Galeria Augusto Meyer da Casa de Cultura Mário Quintana, 3º andar | Visitação até 24 de abril de 2011

 

A exposição Instâncias do Desenho, apresenta trabalhos de Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto. Os seis artista são integrantes do Atelier Subterrânea, espaço híbrido de ateliê coletivo + espaço expositivo, em que são realizados eventos multidisciplinares que mesclam exposições, oficinas, palestras, lançamento de livros, performances musicais e mostras de vídeo. Embora o Atelier Subterrânea não seja um coletivo de artistas que atua exclusivamente por um ideal de arte comum, há um interesse em direção ao desenho, que é apresentado em diferentes momentos: enquanto pensamento, linguagem e ação.

O conjunto das obras de Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto, ao lançar seus projéteis, apresenta o desenho como um campo multidisciplinar e experimental, perpassado pela pintura, pela fotografia, pelo vídeo, pela performance, pela escultura e pela música. O aspecto performático do desenho é explorado de forma bastante diversa por Guilherme Dable e Gabriel Netto. James Zortéa, por sua vez, pesquisa as intersecções entre vídeo e desenho. Túlio Pinto utiliza-se do desenho para construir estruturas gráficas em suas esculturas. Lilian Maus e Adauany Zimovski exploram os estados temporários do desenho, capturando imagens do cotidiano para então transfigurá-las em suas obras.

....................................................................................................................................................................................................................................

V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Integrantes e exposições ocorridas no Atelier Subterrânea figuram entre os indicados ao V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

DESTAQUE EM ESCULTURA, ARTISTA REVELAÇÃO e  MELHOR EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL | BonGiovanni, com a exposição "Arparadores" no Atelier Subterrânea

DESTAQUE EM DESENHO | Hélio Fervenza, com a exposição "Traveling: Atelier" no Atelier Subterrânea

DESTAQUE EM FOTOGRAFIA | Adauany Zimovski, com a exposição "Paisagem Pragmática" no Instituto Goethe

MELHOR EXPOSIÇÃO COLETIVA | Guilherme Dable, Gerson Reichert, Túlio Pinto, com a exposição "Espaços compartilhados" na Galeria Gestual

DESTAQUE DE ESPAÇO INSTITUCIONAL, PÚBLICO OU PRIVADO, DE DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA - Atelier Subterrânea

DESTAQUE EM TEXTOS, CATÁLOGOS E LIVROS PUBLICADOS | Livro "Subterrânea" - Lílian Maus (org), Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa e Túlio Pinto (co-organizadores)




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: