sexta-feira, 1 de abril de 2011

Construção coletiva “Conhecimento Concreto"


Construção coletiva "Conhecimento Concreto"

O Movimento Artístico de Ocupação Urbana (MAOU) surgiu 2006, no seio do Coletivo Artístico Dialéticas Sensoriais (CADS), ambos coletivos são uma iniciativa sem fins lucrativos que propõe e executa estudos; pesquisas e ações nas áreas da arte contemporânea, estabelecendo parcerias e prestando serviços junto a órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não governamentais e comunidades.

As ações do MAOU priorizam reunir e expor os diversos pensamentos e atuações que norteiam a arte e o espaço urbano. Nesta trajetória percebemos que existem muitos locais subutilizados, ociosos e abandonados, tanto públicos como privados. Paradoxalmente, a maioria destes espaços estão em locais carentes de equipamentos de uso publico, voltados ao lazer, às artes, à cultura e à formação do cidadão critico e consciente. 

Os integrantes do movimento produzem sistematicamente um vasto material voltado às expressões periféricas das diferentes linguagens artísticas para difundir o conhecimento da arte contemporânea, da arte educação e da valorização das historias locais. Outro segmento fundamental é a gestão cultural coletiva, onde atuamos para qualificar e trocar conhecimentos com os atores locais que contribuem para materializar a conjuntura atual. 

Em Perus, o MAOU tem como objetivo, em parceria com as entidades locais, estimular a reflexão coletiva, propor a utilização consciente, a preservação do patrimônio material e imaterial da Cia. Brasileira de Cimento Portland Perus , cuja historia tem fundamental importância. A intervenção proposta busca somar com a sociedade civil organizada de Perus e, a partir do diálogo, propor a sensibilização da comunidade para a valorização histórica e social do significado da fabrica no contexto nacional. Também tratamos com grande relevância o histórico de lutas promovidas pelos trabalhadores, conhecidos como "Queixadas", que realizaram a greve mais duradoura da historia do país (sete anos).

Denunciamos o estado de abandono que se encontra este patrimônio que, apesar de parcialmente tombado, carece de uma imediata e consistente restauração. Interferimos na arquitetura abandonada e em avançado estado de degradação, utilizando-a como suporte para as manifestações artísticas contemporâneas em suas diversas formas. Acreditamos ser esta uma das possibilidades de estimular o debate e chamar a atenção da comunidade e do poder público. 

Para cumprir esta missão social temos uma equipe multiprofissional com larga experiência no campo das artes visuais contemporâneas, arte educação, humanidades, realização de pesquisas, produção e sistematização de conteúdos, alem de desenvolver parcerias, participar de redes e articulações que potencializam os horizontes estratégicos das ações. Entretanto, ampliou-se o consenso de que só teremos eventos culturais de qualidade para TODOS se TODOS interessados estiverem envolvidos em sua construção. 

Para consolidarmos, de fato, um evento coletivo, publico e democrático é de suma importância para nos sabermos suas impressões, sugestões, criticas.

Atenciosamente,


 
M.A.O.U
Movimento Artístico de Ocupação Ubana
Núcleo de comunicação
Blog: http://dialeticasensoriais.wordpress.com/


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: