sexta-feira, 1 de abril de 2011

ARENA- DESVENDA-SUBTERRÂNEA na Casa de Cultura Mario Quintana


 

    

 
O Instituto Estadual de Artes Visuais inaugura suas atividades de 2011 com exposições de importantes artistas contemporâneos que integram os coletivos Arena, Atelier Subterrânea e Desvenda.
 
As exposições apresentam parte de seus trabalhos e apontam para programas de formação teórica (Arena); para o interesse em direção ao desenho e a realização de atividades multidisciplinares (Atelier Subterrânea); para o resultado de suas pesquisas em arte em espaços específicos de divulgação e comercialização (Desvenda).
 
Estes grupos trabalham com excelência os caminhos contemporâneos das artes visuais. Seus projetos apresentam autonomia individual e para além disso,  desenvolvem ações coletivas disponibilizando o conhecimento, a formação, a produção, a circulação e a economia da cultura.
 
Nossa escolha ao convidá-los se justifica pelo encontro de nossas idéias que indicam os rumos para este momento de revitalização do IEAVI, cujos projetos serão construídos através da participação coletiva e da integração com as instituições culturais e a sociedade.

Vera Pellin
Diretora do IEAVI
 
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Estado da Cultura /SEDAC
 
Programação
 
DIALOGOS VISUAIS
Encontro para apresentação das propostas do IEAVI gestão 2011/2014
e dos projetos desenvolvidos pelos coletivos que participarão das exposições.
Dia 31 de março às 17 horas
Local: Sala C2
Casa de Cultura Mário Quintana – 2º Andar
 
 
EXPOSIÇÕES
Inauguram simultaneamente três exposições
na Casa de Cultura Mário Quintana – 3º Andar
Galeria Augusto Mayer e Espaço Maurício Rosemblatt
Dia 31 de março às 19 horas
 
 
ATELIER SUBTERRÂNEA | Instâncias do Desenho | Galeria Augusto Mayer
A exposição Instâncias do Desenho, apresenta trabalhos de Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto. Os seis artista são integrantes do Atelier Subterrânea, espaço híbrido de ateliê coletivo + espaço expositivo, em que são realizados eventos multidisciplinares que mesclam exposições, oficinas, palestras, lançamento de livros, performances musicais e mostras de vídeo. Embora o Atelier Subterrânea não seja um coletivo de artistas que atua exclusivamente por um ideal de arte comum, há um interesse em direção ao desenho, que é apresentado em diferentes momentos: enquanto pensamento, linguagem e ação.
 
O conjunto das obras de Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto, ao lançar seus projéteis, apresenta o desenho como um campo multidisciplinar e experimental, perpassado pela pintura, pela fotografia, pelo vídeo, pela performance, pela escultura e pela música.  O aspecto performático do desenho é explorado de forma bastante diversa por Guilherme Dable e Gabriel Netto. James Zortéa, por sua vez, pesquisa as intersecções entre vídeo e desenho. Túlio Pinto utiliza-se do desenho para construir estruturas gráficas em suas esculturas. Lilian Maus e Adauany Zimovski exploram os estados temporários do desenho, capturando imagens do cotidiano para então transfigurá-las em suas obras.
 
O que - Instâncias do Desenho – exposição com trabalhos dos artistas Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto;
Onde - Galeria Augusto Meyer da Casa de Cultura Mário Quintana, 3º andar
Quando – Abertura dia 31 de março (quinta-feira) | Visitação de 01 de abril até dia 24 de abril de 2011
 

 
ARENA | Espaço Maurício Rosemblatt | Associação cultural ARENA
O visitante encontrará neste espaço uma pequena biblioteca de consulta composta pelas publicações dos artistas André Severo, Fernando Mattos, Maria Helena Bernardes, Melissa Flôres e Paula Krause, integrantes da Arena. As publicações são relatos de trabalhos artísticos, reflexões sobre Arte Contemporânea e um caderno de textos traduzidos para uso em aula. Neste espaço o visitante terá a sua disposição estas publicações e uma mesa de estudos para que possa usufruir do material.
 
A ARENA é uma associação cultural sediada em Porto Alegre, dedicada a promover cursos e projetos artísticos de seus associados, apoiando a difusão de iniciativas culturais de artistas e pesquisadores da comunidade. Tem também como meta contribuir na formação teórica, mantendo programas de ensino e debates nas áreas de artes e humanidades.
 
O que - Artistas da ARENA: Maria Helena Bernardes, Fernando Mattos, Melissa Flôres, André Severo, Paula Krause.
Onde - Galeria Augusto Meyer da Casa de Cultura Mário Quintana, 3º andar
Quando – Abertura dia 31 de março (quinta-feira) | Visitação de 01 de abril até dia 24 de abril de 2011
 
 
 
DESVENDA | Espaço Maurício Rosemblatt | Desvenda- Arte contemporânea
A DESVENDA, Feira de Arte Contemporânea apresenta uma nova forma autônoma de abordar as questões das artes visuais e surgiu do desejo de um grupo de artistas por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo. Esse contato, que é fundamental e transformador, reitera a convicção de que a arte não deve ser estática e estanque, mas sim permear e ser permeada pelo entorno.
 
A iniciativa da Desvenda demostra que o artista pode construir relações e encontrar o seu papel (e o de seu trabalho) em sociedade, sem intervenções de instituições, curadores ou marchants e, com isso, colaborar na desconstrução da equivocada ideia de que a obra de arte só pode ser fruída por um seleto e abastado grupo de colecionadores/especuladores de arte.
A organização colaborativa proposta pelo grupo demonstra que artistas integrados conseguem chegar ao seu público e que, coletivamente, existe a possibilidade de se propor soluções para o problema de inserção no sistema das artes.
 
Artistas: Gerson Reichert, Adriana Xaplin, Carlos Asp, Antônio Augusto Bueno, Lia Braga, Juliana Lima, Rodrigo Pecci, Ananda Kuhn, Roger Mothcy, Talitha Bueno Motter, Sandro Ka, Katia Costa, Flávia Giroflai, Yara Baungarten, Eduardo Uchoa.
O que - Artistas da Desvenda: Gerson Reichert, Adriana Xaplin, Carlos Asp, Antônio Augusto Bueno, Lia Braga, Juliana Lima, Rodrigo Pecci, Ananda Kuhn, Roger Mothcy, Talitha Bueno Motter, Sandro Ka, Katia Costa, Flávia Giroflai, Yara Baungarten, Eduardo Uchoa.
 
Onde – Espaço Maurício Rosemblatt na Casa de Cultura Mário Quintana, 3º andar
Quando – Abertura dia 31 de março (quinta-feira) | Visitação de 01 de abril até dia 24 de abril de 2011
 

 

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: