sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fwd: StudioClio - Scaenarium, intervenção de Canhotorium





Scaenarium

Projeções de sombras da mitologia compõem intervenção artística no StudioClio


O StudioClio amplia o seu imaginário de memória cultural, com o projeto Scaenarium, realizado em parceria com o escritório de desenho Canhotorium. A intervenção artística, realizada por Marco Escada da Rosa e Ricardo Fonseca Vaz Ferreira, propõe ao visitante um percurso de descobertas a partir da identificação de elementos mitológicos inseridos no conjunto arquitetônico.

Scaenarium, em latim "cenário", vem do grego skaena e este de skia, sombra. Com projeções de sombras aplicadas em superfícies nas áreas de circulação do StudioClio, adesivagens desenhadas a partir de acervos e ícones greco-romanos rememorarão deuses e personagens do paganismo clássico relativos às artes, ao conhecimento e aos comportamentos afrodisíaco-dionisíacos:  Hermes, Afrodite, Fauno, Musas, as Graças, Eros, Ícaro e Clio. Além dos ícones, há uma reflexão sobre espaço, memória, sombra, esquecimento e a delicada permanência da memória cultural do paganismo antigo.

Na vernissagem, que acontece dia 15 de junho, sábado, às 11h, os autores Marco Escada da Rosa, Ricardo Fonseca Vaz Ferreira e o prof. Dr. Francisco Marshall comentarão estas imagens, suas memórias e atualidade. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa. Mais informações pela página www.studioclio.com.br ou pelo telefone (51) 32547200.


Vernissagem

Scaenarium

Com Francisco Marshall e Estúdio Canhotorium

Dia 15 de junho, sábado, às 11h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br


A Canhotórium é um estúdio formado por artistas plásticos que acreditaram no sonho de criar uma empresa voltada à arte e a criatividade. Integram o estúdio Ricardo Fonseca Vaz Ferreira e Marco Escada da Rosa. Site: www.canhotorium.com.br

Ricardo Fonseca Vaz Ferreira

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Artes Visuais - Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

Marco Escada da Rosa

Graduação em Artes Visuais – curso em andamento. Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Técnico em Publicidade e Propaganda – Escola Estadual de 2º Grau Irmão Pedro.

Francisco Marshall

Fundador do StudioClio e seu curador cultural, pro bono. Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), Francisco Marshall realizou pós-doutorado na Princeton University (NJ, EUA, 1997-8), como bolsista Capes-Fulbright, convidado de Peter Brown, e na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Alemanha, 2008-9), como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Depto. e PPG História (IFCH) e no PPG Artes Visuais (IA). É Membro Correspondente da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires (Argentina), e Cidadão Emérito de Porto Alegre.

Francisco Marshall tem experiência nas áreas de História Antiga, Arqueologia Clássica, Museologia, Iconologia, estudos do imaginário, História da Ciência, História, Teoria e Crítica da Arte e História da Cultura.





Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: