quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fwd: Museu de Arte Sacra exibe acervo de Dito Pituba





O Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe "Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba". Composta por uma amostra de seu acervo das obras de Benedito Amaro de Oliveira, dito Pituba, santeiro popular do interior de São Paulo da virada do século XIX. Pituba trabalhou com barro, madeira e gesso e produziu pequenas imagens de santos, crucifixos, oratórios e os típicos divinos.


A Arte Sacra constitui a expressão de experiências pessoais em relação ao sagrado, como também busca manifestá-las de modo pedagógico. Nota-se, assim, uma peculiaridade: a prevalência de obras não assinadas pelos artistas que as produziram. Muitas razões justificam este anonimato, sendo a mais recorrente a essência da criação: cada obra é fruto da experiência de fé daquele que a produziu.


Na exposição, são exibidos exemplares de divinos, crucifixos, oratórios além de peças especificas com destaque para a assinatura.


Em São Paulo, surgiram chamados "santeiros", que produziram um significativo acervo de imagens de arte religiosa para atender ao clamor devocional popular. Eram imagens simples, colocadas em pequenos oratórios dentro ou fora das casas. Eram "santeiros" anônimos, pois o ofício bastava-lhes. Em meio a tantos "santeiros", destaca-se o paulista Pituba, que passou a assinar suas obras.

 

Exposição: "Uma Assinatura na Arte Anônima: dito Pituba"

Curadoria: Maria Ines Coutinho

Data: até 30 de Junho

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo  www.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326-5393 - visitas monitoradas                         

Horário - terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h

Ingresso - R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados




Zeca - Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: