quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fwd: Abertura da exposição VETOR, na Subterrânea


Exposição VETOR na Subterrânea

 

Coletiva apresenta produção das residências realizadas no interior do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2013

 

No dia 13 de junho, o Atelier Subterrânea inaugura a exposição VETOR, que marca o encerramento do projeto homônimo contemplado na 9ª Edição do Prêmio Nacional Funarte Artes Visuais. Na mostra, Ícaro Lira (CE), Luisa Nóbrega (SP) e Sara Lambranho (MG) apresentam as produções artísticas realizadas durante as residências no interior do Rio Grande do Sul, proporcionadas por VETOR durante o primeiro semestre de 2013. A ideia do projeto foi estimular as experiências de troca entre artistas de outras regiões do Brasil com a cultura do interior do estado, a fim também de diversificar a rede de espaços e pessoas envolvidas com articulações artísticas. A coletiva apresenta objetos, cadernos, fotografias, vídeos, escritos e contará, no dia da abertura, com a performance "Vigília", da artista Luísa Nóbrega, que terá duração de 24 horas. "VETOR" encerra no dia 29 de junho, às 16h, com o lançamento do catálogo de distribuição gratuita e exibição do documentário do projeto.

 

Náufrago:

- Ícaro Lira foi selecionado para residência no Litoral durante o mês de março. Seu projeto intitulado Náufrago esteve centrado na ideia de trafegar por terras desconhecidas em busca de objetos em ruína. Ele iniciou a viagem por Tavares, passou por Mostardas, São José do Norte, Pelotas, Rio Grande e chegou ao extremo sul, no Chuí. O artista registrou o percurso através de fotografias e vídeos, produzindo cadernos de viagem e coletando objetos por meio dos quais é possível perceber a ação do tempo na oxidação, fossilização, no craquelado da pintura e nas superfícies desgastadas. Na exposição o artista apresenta cadernos, imagens e objetos que resultaram desta investigação.

Em nome do pai ou veemência, culto

- Luísa Nóbrega realizou a residência no Pampa, em Bagé, com o projeto Em nome do pai ou veemência, culto, que consistiu primordialmente na pesquisa sobre a inserção da voz e do corpo dentro do ritual evangélico. Frequentando a igreja Deus É Amor durante todo o mês de estadia, ela ampliou o olhar para as questões do sangue e do sacrifício animal presentes tanto no discurso religioso, quanto no contexto do município marcado pela pecuária. Assim, a artista realizou uma série de performances que testavam a resistência do corpo e vídeos que representavam simbolicamente esta pesquisa, como o que será exibido em "VETOR". O vídeo mostra, de forma sutil e poética, o abate de um carneiro através da fresta da porta do local, e contrasta a força do ato com o silêncio que se perpetua no desenrolar. Na abertura da exposição, Luísa realizará uma performance que durará 24 horas - da meia-noite do dia 12 até a meia-noite do dia 13. Chamada Vigília, a ação se desenrolará num espaço fechado da Subterrânea e consiste num ritual continuo de oração misturado à transmissão da rádio  A Voz da Libertação, da igreja Deus É Amor. Pelo espaço expositivo vão estar espalhados fones de ouvido que estarão transmitindo o áudio da ação ao vivo. A performance dialoga diretamente com as questões investigadas pela artista na residência, que vão da voz ao sacrifício, fazendo uso dos dispositivos encontrados no ritual evangélico.

Notícias de Casa

- Sara Lambranho desenvolveu, na Serra gaúcha, o projeto Notícias de Casa – um vídeo que articula fragmentos de imagens captadas no interior de moradias da região. A ideia foi mostrar como questões políticas, comportamentais e econômicas influenciam nas casas da região, construindo este retrato das localidades através do cotidiano de objetos das residências. No dia 6 de junho, a artista realiza a palestra gratuita "O avesso das cidades – territórios da experiência", em que propõe uma reflexão acerca da cidade em seu potencial expressivo através da apresentação de trabalhos realizados. A discussão atenta para possíveis desvios de significações que redefinem espaços cotidianos, traçando aproximações imaginativas entre o homem e lugar em que habita. Depois da residência na Serra, a artista mineira iniciou uma itinerância pelo estado e realiza a palestra na Secretaria de Cultura de Bagé, dia 6 de junho, das 19h30 às 20h30.

 

SERVIÇO:

O que: Exposição VETOR – Coletiva de Ícaro Lira, Luísa Nóbrega e Sara Lambranho

Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745, subsolo – Porto Alegre)

Abertura: 13 de junho, quinta-feira, a partir das 19h

Encerramento: 29 de junho com o lançamento do catálogo de distribuição gratuita e exibição do documentário do projeto (Prêmio Rede Nacional ed.9 - Funarte/MinC)

Visitação: de segunda a sexta, das 14h às 18h (agendamentos pelo email contato@subterranea.art.br)

Mais informações: www.subterranea.art.br





 
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: