sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fwd: LANÇAMENTO| Caderno Sesc_Videobrasil 8_ (dia 20/6) inclui encontro com Moacir dos Anjos e o artista Paulo Nazareth


 

Caderno Sesc_Videobrasil 8

Publicação investiga noção ampliada de pertencimento. Lançamento em Recife (dia 20/6) inclui encontro com Moacir dos Anjos e o artista Paulo Nazareth

 

A oitava edição do Caderno Sesc_Videobrasil foi editada por Moacir do Anjos (curador, entre outras mostras, da 29ª Bienal de São Paulo e do Panorama da Arte Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2007). O Caderno Sesc_Videobrasil é uma publicação anual, bilíngüe, que busca refletir com profundidade sobre o panorama contemporâneo a partir de um recorte multidisciplinar e crítico, que envolve a colaboração de artistas e escritores.

 

Além de uma apresentação feita por Solange Farkas, o lançamento do livro em Recife, que acontece na quinta-feira 20 de junho de 2013, às 19h, contará com uma conversa pública entre o curador Moacir dos Anjos e o artista Paulo Nazareth, um dos colaboradores deste Caderno.

 

O Caderno 8

 

O tema eleito por Moacir para a publicação, Pertença, aborda a ideia de pertencimento dentro da complexa teia de relações e reflexões da atualidade. Os processos de transformação social e internacionalização surgem como fator problematizante de um dilema que envolve, por um lado, a diluição de fronteiras de identidade nacional e, por outro, a afirmação das especificidades culturais regionais.

 

A concepção do Caderno ecoa um projeto de uma exposição que o editor dividiu com o professor Laymert Garcia dos Santos (Unicamp, São Paulo). Além dele e de Paulo Nazareth, são colaboradores da edição o escritor e artista norte-americano Jimmie Durham, o pesquisador suíço Christian Kasper, os artistas brasileiros Cao Guimarães, Paula Trope, Paulo Nazareth, o belga Francis Alÿs e a palestina Emily Jacir.

 

A pluralidade de vozes que têm espaço na publicação reflete a complexidade do tema proposto: para Moacir dos Anjos, "o livro propõe  a  exploração  de  alguns  dos  paradoxos  que  fazem  os  primeiros  anos  do século 21 parecerem ser de superação de disputas antigas e, em paralelo, também de  seu  acirramento. O  contexto amplo  dessa  indagação é o gradual esgarçamento, testemunhado e promovido ao longo  das  décadas  recentes,  dos  mecanismos  de  organização e de  representação político-espacial que vigoraram longamente na maior parte do mundo. Este Caderno pode ser tomado como conjunto de apontamentos para uma conversa inacabada".

 

O Caderno e produtos da parceria Edições Sesc e Videobrasil

 

Cada edição do Caderno Sesc_Videobrasil se estrutura como uma curadoria editorial, dando total liberdade para que cada editor-curador construa sua publicação com ensaios, entrevistas, textos e trabalhos originais de pesquisadores, críticos e artistas. O projeto já teve edições desenvolvidas por Lisette Lagnado, Rodrigo Moura, Fernando Oliva, Marcelo Rezende, José Augusto Ribeiro e Hélio Hara.

 

O lançamento integra a linha de publicações produzidas por Edições Sesc SP em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. São publicações que constituem uma contribuição para a reflexão crítica sobre a história e os rumos da arte: livros teóricos, livros sobre a obra de artistas fundamentais para a contemporaneidade, uma revista anual de curadoria, catálogos do Festival Internacional de Arte Contemporânea e produtos audiovisuais.

 

Conheça aqui outras publicações da parceria.

 

 

FICHA TÉCNICA | Caderno Sesc_Videobrasil - Pertença. Editor: Moacir do Anjos. Autores: Cao Guimarães, Christian Kasper, Emily Jacir, Francis Alÿs, Jimmie Durham, Laymert Garcia dos Santos, Moacir dos Anjos, Paula Trope, Paulo Nazareth e Regina Parra. Editora: Edições SESC SP e Associação Cultural Videobrasil. ISSN 1983388-1 08 / EAN 9771983388003 Páginas: 148 páginas. Formato: altura 24 cm / largura 18,5cm / lombada 1,2cm.  Preço de capa: R$ 30,00

 

 

 

SERVIÇO

 

Lançamento dia 20 de junho, quinta-feira, às 19h

Lançamento e encontro com Solange Farkas (apresentação),

Moacir dos Anjos e Paulo Nazareth

 

Na Livraria Cultura Paço da Alfandega - Recife

R. Madre de Deus, s/n [Paço Alfândega]. Fone: [81] 2102-4033

 

 

 

 

 




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: