terça-feira, 16 de abril de 2013

Fwd: [AVISO DE PAUTA] Espetáculo teatral “9 Mentiras Sobre a Verdade” chega à Fronteira


Espetáculo teatral  "9 Mentiras Sobre a Verdade" chega à Fronteira

  

Dirigido pelo cineasta Gilson Vargas (Casa Afogada) e escrito pelo dramaturgo Diones Camargo, o elogiado espetáculo chega à Fronteira, depois de uma temporada recente de sucesso em São Paulo, trazendo na bagagem uma trajetória intensa por festivais nacionais e internacionais.

 

"Todas as verdades do mundo estão ligadas a uma grande mentira." Uma das tantas "anotações mentais" de Lara, interpretada pela atriz Vanise Carneiro, provoca o autoquestionamento. Com passagens por cidades como Recife, Rio de Janeiro, Brasilia e Montevidéu, a peça de 60 minutos é um monólogo dinâmico, permeado pelo universo cinematográfico no qual vive a personagem Lara.

 

Em sua primeira visita a um grupo de apoio a mentirosos compulsivos, Lara confia ao público acontecimentos de sua vida, mostrando facetas distintas de uma mesma personalidade: Protagonista? Figurante? Dona de casa? Psicóloga? Ou uma espiã?O público conhece Lara ao mesmo tempo em que se torna seu cúmplice, terapeuta e espelho, muitas vezes se identificando com os pormenores de uma vida comum a todos, mas interpretada de acordo com as experiências de cada um. Mentiras verdadeiras no pequeno mundo de mais uma pessoa que procura seu lugar entre a ficção e a realidade.

 

E Lara provoca: e você? Tem controle sobre sua verdade?

 

Pela atuação em 9 mentiras sobre a verdade, Vanise Carneiro recebeu, em 2010, o prêmio Açorianos de Melhor Atriz.

 

A apresentação acontece dia 4 de maio, no Teatro Municipal de Rivera, às 20h.

 

A realização na fronteira Santana do Livramento-Rivera é da MAS! Produção, que inicia com esta obra um cronograma recheado de novidades para a região. MAS! é uma produtora que atua nas áreas de cultura e inovação. Com base nos conceitos da Economia Criativa, produz e executa projetos para empresas ou pessoas que  desejam transformar comunidades ou grupos de forma criativa. No comando da MAS! está a jornalista doble-chapa Angélica Seguí.

 

SERVIÇO

O que? Espetáculo 9 mentiras sobre a verdade

Quando? 4 de maio de 2013

Hora? 20h - Chegue cedo, evite filas.  

Onde? Teatro Municipal de Rivera (Av. 33 Orientales esquina Uruguay, Rivera)

Quanto? R$ 25,00

Ingressos à venda na Optica Ojos (Av. Sarandí 844), Cave Vinhos da Campanha ( Andradas, 110) e Café&Cultura (Av. João Goulart, 684) 

 

 FICHA TÉCNICA

Texto: Diones Camargo

Direção: Gilson Vargas

Elenco: Vanise Carneiro

Iluminação: Fernando Ochôa

Vídeos: Gabriela Bervian

Trilha sonora original: Gilson Vargas e Gabriela Bervian

Patrocínio Master: Rivera Casino Resort

Apoio cultural: Jornal A Platéia

Apoio: Optica Ojos, Cave de Vinhos da Campanha,  Viñas del 636, Café&Cultura, Ripan, Augusto Leonel Fernandes.

Captação e Anjo local: KK Simões Pires

Realização: MAS! Produção

 

 

O que já disseram sobre o espetáculo:

 

"Vanise encontra um registro delicado de dissimulação da ansiedade, deixando escapar pelas frestas de seu discurso e de seus gestos a insegurança e o tormento interno da personagem."

- Luciana Ramagnolli, jornalista e crítica teatral, para o site FENTEPP - Festival Nacional de Teatro Presidente Prudente

 

"... é um trabalho que prende a atenção e encanta pela qualidade geral e pelas particularidades que evidencia (...) a partir de um texto muito interessante de Diones Camargo, resultando numa encenação concebida pelo próprio autor, a atriz e o diretor Gilson Vargas."

Antônio Hohlfeltd, crítico teatral, no Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul

 

"9 Mentiras Sobre a Verdade arranja-se bem nas inversões de expectativas. É teatro apropriando-se sutilmente da linguagem do cinema não para narrar em projeções, mas configurar imagens que as palavras dizem ou que os poucos adereços e objetos vintage deixam entrever no palco."

-Valmir Santos, crítico e jornalista, no blog Telejornal

 

"O gênero do monólogo no teatro é lembrado muitas vezes por ter um texto pesado e talvez até maçante. Não é o caso dessa peça (...) A atriz Vanise Carneiro possui um magnetismo digno dos ícones da época de ouro do cinema americano. Ela cativa a imaginação do espectador do começo ao fim do espetáculo, com muita leveza e provocando risos e muita identificação entre o público."

- Marco Vieira, jornalista e crítico teatro, especial para o site NE10



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: