quarta-feira, 9 de maio de 2012

ICC lança livro no lounge da Oi/Iguatemi - SP-Arte 2012





ICC lança seu primeiro produto cultural na SP-Arte 2012

 

O ICC – Instituto de Cultura Contemporânea – lança na SP-Arte 2012 o livro "Historicidade e Arte Contemporânea – Ensaios e Conversas". A publicação, feita em parceria com a ECA/USP e o Centro Universitário Maria Antônia, com patrocínio da Oi e MINC e apoio do Iguatemi, reúne textos de onze críticos brasileiros e dois estrangeiros, que traçam considerações sobre a Arte Contemporânea das últimas quatro décadas e sua produção.

Os escritos de Sônia Salzstein, Moacir dos Anjos, Tadeu Chiarelli, Paulo Venancio Filho, Cauê Alves, Pedro Arantes, Thais Rivitti, Carlos Eduardo Riccioppo, Ana Luisa Dias Batista, Liliane Benetti, Laura Andreato, Thierry De Duve e Serge Guilbaut debatem uma série de aspectos artísticos que fornecem uma visão sintética sobre a correlação entre a historicidade e sua importância no segmento cultural.

Integram também a publicação entrevistas com as artistas brasileiras Carmela Gross, Leda Catunda e Jac Leirner e com o argentino Jorge Macchi, que colaboram para a produção de conhecimento sobre o tema. Ao longo do livro, imagens ilustram e pontuam as principais questões em discussão, contribuindo para uma reflexão sobre o resultado da produção artística das últimas quatro décadas e a existência de vínculos e linhas de continuidade entre a Arte Contemporânea e a das gerações anteriores, na busca por uma maior compreensão a respeito da produção atual.

O material desta publicação é resultado dos temas abordados durante o simpósio "Sobre a Historicidade da Arte Contemporânea", realizado numa parceria entre ICC, ECA/USP e Centro Universitário Maria Antônia. No encontro, que envolveu teóricos, críticos e artistas, debateu-se a insuficiência de pesquisas referentes à produção de Arte Contemporânea e sua influência na produção cultural. O livro "Historicidade e Arte Contemporânea – Ensaios e Conversas" é produto desses debates.

ICC

O ICC – Instituto de Cultura Contemporânea é um instituto que fomenta, difunde, realiza e apoia ações culturais de caráter contemporâneo em artes visuais, música, artes cênicas, vídeo e literatura, valorizando a experimentação. Tem como objetivos estabelecer uma plataforma para discussão e articulação de iniciativas artísticas contemporâneas, contribuindo como agente e parceiro de projetos culturais multidisciplinares nacionais e internacionais, ampliando o acesso à Arte Contemporânea como instrumento de valoração da cidadania.

 

Serviço:

Evento: Lançamento do livro "Historicidade e Arte Contemporânea – Ensaios e Conversas"

Data: 12 de maio de 2012, sábado

Horário: 15h

Local: SP-Arte 2012 Lounge da Oi/Iguatemi Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, São Paulo

 

Livro:

Título: "Historicidade e Arte Contemporânea – Ensaios e Conversas"

Organização: Sônia Salstein e João Bandeira

Parcerias: ECA/USP e Centro Universitário Maria Antônia

Patrocínio: Oi e MINC

Apoio Cultural: Iguatemi

Apoio: Chandon e Interfood

Realização: ICC – Instituto de Cultura Contemporânea

424 páginas, capa brochura com sobrecapa

Dimensões: 16 x 21cm

Preço: gratuito


--
----
Bruno - Balady Comunicação




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: