quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Últimos dias para visitar a 8ª Bienal do Mercosul - programação de encerramento

                           Últimos dias para visitar a 8ª Bienal do Mercosul

Megamostra de arte contemporânea encerra no dia 15 de novembro com intensa programação. Destaque para Seminário Internacional sobre arte-educação, lançamento de livros, conversas, sarau e mediações temáticas

A 8ª Bienal do Mercosul tem como patrocinadores Master as empresas Gerdau e Petrobras

Após 66 dias de exposição, a 8ª Bienal do Mercosul encerra na próxima terça-feira, dia 15 de novembro. Uma intensa programação nos últimos dias de evento marca as últimas atividades, com destaque para Seminário Internacional sobre arte-educação, intitulado "Pedagogia no Campo Expandido", lançamento do livro do Projeto Pedagógico dessa edição e outras publicações, conversas, debates, sarau literário, mediações temáticas na mostra Geopoéticas e mais uma edição do projeto Combos na Casa M.

Na quarta-feira, dia 09 de novembro, ocorre mais uma edição do projeto Combos na Casa M. O evento propõe que convidados de diferentes áreas compartilhem com o público projetos em desenvolvimento e troquem ideias sobre suas práticas. O tema do dia é Residências Artísticas. Às 19h30, se encontram o escritor Daniel Pellizari, que participou do projeto Amores Expressos, da editora Cia das Letras, o artista Rommulo Conceição, que participou da Residência Internacional de Artistas na Argentina e do Pro Artibus – International art residence program, e Fernanda Albuquerque, curadora assistente da 8ª Bienal do Mercosul, que comenta o Programa de Residências de Curadores, que ocorreu entre os meses de maio a outubro na Casa M.

Na quinta-feira, dois eventos marcam a programação. Às 19h30, Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! lançam o livro Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro, que apresenta o conjunto da produção artística, intervenções urbanas e proposições políticas da dupla, conhecida por suas intervenções urbanas e ações efêmeras no Brasil e exterior. Na ocasião, o público poderá conferir a exibição do documentário Poro – intervenções urbanas e ações efêmeras, além de uma banca que expõe panfletos, cartazes e outras produções dos artistas.

Também na quinta-feira, às 20h, acontece uma conversa no Observatório Astronômico da UFRGS. Participam o físico responsável pelo Observatório, Claudio Bevilacqua e os curadores José Roca, Alexia Tala, Paola Santoscoy e Fernanda Albuquerque. O espaço abriga uma obra da mostra Cidade Não Vista, do artista Paulo Vivacqua. Intitulada Observatório Auditivo, a obra é uma composição de sons mesclada com o depoimento do físico Claudio Bevilacqua, que é responsável pelo Observatório. Na conversa do dia 10, o físico vai relatar seu envolvimento com a produção da obra de Vivacqua e como foi a experiência de participar da Bienal.

Na sexta-feita, 11 de novembro, a curadora independente Sofía Olascoaga participa de conversa na Casa M às 17h. Chefe dos programas públicos e de educação do Museu de Arte Carrillo Gil (Cidade do México/México), entre 2007 e 2010, Sofía falará a respeito da sua atuação em projetos voltados à educação museal e ao papel social da arte.

Ainda na sexta-feira, acontece uma edição especial do Sarau na Livraria Garagem dos Livros, que tradicionalmente ocorre na segunda sexta-feira de cada mês. O evento vai contar com a presença da artista Elida Tessler e do escritor Donaldo Schüller, juntamente com o proprietário da livraria, seu João dos Livros. Elida é responsável pela obra Ist Orbita, da mostra Cidade Não Vista, exposta na Livraria. No sarau, que começa às 20h, os participantes lerão trechos de texto inédito do escritor Donaldo Schüller, que compõe a obra da artista.

No sábado, dia 12 de novembro, das 10h às 18h, ocorre o seminário internacional A Pedagogia no Campo Expandido. Promovido pelo Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, o seminário vai reunir profissionais de renome internacional para discutir a relação entre arte, educação e práticas sociais a partir de temas como Transpedagogia, Arte e interpretação e Arte como espaço de sociabilidade e conhecimento. O objetivo do evento é abordar temáticas presentes no Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul. O evento também contará com uma mesa final de avaliação dessa edição da Bienal, com a presença de Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan, responsáveis pela avaliação do Projeto Pedagógico e os curadores da 8ª Bienal do Mercosul, José Roca, Pablo Helguera, Aracy Amaral, Cauê Alves, Paola Santoscoy, Alexia Tala e Fernanda Albuquerque. O seminário acontece no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e as inscrições são gratuitas podem ser feitas até o dia 10 de novembro, através do formulário http://www2.portoalegre.rs.gov.br/encontros_bienal. O evento também terá transmissão simultânea online pelo site da Bienal do Mercosul - www.bienalmercosul.art.br.

Após o Seminário, às 18h, ocorre o lançamento da publicação Pedagogia no Campo Expandido, organizada pelo curador pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, Pablo Helguera e a Coordenadora do Projeto Pedagógico, Mônica Hoff, na Sala O Arquipélago do CCCEV. Segundo Helguera, a publicação tem como objetivo oferecer uma compilação das diferentes áreas de enfoque do Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul, incluindo textos, testemunhos e documentos relacionados às diversas atividades que o compõem. "O livro tem a finalidade de servir como uma crônica desta edição, assim como uma antologia de referência sobre a relação entre a pedagogia e a arte contemporânea".

No sábado o público também poderá fazer visitas guiadas especiais pela mostra Geopoéticas, da 8ª Bienal do Mercosul no Cais do Porto. O projeto, intitulado Mediações Nômades tem o objetivo de oferecer mediações que abordam temas transversais aos do projeto curatorial da mostra, através de visitas temáticas. Às 12h, a mediadora Renata Job aborda o tema Arte como documento, documento como arte: relações geopoéticas. Às 15h30, Dannilo Melo propõe aos visitantes um questionamento sobre Noções de Tempo na Contemporaneidade. Às 17h30, a mediadora Luciana de Mello oferece um percurso intitulado Fronteira(s). As inscrições são gratuitas, por ordem de chegada, na Central de Informações da Bienal no Cais do Porto (entre os Armazéns A3 e A4).

No domingo, dia 13 de novembro, às 17h30, na Casa M, a professora assistente de história da arte e design do Pratt Institute de Nova York, Eva Díaz, fala sobre a cartografia do utopista norte-americano Richard Buckminster Fuller, um dos inspiradores do projeto curatorial "Ensaios de Geopoética", tema da 8ª Bienal do Mercosul.

Ainda no domingo, às 19h30, ocorre o lançamento do livro Abstracción temporal, que documenta a programação de 2010 e as ideias por trás do Museo Experimental El Eco, do México, dirigido por Paola Santoscoy (também curadora da 8ª Bienal do Mercosul) com curadoria de David Miranda. O espaço foi projetado pelo poeta, arquiteto e artista alemão Mathias Goeritz em 1953, funcionou por alguns meses nos anos 1950 e reabriu em 2005 como um espaço dedicado à arte contemporânea.

Na terça-feira, 15 de novembro, último dia da 8ª Bienal, as Mediações Nômades pela mostra Geopoéticas (Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto) iniciam às 15h30 com a mediação de Katyúscia Sosnowski para o tema Paralelos entre o Mundo Bienal e o Mundo digital: diálogos entre Arte/Educação e tecnologias digitais. A programação encerra-se com Dannilo Melo tratando das Zonas de Autonomia Poética (ZAPs), às 17h30. As inscrições são gratuitas, por ordem de chegada, na Central de Informações da Bienal no Cais do Porto (entre os Armazéns A3 e A4).

Programação de encerramento 8ª Bienal do Mercosul

Data

Evento

Horário e local

09 – quarta-feira

Mostra de vídeos Extranatureza | Paula Alzugaray

18h30, na Casa M

Combos sobre residências artísticas, com Daniel Pelizzari, Glaucis de Morais e Fernanda Albuquerque

19h30, Na Casa M

10 – quinta-feira

Mostra de vídeos Extranatureza | Paula Alzugaray

12h30, na Casa M

Oficina Pensando o Espaço Urbano, com Luciano Montanha - 2o encontro

14h30, na Casa M

Lançamento livro Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos - ações poéticas do Poro, de Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!. Exibição do documentário Poro - intervenções urbanas e efêmeras e banca do Poro, com panfletos cartazes e outros

19h30, na Casa M

Pernoite na Casa M - Circuit bending - laboratório de reciclagem criativa de eletrônicos e construção de instrumentos, com Panetone

Das 20h às 08h, na Casa M

Cidade Não Vista - Conversa com Claudio Bevilacqua, observação de astros e obra de Paulo Vivacqua, com presença dos curadores da 8ª Bienal do Mercosul

20h, no Observatório Astronômico da UFRGS

11 – sexta-feira

Conversa com curadora Sofia Olascoaga

17h, na Casa M

Mostra de vídeos Extranatureza | Paula Alzugaray

18h30, na Casa M

Cidade Não Vista - Sarau literário com Elida Tessler, João dos Livros e Donaldo Schüller

20h, na Garagem dos Livros

12 – sábado

Projeto Pedagógico - Seminário Internacional Pedagogia no Campo Expandido

Das 10h às 18h, no Auditório do CCCEV

Mediações Nômades na Mostra Geopoéticas – vistas guiadas temáticas

Às 12h, às 15h30 e às 17h30, no Cais do Porto

Mostra de vídeos Extranatureza | Paula Alzugaray

16h, na Casa M

Lançamento do livro do Projeto Pedagógico – Pedagogia no Campo Expandido

18h30, no CCCEV

13 – domingo

Cidade Não Vista – visitas guiadas a pé pela mostra

10h, 11h, 14h, 15h, 17h e 19h, saída na Casa M

Conversa com Eva Díaz sobre Buckminster Fuller

17h30, na Casa M

Lançamento do livro Abstracción Temporal, de Paola Santoscoy

19h30, na Casa M

14 – segunda-feira

Mostra de vídeos Janelas com vista para o sistema - Gabriel Menotti

18h30, na Casa M

15 – terça-feira

Mostra de vídeos Janelas com vista para o sistema - Gabriel Menotti

12h30, na Casa M

Projeto Pedagógico - Mediações Nômades na Mostra Geopoéticas – visitas guiadas temáticas

Às 15h30 e às 17h30, no Cais do Porto

Projeto Pedagógico - Cortejo com meninos do Areal da Baronesa

20h30, no Cais do Porto

Encerramento das mostras da 8ª Bienal do Mercosul

 Das 09 às 21h

8ª Bienal do Mercosul - informações gerais

Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011

Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca

Porto Alegre, RS, Brasil

Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto. Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento: www.bienalmercosul.art.br/blog. Siga a Bienal no twitter e no facebook: http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

A 8ª Bienal do Mercosul acontece de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 186 obras de 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.

O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.

Os espaços expositivos que abrigam as mostras da Bienal em Porto Alegre são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas da 8ª Bienal do Mercosul também passam por mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.

O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas serão oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.

A equipe curatorial é composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.

Exposições e atividades

Artista homenageado: Eugenio Dittborn – mostra das Pinturas Aeropostais do artista chileno, referencial na América Latina. Em exposição em Porto Alegre no Santander Cultural, com itinerâncias em três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.

Cadernos de Viagem – expedições de artistas em nove regiões do RS entre os meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Os resultados estão sendo exibidos em mostras individuais em institutições culturais de diversas cidades do RS e, no período da Bienal, em exposição coletiva no Armazém A7 do Cais do Porto, em Porto Alegre.

Casa M – espaço dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico, localizado no centro de Porto Alegre, e que traz uma intensa programação cultural. Em funcionamento desde de Maio.

Cidade Não Vista – obras de arte em nove locais do centro de Porto Alegre, que destacam estes lugares e privilegiam a experiência e o sensorial.

Continentes – sete espaços independentes internacionais realizam atividades em caráter de residências artísticas em três espaços independentes do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Este projeto tem como objetivo a troca de experiência e a formação de redes de intercâmbio.

Geopoéticas – exposição nos Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, em Porto Alegre, com obras e artistas que põem em cheque a noção de nacionalidade. Mostrará diversas formas de medir e representar o mundo. Algumas micronações - pequenas nações com ou sem território – também farão parte desta exposição como zonas de autonomia poética – ZAPs.

Além Fronteiras – uma visão crítica da paisagem do Rio Grande do Sul mostrada através de obras inéditas de nove artistas e peças de acervos de museus do Estado. Estará em cartaz no no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Patrocinadores e apoiadores

Essa edição conta com a adesão das seguintes empresas e instituições:

Minc - Ministério da Cultura / Governo Federal - Realização

Pró-Cultura RS / Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul / Governo do Rio Grande do Sul - Financiamento

Gerdau – Patrocínio Master e Patrocínio Mostras Geopoéticas e Cidade Não Vista

Petrobras - Patrocínio Master e Patrocínio Mostra Cadernos de Viagem

Banco Itaú – Patrocínio Projeto Pedagógico e Patrocínio Casa M

Banco Santander – Patrocínio Mostra Eugenio Dittborn

Oi – Patrocínio Mostra Cidade Não Vista

Banrisul – Apoio Especial Mostra Além Fronteiras

CEEECompanhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul - Apoio Especial

Grupo RBS - Apoio do Projeto Pedagógico

Grupo SLC - Apoio Mostra Geopoéticas

Vonpar - Café da 8ª Bienal e Apoio Casa M

Crown Embalagens - Apoio

Lojas Renner - Apoio

Lojas Pompéia - Apoio

Panvel - Apoio

Irani Celulose - Apoio

Procempa - Empresa de Ti da 8ª Bienal do Mercosul

ICBNA – Instituto Cultural Brasileiro Norte-AmericanoApoio

Dez Propaganda - Apoio

Oi Futuro - Apoio Institucional

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Apoio Institucional

SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias - Apoio Institucional

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Apoio Institucional

Canal Futura – Apoio Institucional

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Apoio Institucional

APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apoio Institucional

Japan Foundation - Apoio Governamental

Ministério da Cultura da Colômbia - Apoio Governamental

Consulado Geral do México - Apoio Governamental

Conaculta - Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (México) - Apoio Governamental

Aliança Francesa - Apoio Governamental

Consulado Geral da França - Apoio Governamental

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

Em catorze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou sete edições da mostra de artes visuais, somando 444 dias de exposições abertas ao público, 57 diferentes exposições, 3.882.672 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.034.898 agendamentos escolares, 180.089 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.664 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 138 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.261 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.248 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7500 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br


Para garantir o recebimento desta mensagem em sua inbox, adicione imprensa@bienalmercosul.art.br ao seu catálogo de endereços ou à sua lista de endereços seguros (safe senders).

caso você não esteja visualizando esta mensagem corretamente, clique aqui.

caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, clique aqui.

Nenhum comentário: