domingo, 27 de novembro de 2011

IQ ART GALLERY RECEBE EXPOSIÇÃO "ENTRE MUNDOS" DA ARTISTA CATARINA GUSHIKEN


 

  

IQ ART GALLERY RECEBE EXPOSIÇÃO "ENTRE MUNDOS" DA ARTISTA CATARINA GUSHIKEN

As obras desta artista versátil, conhecida por repaginar espaços e aplicar sua arte em múltiplas plataformas, poderão ser vistas a partir de 29 de novembro na galeria do Espaço Chakras


A IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras apresenta entre 29 de novembro e 31 de dezembro a exposição  Entre Mundos, da artista e ilustradora Catarina Gushiken. As obras da badalada artista serão expostas retratando dois temas, a fase Leveza e a fase Texturas coloridas. "É importante destacar que nesta mostra, vou unir a minha fase atual, mais leve, com a minha fase mais ousada de muitas cores e texturas", explica Catarina.

O trabalho intenso da artista surpreende a todos, com sua paixão, movimento e imaginação. Toda a obra da artista tem muita vibração. Na exposição que acontecerá na IQ Art Gallery, Catarina vai expor quinze obras. Catarina Gushiken cria delícias de mundos e mistura a leveza com a ousadia. Artista de paixões, mãos, torsos, movimentos abertos e cheios; seu trabalho escorre imaginação e alforria os nossos sentidos.

 

Entre Mundos, por Henrique Luz

Bijin-ga é o termo usado para definir os retratos femininos realizados pelos Xilogravuristas japoneses e que foram disseminados pelo ocidente após a exposição universal de Londres em 18xx. O fascínio que essas gravuras, chamadas genericamente de ukiyo-e, exerceram sobre os artistas impressionistas, pós impressionistas e modernos permitiu que as regras do academismo fossem quebradas e que a arte se desenvolvesse em todos os "ismos" do final do século XIX e XX.

Catarina Gushiken desenvolve um universo de Bijin-gas pós-modernas que se situam entre o mundo da tradição japonesa e uma linguagem contemporânea Ela possui um trabalho de texturas, linhas e cores muito minucioso que remete diretamente ao de seus ancestrais japoneses.

A forma com a qual suas "bonecas" (termo que a artista usa para definir seus personagens femininos) são desenhadas pode parecer algo diferente para o olhar ocidental. Porém essa "linha quebrada" do traço de Catarina está diretamente ligada à arte oriental. Existe um distanciamento das formas tradicionais de representação da figura humana, e isso causa estranheza no  mundo ocidental.  Em um Segundo momento, o encanto do observador pelas "bonecas" se dá pela riqueza de cores e texturas. Somos então capturados pela sensualidade velada de um olhar, de uma mão sobre os lábios, um mamilo que se esconde sob a transparência de um tecido. Quanto mais se olha mais detalhes são descobertos sob as texturas e cores de uma palheta delicadamente infinita.

Em 2011, Catarina se propôs um desafio, o de retirar ao máximo o encanto e a sedução das cores em uma nova série de trabalhos. Essa palheta foi reduzida ao branco, preto e dourado e já resultou na exposição "Despindo o Vazio", apresentada em outubro na Galeria Urban Arts e também apresentada nesta exposição. As obras dessa série fazem um todo com a moldura que parece derreter frente ao observador. O que predomina é a linha, o traço, o desenho. O mundo das cores, da mancha aquarelada que se espalha imprevisivelmente sobre o papel é deixado de lado.

Desta forma temos nessa exposição um contraponto entre o mundo da mancha de cor de um lado e o mundo das linhas, do desenho do outro.  Essa é uma das batalhas mais antigas dentro da História da Arte que, como um pêndulo privilegia hora a mancha e depois a linha.

 

Sobre a artista Catarina Gushiken:

Catarina Gushiken trabalhou durante muitos anos com moda – de onde tem sua formação – e aplicou suas habilidades em desenho nos croquis das coleções que desenvolvia para a marca Cavalera. Ao mesmo tempo em que exercitava sua imaginação com cores, texturas e volumes das roupas, criava um traço muito característico em figuras femininas de olhos grandes, com uma estranha sensualidade e grande leveza. Com o passar do tempo essas figuras  se tornaram mais importantes do que o objeto final – a roupa, a coleção, a moda – e assim nasceu a artista. Catarina conseguiu construir uma gramática visual coerente, seja no traço, na textura ou temática. Hoje ela consegue explorar variações nesse seu universo, misturar com suas raízes orientais e trazer formas e objetos deste seu mundo para o real, desenvolvendo objetos, móveis ou acessórios.

Hoje em dia, o Estúdio Catarina Gushiken, desenvolve muito mais do que trabalhos em ilustração. Uma artista híbrida e versátil, que repagina espaços, cria cenários, paredes, objetos e aplica sua arte em múltiplas plataformas. Dedica-se a projetos sob encomenda, trabalhos e exposições pessoais.

Tem como clientes Época, Brastemp, C&A, TIM, Cirella, Dalutex, SESC, Pitty, Reinaldo Lourenço entre outros.

Reserva também, um espaço especial, totalmente voltado para aulas de ilustração, e abre as portas para quem deseja conhecer esse universo criativo de perto.

Mostra: Entre Mundos

De 29 de novembro até 31 de dezembro

Artista: Catarina Gushiken

De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h

Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras

Estacionamento: a partir de R$ 20

Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.

Tel.: (11) 3062-8813 / www.chakras.com.br

  

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Bia Marques/ Caroline Fakhouri

bia@keypress.com.br/jornalismo@keypress.com.br 

Tel. (11) 3266.3638/  (11) 9340.5722 / (11) 3263.1055

 




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: