quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nani Matarazzo - Soul Tattoo Art e Café - 24/09/2011

Nani Barros Matarazzo abre no Soul Tattoo Art e Café sua exposição individual Desejo Espontâneo, com sete pinturas a óleo e treze fotografias digitais com interferências, contendo um grande volume de cores e informações visuais. A inspiração desses trabalhos está em tudo o que cerca a artista. Essas imagens vão se acumulando, se misturando, se aglutinando em seus registros mentais, e são expressas em forma de arte. O trabalho de Nani tem forte conexão com a cultura do remix, onde há um constante diálogo de sua obra com a de outros artistas e com a sua própria. Abertura 24 de setembro.


Exposição                 Nani Barros Matarazzo Desejo Espontâneo

Abertura                    24 de setembro – sábado – às 18h

Período                       De 26 de setembro a

Local                         Soul Tattoo Art e Café http://www.soultattoo.com.br/

                                  Rua Oscar Freire, 2203 - Tel: (11) 30712316 / 30633435

Horário                        segunda a sexta das 11h às 20h, sábado das 11h às 18h

Nº de obras                 20

Técnica                       óleo s/ tela e trabalhos digitais

 

Soul Tattoo Art e Café exibe a exposição Desejo Espontâneo, de Nani Matarazzo. A mostra individual traz ao público sete pinturas em óleo sobre tela e treze trabalhos digitais da artista plástica.

 

As obras de Nani são inspiradas por tudo o que a cerca. Essas imagens vão se acumulando, se misturando, se aglutinando, e são expressas em forma de arte, com um grande volume de cores e informações visuais.

 

Em algumas de suas pinturas a óleo, Nani utiliza fragmentos de trabalhos de outros artistas. Desses fragmentos são feitos transfers, que a artista pinta a sua maneira e a seu gosto. Esses pedaços de obras alheias são utilizados em sua composição e somados a outros elementos.

 

A forma de trabalhar de Nani tem uma forte relação com a cultura do remix, que acontece na música, grande paixão da artista. "Se isso já é feito na música e até com a comida, por que não na arte?", diz ela, fazendo ainda uma alusão à fusion cuisine, em voga na gastronomia.

 

Tendo a música novamente como base de comparação, o que Nani Matarazzo faz em seus trabalhos, que chama de "digitais", é equivalente ao que a dupla francesa de música eletrônica Daft Punk faz com sua música: um auto remix. Enquanto os franceses em suas apresentações ao vivo fundem duas ou mais de suas composições em uma única música, Nani pinta, fotografa, imprime e pinta novamente sobre a impressão, criando uma interferência em sua própria obra.

 

As obras presentes na exposição Desejo Espontâneo foram criadas ao longo da última década e foram selecionadas a partir da proximidade estética e de técnica entre elas. O título, de acordo com Nani, representa a própria temática que conceitua sua mostra. Pode-se sentir pelas obras exibidas o senso de observação e determinação da artista, de natureza inquieta e sempre ávida pelo novo.

 

A artista

Em 1987, a convite de um amigo, Nani Matarazzo realiza sua primeira exposição de quadros, dando início à carreira de pintora, assinando "de Nani". No começo, a artista trabalhou com colagem, dando início mais tarde, em 1999 a uma fase na qual utilizou muito o transfer. Em meados de 2008 passou a utilizar impressão em papel, vinil e aço. Participou em 2000, 2001 e 2002 do World Festival of Art on Paper em Kranj, na Eslovênia, e em 2008 da Bienal de Chapingo em Texcoco, no México.


--
----
Bruno - Balady Comunicação





--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: