quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arte Aplicada Galeria de Arte - Fernanda Naman - 17/09/2011



Fernanda Naman abre Desejos, na Arte Aplicada Galeria de Arte, mostra individual composta por 28 fotografias com intervenções da artista, impressas em metacrilato, papel e espelho, registrando flashes de sonhos de consumo. Os trabalhos mostram silhuetas frente a lojas, ao redor do mundo. Fernanda as posicionou dessa forma, pois "as pessoas param para admirar as vitrines como o fariam em frente a uma obra de arte, pois as vitrines se tornaram verdadeiras instalações", segundo a artista. Abertura: 17 de setembro.

 

Exposição                 Fernanda Naman Desejos

Curadoria                  Sabina de Libman

Texto Crítico                Olívio Tavares de Araújo

Abertura                     17 de setembro – sábado – às 12h

Período                        19 de setembro a 11 de outubro de 2011

Local                          Arte Aplicada Galeria de Arte www.arteaplicada.com.br

Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725

Horário                         segunda a sexta, das 10h às 19h

sábado, das 10h às 14h

Nº de obras                  28

Técnica                        fotografias impressas em papel e espelho

Dimensão                  40 x 52cm a 110 x 200cm

Preço                           de R$ 2.500,00 a R$ 7.500,00


A artista plástica Fernanda Naman abre a exposição individual Desejos na Arte Aplicada Galeria de Arte. A mostra traz 28 trabalhos fotográficos com sobreposição de imagens de vitrines de lojas, com silhuetas de pessoas que param diante do vidro, desejando os artigos em exibição.

 

O que inspira a artista nessas obras é a reação das pessoas em frente às vitrines. De acordo com Fernanda, os objetos desejados representam sonhos, que servem como uma fuga para os problemas do cotidiano. "O mundo precisa de sonhos, independente da classe social", comenta.

 

A produção da série apresentada nessa mostra foi iniciada em Paris, o berço da moda. O local não poderia ser mais apropriado. Fernanda Naman se focou nas lojas de grifes famosas devido à arquitetura imponente e por vezes até dramática desses estabelecimentos. A série em exibição na Arte Aplicada traz ainda registros feitos em lojas de outros dos principais redutos da moda, tais como Nova York, Roma e Miami. Para a realização dessas imagens, Fernanda saiu pelas ruas dessas cidades pela manhã, antes mesmo da abertura do comércio, e fotografou as fachadas vazias, inserindo depois imagens de pessoas, após transformá-las em silhuetas negras.

 

Em algumas das obras de Desejos, contudo, as tais silhuetas não aparecem. Nesses trabalhos, impressos em espelho, é a própria imagem do espectador da obra que aparece refletida na vitrine imaginária. Esse artifício casa perfeitamente com a comparação que a artista faz entre moda e arte: "Hoje, as pessoas param para admirar as vitrines como parariam na frente de uma obra de arte dentro de um museu, pois as vitrines se tornaram verdadeiras instalações".

 

 

Fernanda Naman

Nascida em 1973, em São Paulo, onde vive e trabalha, Fernanda Naman, formada em arquitetura, fez diversos cursos voltados à arte, tais como pintura, fotografia, instalação, escultura, no Brasil e no exterior. Já realizou mostras coletivas e individuais pelo Brasil, em instituições como Conjunto Cultural da Caixa, Casa das Rosas e Instituto Tomie Ohtake, e em outros países, como Itália, onde participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença e de Roma, e Estados Unidos, onde expôs nas galerias New Century Artists, Ward-Nasse, Caelum e Latinarte.


--
----
Bruno - Balady Comunicação



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: