sexta-feira, 6 de abril de 2012

StudioClio - Ciclo de cinema sobre a Grécia, com Francisco Marshall


Olá,

As influências e referências da cultura grega sobre a sétima arte serão exploradas em ciclo de cinema no StudioClio. O ciclo Lanterna Grécia Mágica acontece nos dias 12, 13 e 16 de abril, às 15h. As sessões comentadas serão coordenadas pelo historiador Dr. Francisco Marshall e tem entrada gratuita. Segue mais informações.

Atenciosamente,

Laura Gertz

StudioClio Assessoria de imprensa

(51)3254-7200 (51)95186370

www.studioclio.com.br





Ciclo de cinema - Lanterna Grécia Mágica

Ciclo de cinema
Ciclo Lanterna Grécia Mágica
Com Francisco Marshall
Dias 12, 13 e 16 de abril, às 15h
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200

O StudioClio promove um mini-ciclo de cinema dedicado a explorar os três fundamentos da cultura grega - Homero, Tragédia e Comédia. Em três encontros, realizados nos dias 12, 13 e 16 de abril, o ciclo de cinema Lanterna Grécia Mágica irá expor as referências da literatura, filosofia e cultura grega na a sétima arte. As sessões comentadas serão conduzidas pelo historiador helenista Dr. Francisco Marshall. Fazem parte da mostra os filmes "E aí, meu irmão, cade você?" dos irmão Coen, "Medea" do diretor italiano Pier Paolo Pasolini e "Poderosa Afrodite" de Woody Allen.
Com entrada Franca, o ciclo faz parte das atividades preparatórias para o ClioTur Grécia Turca: de Tróia à filosofia, que partirá rumo à Turquia em maio. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 - Cidade Baixa. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 32547200.

12 de abril, quinta-feira - 15h
Homero em metáfora
"E aí, meu irmão, cadê você?" (2000 - 1h 47min) Diretor: Joel e Ethan Coen
Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. Ulysses Everett McGill (George Clooney), Delmar O'Donnell (Tim Nelson) e Pete Hogwallop  (John Tuturro) saem em jornada para recuperar 1.2 milhão de dólares que Everett afirma ter roubado e enterrado antes de sua prisão. Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. 

13 de abril, sexta-feira - 15h
Tragédia de Eurípedes e o neopaisagismo atual
"Medea" (1969 - 1h 50min ) Diretor: Pier Paolo Pasolini
Baseado no clássico grego de Euripides, Medea conta a história de Jasão, líder de um exército, e sua saga para recuperar o reino que seu tio usurpou. Para tanto Jasão precisa roubar o Velocino de Ouro, objeto místico que pertence a um povo bárbaro. Ao conhecer a poderosa sacerdotisa Medea, Jasão se apaixona e a leva consigo, enquanto ela tem de sacrificar tudo para estar com ele, traindo seu povo e matando seu próprio irmão. Anos mais tarde ela a abandona e a seus filhos, casando-se com Gláucia, a princesa de Corinto. Medea planeja sua vingança, levanto o filme ao terrível clímax onde lealdade e traição são questionadas.

16 de abril, segunda-feira - 15h
Comédia de antigos e modernos, com a doce deusa
"Poderosa Afrodite" (1995 - 1h 35min) Diretor: Woody Allen
Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. Quando tenta colocá-la de volta aos trilhos de uma vida normal, também tem que encarar o problema que sua esposa está atraída por outro homem mais rico, simpático e articulado que ele. O que era uma história que se podia esperar de Woody é logo subvertida pela abordagem, que usa um coro de teatro grego para narrar, opinar sobre e interferir na história. Os diálogos são feitos em um típico teatro de arena grego, onde uma Cassandra versão Allen profetiza:"Vejo desastre. Vejo catástrofe. Pior, vejo advogados!".

Francisco Marshall
Professor Doutor nos cursos de pós-graduação em Artes Visuais e História da UFRGS, coordenador do Curso de Especialização em Museologia na mesma instituição, pesquisador e arqueólogo com atividades internacionais, é autor de diversas publicações sobre suas áreas de atuação.



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: