sexta-feira, 6 de abril de 2012

Informações Galeria Mezanino - Exposições ABRIL


Olá queridos, segue em anexo o convite das exposições que estaremos abrindo na semana que vem, e abaixo segue o texto de explicação das exposições e um texto de explicação individual do artista.

Segue:

De 14 de abril a 26 de maio de 2012:

 

NOVAS PAISAGENS

Fotografias de Léo Sombra

Sombra é fotógrafo profissional e registra suas paisagens sobre papéis fotográficos vencidos, em câmeras de médio formato. Suas imagens falam de pequenos detalhes em grandes espaços, transformando ruídos em poesia visual. Em 2011 teve cinco de suas fotografias adquiridas pela Pinacoteca do Estado de SP, para integrarem o acervo da instituição. Nesta sua primeira individual na Galeria, Sombra apresenta novos ângulos da cidade de SP.

 

CASA DE VÓ

Xilogravuras de Sergio Kal

Sergio Kal é designer gráfico de formação e profissão mas, desde 2009, vem mostrando suas gravuras na Mezanino. Olhando para assuntos do cotidiano, o artista apresenta, em sua primeira individual, objetos gravados em xilos, em tamanho natural, que nos remetem às lembranças de um tempo nem tão distante assim. Casa de Vó é uma nova série, que fala de memória em forma de desenho!

 

ABERTURA DIA 14 DE ABRIL, DAS 14H ÀS 17H.


Casa de Vó

Matrizes e xilogravuras de Sergio Kal

 

O artista vem desenvolvendo suas estampas intensamente para a (re)construção de sua própria história. Desde 2009 mostrando seu trabalho na Galeria Mezanino, Sergio Kal foca nas memórias da família, de uma forma delicada , "numa busca que solicita a presença". Primeiro numa série onde escavou todo o esqueleto humano em tamanho natural, sempre sobre madeiras encontradas, e agora, em objetos de um cotidiano perdido nas lembranças. Resgatando para (re)viver o que não vivemos, aproximando-se de experiências, imagens e objetos, com as histórias daqueles que viveram antes de nós... Fazendo-se presente através de seu interesse de uma presença anterior.

Nos detalhes, a busca pelas coisas simples e artesanais, o fazer manual e o cuidado com as pequenas coisas. Na Casa de Vó podemos ver esses objetos e temos a oportunidade de perceber a identidade que emana de cada um. "Tento estar atento para aprender sobre nós mesmos através das coisas que fazemos e nos espaços que habitamos", conclui o artista.

 

BIOGRAFIA
Nasceu em 1971 em São Paulo, onde vive e trabalha. Formou-se em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1992. Desde 1999 atua como designer em seu próprio estúdio, a Sapien Design e Comunicação. Em 2007 concluiu pós graduação em Fotografia e Teoria da Imagem, pelo SENAC. Realizou ilustrações, colagens e projetos gráficos para o mercado de moda, criando estamparia, vitrines e material de identidade visual para as principais indústrias têxteis nacionais.
Trabalha há mais de 15 anos com design gráfico. Participa desde 2006 de projetos coletivos e exposições no Sesc Pompeia, realizando projetos em xilogravura, monotipia e colotipia. Em 2008 participa do intercâmbio entre gravadores brasileiros e cubanos denominado " Entre La Habana e Sao Paulo". Realiza álbum de gravuras que condensa a experiência e a troca entre os diversos artistas. Tem trabalhos expostos na Galeria Mezanino desde 2009. Em seu trabalho recente, pesquisa as possíveis relações entre os objetos e o homem. Com o gênero Natureza Morta, se apropria de plantas técnicas de embalagens,  alterando os padrões de comunicação contidos nesses produtos de consumo.



Novas Paisagens

Fotografias de Leo Sombra

 

Vai pelo Sombra!

 

"Uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente." Whikipedia

 

"Leo nome de origem européia, pois não se define ao certo o país de seu primeiro uso, vem do latim Leo ou Leonis (leão). Era utilizado como uma alcunha (apelido) que valorizava a força e/ou a coragem de um indivíduo. A primeira pessoa a se diferenciar das outras por este nome transmitiu a designação aos seus descendentes, persistindo até os dias de hoje."

Penna Prearo, fotógrafo

 

Sombra então, nem se fala. Um cara que nasceu com os olhos para a fotografia, premiado com um sobrenome que carrega o estigma da iluminação, veio fadado à profissão!

Conheci-o junto à turma da Imagemágica, ONG fotográfica com cursos profissionalizantes, que formou um monte de novos talentos, entre eles Alex Josias e Ronaldo Camelo.

Sombra já chegou com uma série produzida com a técnica de pinhole e não mais parou. Usando papéis fotográficos vencidos, caixas e latas, equipamentos ultrapassados e novos, o artista vem documentando os espaços públicos das cidades de uma maneira muito particular, em ângulos diferentes, contrastes estranhos e muitos ruídos.

Em março de 2011 o Mapa das Artes publicou em sua capa a imagem do Estádio do Pacaembu, representando a cidade de SP. Logo depois, em maio, quando foram exibidas na SP-Arte, cinco de suas paisagens foram adquiridas pela Pinacoteca do Estado de SP. Marcelo Araújo, Ivo Mesquita e Regina Silveira, além de Diógenes Moura, escolheram as ampliações de médio formato: o Estádio do Pacaembu, a Estação da Luz, um circo e um hotel na periferia e um píer da cidade de Santos foram as cenas que entraram para o acervo da instituição.

Com uma produção intensa e precisa, uma individual do artista já era esperada e cobrada por aqueles que acompanham sua trajetória. Então, com muita satisfação, a Mezanino tem o prazer de apresentar Novas Paisagens, a primeira individual de Leo Sombra, focada em uma série de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Renato De Cara, março de 2012.

 

 

BIOGRAFIA

Leo Sombra nasceu em 1986, em São Miguel, Rio Grande do Norte. Vive e trabalha em SP.

Fez o curso profissionalizante na ONG Imagemágica em 2006. Por falta de recursos, começou a fotografar no formato pinhole. Construindo câmeras sem lentes e juntando alguns papéis fotográficos velhos e vencidos começou a documentar a cidade degradada ao seu entorno. Tem participado de coletivas na Galeria Mezanino desde 2009. Em 2010 participou da expo Paisagens Periféricas, na Livraria Cultura, SP. Em 2011 teve cinco de suas paisagens adquiridas para integrar o acervo da Pinacoteca do Estado de SP.




GALERIA MEZANINO

RUA DA GLÓRIA 279 CJ 62

LIBERDADE SP | FONE: 11.3436.6306

DE TERÇA A SEXTA, DAS 12H ÀS 20H

SÁBADO, DAS 12H ÀS 18H

www.galeriamezanino.com

galeriamezanino@gmail.com


Obrigado


Atenciosamente,

--
Vinícius Batschauer
GALERIA MEZANINO
galeriamezanino.com
55 11 3436.6306


--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: