segunda-feira, 23 de abril de 2012

1500 Gallery - Bruno Cals - 02/05/2012





Bruno Cals expõe horizontes urbanos em galeria de NY

 

A 1500 Gallery abre a exposição Horizons, trazendo dez trabalhos inéditos do fotógrafo Bruno Cals. Essa mostra é composta por obras que exibem uma continuação do tema da exposição que Bruno abriu na galeria em 2010, a primeira individual realizada no espaço, voltado a fotógrafos cujo trabalho traz algo de brasilidade e fotógrafos brasileiros que trabalham temas diversos.

O artista decidiu dar continuidade à série com o mesmo propósito de investigação sobre a paisagem urbana, aprimorando o olhar e explorando novas localidades. Enquanto a primeira edição de Horizons focava-se primordialmente em registros da Europa e das Américas, a nova exposição traz também imagens captadas na Ásia, representada pelo Japão e pela China, que complementa uma visão global acerca do crescimento das cidades. Estados Unidos e Brasil também foram explorados pela lente de Bruno Cals para esses trabalhos.

As obras que fazem parte da mostra seguem o mesmo conceito trabalhado por Bruno nos últimos anos: a inexistência de horizontes nas metrópoles. Horizons é uma coleção de imagens de paisagens que desafiam os limites da bidimensionalidade e provocam a perspectiva. As fotografias exibem ao mesmo tempo realidade e irrealidade, retratando objetos que existem, mas sob um ponto de vista que os torna imaginários.

Bruno Cals capta com sua lente os horizontes num processo intuitivo. "Eu procuro uma forma de me ver dentro da minha imagem", explica. "O meu trabalho tem influência de tudo o que vejo pelo mundo da arte", analisa ainda.

"O processo criativo é diretamente relacionado ao conceito. Procuro lugares onde não consigo ver o horizonte verdadeiro, especialmente em grandes cidades, onde eles nem existem mais, onde o vertical eliminou o horizontal. Procuro texturas que me remetam a sensações que não posso encontrar naqueles locais", aprofunda Bruno Cals.

"Cals nos mostra, em grande parte, espaços, à primeira vista desabitados; sem vestígios da presença humana ou de alguma outra forma de vida; algumas exceções, entretanto, nos surpreendem pela apresentação de possíveis paisagens tecnológicas que poderiam indicar pistas de mundos avançados: estações espaciais, cidades artificiais?", reflete o curador Boris Kossoy.

Horizons não é composta simplesmente por belas imagens. A ideia é a construção de um horizonte imaginário na galeria. A curadoria de Boris Kossoy marca o início da parceria do fotógrafo e grande pesquisador do tema com a 1500 Gallery.

 

O artista

Bruno Cals nasceu no Rio de Janeiro em 1967. Aos 19 anos de idade mudou-se para Paris e deu início a uma bem sucedida carreira como modelo. Aos 26, decidiu que queria ser fotógrafo e retornou ao Brasil, onde começou a fotografar profissionalmente. Iniciou como fotógrafo de moda, trabalhando para publicações como Vogue, Elle e Visionaire e para as maiores agências de publicidade do Brasil. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo três no Cannes Lions International Advertising Festival.

 

A galeria

A 1500 Gallery é o resultado da união de dois jovens empreendedores: Alex Bueno de Moraes e Andrew S. Klug. As obras que compõem o acervo da galeria incluem fotografias de diversas épocas, da moderna à contemporânea. A definição de "fotografia brasileira" utilizada pela 1500 Gallery abrange um conceito mais amplo do que o comumente atribuído às palavras. A galeria define tais trabalhos como sendo as fotografias feitas por fotógrafos brasileiros bem como as imagens que possuem algum tipo de relacionamento conceitual e/ou temático com o Brasil. Apresentando-se como um espaço de divulgação e exibição da fotografia brasileira em território internacional, a 1500 Gallery vem construindo a via de retorno, possibilitando a vinda de artistas internacionais ao território brasileiro. Menos de dois anos após sua inauguração, o espaço já realizou seis exposições, entre individuais e coletivas, com destaques na mídia.

 

Exposição                 Bruno Cals – Horizons 2

Curadoria                  Boris Kossoy

Local                          1500 Gallerywww.1500gallery.com

511 West 25th Street, #607  New York, NY, Tel.: +1.212.255.2010

Abertura                    02 de maio de 2012, quarta-feira, às 18h

Período                       03 de maio a 28 de setembro de 2012

Horário                       terça a sábado, das 12h às 18h


Bruno - Balady Comunicação

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: