quarta-feira, 21 de março de 2012

Lançamento site ê dendê - 30.03 | 20H


O que: Lançamento do site ê dendê www.edende.org e Exposiçao Fotográfica ê dendê

Onde: Galeria do Livro, Cine Glauber Rocha (Espaço Unibanco), Salvador - BA

Quando: 30 de março de 2012

Hora: 20H

Período: visitação 30.03 a 22.04.12

Novidade: Cartões Postais (distribuição gratuita)

Fotógrafos: Augusto Santos, Euriclésio Sodré, Erivan Morais, Florian Boccia, Marília Palmeira, Mark Dayves  e Péricles Mendes

Pesquisa: Cacá Faria

Realização: Amiga da Arte

Informações: contato@edende.org | (71) 8133-0910

Extra: Antes do dia 30 de março às 20H o site edende.org exibe a sua plataforma Blog.




Sobre o projeto ê dendê

O Projeto Ê Dendê - Artesão Arteiro começa com uma expedição percorrendo o Baixo Sul da Bahia (Costa do Dendê), a fim de realizar uma pesquisa sobre o artesanato local. Nessa região de grande potencial turístico, recortada e dominada por arquipélagos, entre mar, mangue, palmeiras e mata atlântica; destacamos a importância do artesanato como expressão histórica cultural e artística de um povo essencialmente ligado à natureza. Habilidosos artesãos e mantenedores de saberes que precisam ser valorizados.

O projeto tem como proposta unir a pesquisa para a construção de uma cartografia que envolve a sustentabilidade e a valorização da produção artesanal, onde os artesãos se situam no centro desse processo - eles são como guias: abrindo espaços, mostrando os caminhos e os lugares; apresentando pessoas e os recursos naturais. Todas as ações do projeto implicam a ampliação das possibilidades econômicas, sociais e culturais dos artesãos, e logo, de sua região, articulando o turismo como intercâmbio, mais humano, consciente e menos predatório.

De modo independente, a pesquisa iniciada em 2008 percorreu 13 localidades. Fotógrafos foram convidados a acompanhar a expedição e realizar o registro da produção local, os lugares e cenas do cotidiano. Como fruto das primeiras viagens, surge em 2010 o "Ê dendê: Olhares sobre a Costa do Dendê", uma mostra fotográfica que apresenta ao público da capital - Salvador, realidades tão próximas, no entanto, pouco conhecidas. Em seguida, a Exposição Itinerante ê dendê que retorna às localidades pesquisadas e expõe em vias públicas como praças, praias e feira; espaços de transporte como barcos e ônibus. Ali, as pessoas retratadas puderam se reconhecer nas imagens capturadas. Em novembro de 2011 o projeto apresentou a exposição "Ê dendê: Olhares sobre a Costa do Dendê", na Praça do Campo Grande, em Salvador e no mês de dezembro a itinerância em 22 localidades da região da Costa do Dendê. Durante o carnaval de 2012, a exposição fotográfica itinerante esteve no Aeroporto de Salvador. A conclusão da primeira etapa do projeto será com o lançamento do site edende.org, em março de 2012, na Galeria do Livro do Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves (Salvador-BA).

Outros artistas serão convidados a participar das expedições. Aprendendo e trocando com as experiências, o olhar de ambos se contagia. Artesão x Artista, arte e artesanato... A cada viagem, laços são fortalecidos e a rede sendo tecida. Novas rotas vão sendo descobertas e vias de interlocução sendo criadas. O projeto Ê dendê prevê ainda a produção de novas expedições artísticas, oficinas, catálogos, vídeos, mapa de bolso e até a construção de um barco.

 

Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram com o projeto.

Cacá Faria.




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: