terça-feira, 17 de janeiro de 2012

StudioClio - Museu Hermitage é tema de Almoço Clio



Museu Hermitage é tema de Almoço Clio

Almoço Clio
O Museu Hermitage
Com Tiago Halewicz, Leonardo Magni e Liliana Andriola
Dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 12h20
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254 7200
www.studioclio.com.br

Em 1764 a czarina Catarina, a Grande, reuniu em São Petersburgo uma considerável coleção de pinturas da Europa Ocidental e assim fundou o Museu Hermitage. O curador musical do StudioClio Tiago Halewicz, que em recente viagem à Rússia visitou este espaço, comentará a história do acervo de 3 milhões de artefatos do museu e das suas suntuosas dependências no próximo Almoço Clio, que acontece no dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 12h20.

O Hermitage é composto por dez prédios situados ao longo do rio Neva. Neste conjunto o papel principal cabe ao Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua coleção possui itens de praticamente todas as épocas e estilos da história russa, europeia, oriental e do norte da África.

A gastronomia fica a cargo dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Para a entrada eles preparam terrine de peixe branco com mesclun de folhas e repolho roxo ao molho de crem. Porco com molho de cogumelos e batatas salteadas com estragão compõem o prato principal. Na sobremesa será servida torta de ameixa com calda de maçã.

Os ingressos podem ser adquiridos pela página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 60 (almoço e palestra) e R$ 25 (palestra). Reservas e cancelamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3254 7200. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa. Esta atividade faz parte da programação Gastronomia Cultural StudioClio Claro.

Tiago Halewicz

É pianista, graduou-se em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aos cuidados da professora Maly Weisenblun Guerchfeld. Atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa.
Foi na classe da pianista Maria Szraiber na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia que despertou seu interesse pela cultura polonesa. Assim, a título de pesquisa de pós-graduação, debruçou-se sobre a obra do compositor Karol Szymanowski. Desde então, o repertório dos compositores poloneses faz parte de seus programas de concerto.
Halewicz mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil.
No StudioClio, em Porto Alegre, Tiago Halewicz é curador do projeto Memória Cultural Polonesa, ciclo de atividades patrocinado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. Neste ano, em virtude das comemorações do bicentenário de Fryderyk Chopin, o projeto coordenado por Halewicz apresenta concertos oficiais do Ano Chopin e produz um vídeo documentário sobre os duzentos anos do compositor polonês. 

Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009 é chef e sócia-proprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Sobre os Almoços Clio
Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, à literatura, à história, às artes visuais, ao teatro, à arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Inicia às 12h20 e termina às 13h40.



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
5133333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: