terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prêmio de crítica sobre a Bienal do Mercosul tem prazo de inscrições prorrogado


Prêmio de crítica sobre a Bienal do Mercosul tem prazo de inscrições prorrogado

Promovido pela AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, Prêmio de Incentivo ao Jovem Crítico está na segunda edição

 

A 8ª Bienal do Mercosul tem como patrocinadores Master as empresas Gerdau e Petrobras

 

A AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte anuncia a prorrogação do prazo para inscrições no segundo Prêmio de Incentivo aos Jovens Críticos, que nessa edição tem como tema a 8ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre/RS) e a 6ª Bienal Vento Sul (Curitiba/PR). Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de janeiro.

Podem concorrer jovens ensaístas entre 18 e 40 anos, residentes na América Latina (América do Sul, Central e México).  Os interessados devem apresentar um texto crítico, de 1000 a 2000 palavras sobre a Bienal, em uma das línguas oficiais da AICA – inglês, francês e espanhol - e, excepcionalmente nessa edição, também português, por tratar-se de um evento que ocorre no Brasil.

O vencedor ganhará uma viagem para participar do próximo Congresso da AICA, que será realizado no final de 2012, em local e data a ser confirmada. O vencedor será também convidado a apresentar uma comunicação sobre um dos temas deste próximo congresso mundial.

O resultado será anunciado até o final de março de 2012 e o ensaio contemplado com o prêmio, assim como outros selecionados, será publicado no site da AICA. O vencedor do prêmio também se tornará membro da AICA (incluindo cartão da associação e selo anual) gratuitamente por um período de três anos.

O Júri está composto por cinco membros da Comissão de Fellowship Fund: Tineke Reijnders, Presidente (Holanda), Yacouba Konaté (Seção Livre, Presidente Internacional de AICA), Henry Meyric Hughes (Reino Unido), Irini Savvani (Grécia), Maite Beguiristain (Espanha), Lisbeth Rebollo (Brasil) e Adriana Almada (Paraguai).

As inscrições e o envio de trabalhos devem ser feitos por email e por correio até o dia até 31 de janeiro de 2012 para:

AICA International

A/C Anne-Claude Morice

Rue Yves Toudic 32

75010 – Paris - França

E-mail aica.office@gmail.com (aos cuidados de Tineke Reijnders)

Informações: http://www.aica-int.org

Os candidatos devem outorgar à AICA autorização total dos direitos de autor sobre os seus textos, independentemente se tenham sido ou se serão publicados por terceiros. A AICA não vai interferir em uma publicação posterior ou reprodução de texto, sempre que citado com o devido reconhecimento.

Sobre a AICA

A AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte é uma Organização Não-Governamental, fundada em 1950, sob patrocínio da UNESCO. O objetivo da instituição é apoiar a crítica de arte em todas as formas pelo mundo. Seu escritório, sediado em Paris, representa e promove as atividades de mais de 4500 membros, divididos em 63 diferentes áreas ao redor do mundo.

O ganhador do primeiro Prêmio AICA para Jovens Críticos foi Franck Hermann Ekra (Dakar e Paris), por sua resenha sobre a 9ª Bienal de Dakar, em 2010. A resenha está publicada em francês no website da AICA.

 

Sobre a 8ª Bienal do Mercosul

www.bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br/blog

http://twitter.com/bienalmercosul

www.facebook.com/bienaldomercosul

 

 

A 8ª Bienal do Mercosul aconteceu de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal tratou da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reuniu 186 obras de 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.

O projeto curatorial foi composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.

Os espaços expositivos que abrigaram as mostras da Bienal em Porto Alegre foram os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

Artistas, obras, exposições e atividades pedagógicas da 8ª Bienal do Mercosul também passaram por mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Santa Maria , Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Teutônia.

O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contemplou ainda atividades de formação de professores e mediadores, oficinas, conversa com o públicos, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas públicas e atividades variadas foram oferecidos ao público visitante durante o período da mostra.

A equipe curatorial foi composta de sete profissionais latino-americanos: José Roca (Colômbia) – curador geral, Pablo Helguera (México) - curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) - curadores adjuntos, Aracy Amaral - curadora convidada e Fernanda Albuquerque (Brasil) - curadora assistente.

Exposições e atividades

Artista homenageado: Eugenio Dittborn – mostra das Pinturas Aeropostais do artista chileno, referencial na América Latina. Esteve em exposição em Porto Alegre no Santander Cultural, com itinerâncias em três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bagé e Pelotas.

Cadernos de Viagem – expedições de artistas em nove regiões do RS entre os meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Os resultados foram exibidos em mostras individuais em institutições culturais de diversas cidades do RS e, no período da Bienal, em exposição coletiva no Armazém A7 do Cais do Porto, em Porto Alegre.

Casa M – espaço dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico, localizado no centro de Porto Alegre, e que traz uma intensa programação cultural. Em funcionamento desde de Maio. Encerra suas atividades em 17 de dezembro de 2011.

Cidade Não Vista – obras de arte em nove locais do centro de Porto Alegre, que destacaram estes lugares e privilegiaram a experiência e o sensorial.

Continentes – sete espaços independentes internacionais realizaram atividades em caráter de residências artísticas em três espaços independentes do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. Este projeto teve como objetivo a troca de experiência e a formação de redes de intercâmbio.

Geopoéticas – exposição nos Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, em Porto Alegre, com obras e artistas que põem em cheque a noção de nacionalidade. Mostrou diversas formas de medir e representar o mundo. Algumas micronações - pequenas nações com ou sem território – também fizeram parte desta exposição como zonas de autonomia poética – ZAPs.

Além Fronteiras – uma visão crítica da paisagem do Rio Grande do Sul mostrada através de obras inéditas de nove artistas e peças de acervos de museus do Estado. Esteve em cartaz no no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

 

Patrocinadores e apoiadores

Essa edição contou com a adesão das seguintes empresas e instituições:

Minc - Ministério da Cultura / Governo Federal - Realização

Pró-Cultura RS / Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul / Governo do Rio Grande do Sul - Financiamento

Gerdau – Patrocínio Master e Patrocínio Mostras Geopoéticas e Cidade Não Vista

Petrobras - Patrocínio Master e Patrocínio Mostra Cadernos de Viagem

Banco Itaú – Patrocínio Projeto Pedagógico e Patrocínio Casa M

Banco Santander – Patrocínio Mostra Eugenio Dittborn

Oi – Patrocínio Mostra Cidade Não Vista

Banrisul – Apoio Especial Mostra Além Fronteiras

CEEECompanhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul - Apoio Especial

Grupo RBS - Apoio do Projeto Pedagógico

Grupo SLC - Apoio Mostra Geopoéticas

Vonpar - Café da 8ª Bienal e Apoio Casa M

Crown Embalagens - Apoio

Lojas Renner - Apoio

Lojas Pompéia - Apoio

Panvel - Apoio

Irani Celulose - Apoio

Procempa - Empresa de Ti da 8ª Bienal do Mercosul

ICBNA – Instituto Cultural Brasileiro Norte-AmericanoApoio

Dez Propaganda - Apoio

Oi Futuro - Apoio Institucional

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Apoio Institucional

SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias - Apoio Institucional

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Apoio Institucional

Canal Futura – Apoio Institucional

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Apoio Institucional

APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apoio Institucional

Japan Foundation - Apoio Governamental

Ministério da Cultura da Colômbia - Apoio Governamental

Consulado Geral do México - Apoio Governamental

Conaculta - Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (México) - Apoio Governamental

Aliança Francesa - Apoio Governamental

Consulado Geral da França - Apoio Governamental

 

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

 

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

 

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7500 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br


 
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: