terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Arte Infinita - Lançamento do livro "Vertigens do Vazio" de Helio Rodrigues - 20/10/2011





A Arte Infinita Galeria de Arte apresenta o lançamento do livro "Vertigens do Vazio", do artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues, com experiências vividas em seu atelier no desenvolvimento de esculturas, como professor e como coordenador do projeto social "Eu Sou", que promove a construção de identidade através da arte de crianças de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Serão expostas ainda três esculturas de autoria de Helio Rodrigues e um vídeo no qual é mostrado o processo de produção da escultura "Alguns Vazios". Lançamento dia 20 de outubro.

 

Evento                       Hélio Rodrigues - "Vertigens do Vazio"

Abertura                    20 de outubro – quinta-feira – das 19h às 22h

Local                         Arte Infinita Galeria de Arte www.arteinfinita.com.br

                                  Rua Mateus Grou, 629, Pinheiros, São Paulo

                                  Tel. (11) 3032-3151

Horário                        segunda a sexta, das 10h às 18h

                                  sábado, das 10h às 14h

 

Sobre o livro Vertigens do Vazio

  • Autor – Helio Rodrigues
  • Apresentação – Madalena Freire
  • Capa – Zane Garnier
  • Editora – Livre Expressão
  • Páginas – 254
  • Preço – R$ 35,00 


Helio Rodrigues lança na Arte Infinita Galeria de Arte o livro "Vertigens do Vazio", com experiências vividas como artista e como arte-educador, áreas nas quais atua desde 1970. No livro, o autor apresenta teorias e relatos pessoais, que fundamentam o conceito do vazio tanto na arte quanto na educação.

Além do ofício em seu ateliê, onde cria suas esculturas, e como professor, o livro discute ainda seu trabalho como coordenador do projeto social "Eu Sou", que promove a construção da identidade através da arte de crianças de comunidades carentes de Sulacap e Jacarezinho, no Rio de Janeiro. "'Vertigens do Vazio' é um chamamento à grande aventura da criação. É convite para mergulho, sem reservas, na busca do novo, do inusitado, de nossa essência", declara Madalena Freire.

Por ocasião do lançamento do livro serão expostas na galeria três esculturas desenvolvidas por Helio Rodrigues, que lidam com o conceito abordado no livro, e será exibido um vídeo no qual foi documentado todo o processo de criação da escultura "Alguns Vazios".

 "Enquanto escrevia o livro, senti que em alguns momentos invadi tanto a psicologia quanto a filosofia. No entanto, tentei não adotá-las como argumento que caracterizasse o desenvolvimento do pensamento e sim, priorizar os processos criativos como principal material de reflexão para o leitor", analisa Helio.

 

O Autor

Helio Rodrigues, nascido em 1949, no Rio de Janeiro, iniciou sua participação no circuito de arte em 1969 com uma exposição individual e no ramo da educação no ano seguinte com a fundação do Atelier de Artes Helio Rodrigues, escola de artes para crianças e adultos. Como professor, já deu aula de artes e arte-educação em diversas instituições de ensino pelo Brasil, e como artista plástico, já realizou inúmeras exposições,  individuais e coletivas pelo Brasil, com destaque para mostras no MASP e Funarte-RJ, além de exposições no exterior, em países como Bélgica, Alemanha e Estados Unidos.


--
----
Bruno - Balady Comunicação




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: