segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria - Hugo Curti - 13/01/2012


Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre a exposição individual Além do Silêncio, com o trabalho do fotógrafo Hugo Curti. A mostra, com 13 obras, apresenta na paisagem cotidiana da vida humana, em meio ao ambiente doméstico, fotografias de animais já sem vida, empalhados, "habitando" o vazio junto a objetos – uma alusão ao silêncio depois da morte, em contraste com a própria vida. Abertura: 13 de janeiro.


Exposição                 Hugo Curti – Além do Silêncio

Curadoria                  Eduardo Machado

Texto                         Carlos Fadon

Abertura                    13 de janeiro, sexta-feira, às 19h

Período                      14 a 28 de Janeiro de 2012

Local                          Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria – mofilgue@terra.com.br

Rua Bela Cintra, 1533, Jardins, São Paulo

Tel.: (11) 3082-5292

Horário                      segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h30 às 14h

 

Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria abre exposição individual do fotógrafo paulistano Hugo Curti. Além do Silêncio traz 13 trabalhos que apresentam na paisagem corriqueira da vida humana, em meio a quartos e cozinhas, fotografias de animais empalhados, "habitando" o vazio junto ao cenário doméstico – o que cria uma reflexão acerca do silêncio depois da morte em contraste com a própria vida conturbada dos dias atuais. A intenção é revelar o distanciamento do homem em relação à natureza, através do silêncio e da inércia.

Onças, pinguins, tucanos, macacos e alguns tipos de papagaios são postos em poses que "encenam" momentos da vida selvagem, como o pouso e a caça, por exemplo. É como se o expectador pudesse ver nos diversos espaços, uma cena de ação da vida dos animais.

Seguindo a linha de seus últimos trabalhos, Meandros Invisíveis (2008) e FlorExflor (2006 – 2007), Hugo Curti ressalta o motivo que o fez optar por este tema. "Gosto de revelar a necessidade ou fatalidade que leva o homem a transformar tudo aquilo que toca. Já trabalhei com flores em um estado limite que as definiria como vivas ou secas, com os rios paulistanos canalizados e transformados pela cidade e agora com animais de verdade cuja técnica de taxidermia os transforma em objetos", afirma o artista.

Além do Silêncio é resultado do trabalho do fotógrafo, que desde 2008 acompanha as atividades do biólogo e taxidermista Emerson Boaventura. A exposição reúne fotografias realizadas até julho de 2011 e é ilustrada por um texto crítico do também fotógrafo Carlos Fadon. No dia 25 de janeiro, o fotógrafo realizará um encontro com artistas no local.

 

Sobre o fotógrafo:

Hugo Curti nasceu em 1967 em São Paulo. Aprendeu a técnica da fotografia com o pai arquiteto, e, desde, 2003 dedica-se a essa atividade, realizando trabalhos na área de arquitetura, moda, turismo, objetos, além de projetos gráficos e editoriais. Sua formação em Geologia e Gemologia, somada à inquietude artística, o levou a atuar na criação e execução de esculturas e objetos ornamentais para o corpo, realização que também foi tema de seu foco fotográfico. Essa multiplicidade de interesses está sempre permeando seu trabalho como fotógrafo, o que lhe constitui um caráter único. Hugo Curti acompanha as atividades do biólogo Emerson Boaventura desde 2008, capturando imagens do processo de taxidermia e desenvolvendo o presente ensaio Além do Silêncio. Entre suas exposições individuais estão Meandros Invisíveis (2008), FlorExflor (2006 – 2007), Artérias Paulistanas – Vias de Fato (2004) e A Céu Aberto (2003).


A Galeria

Mônica Filgueiras, que atuou no circuito das artes plásticas desde os anos 60, inaugurou sua própria galeria em 1980, com uma mostra individual de Antonio Dias. O espaço, há mais de três décadas, além de seu trabalho permanente baseado em seu acervo, realiza exposições regulares de artistas contemporâneos, que, dada a sua amplitude, tem uma forte repercussão no campo cultural. Em 2011, Mônica firmou parceria com o colecionador de arte Eduardo Machado e o espaço passou a ser chamado Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria.


Balady Comunicação

Bruno Palma - (11) 3814-3382


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: