terça-feira, 12 de julho de 2011

Romain Garioud volta a Porto Alegre para apresentar recital “O violoncelo pintor”


Romain Garioud volta a Porto Alegre para apresentar recital "O violoncelo pintor"

Recital
O violoncelo pintor
Com Romain Garioud
Dia 15 de julho, sexta-feira, às 20h30
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa/Porto Alegre – (51) 32547200
www.studioclio.com.br

O violoncelista francês Romain Garioud volta a Porto Alegre na próxima semana para realizar uma performance solo repleta de poesia e imaginação. No recital O violoncelo pintor, Garioud combinará as sonoridades do seu instrumento com imagens de obras primas da História da Arte. É na sexta-feira, dia 15 de julho, às 20h30 no StudioClio.

Garioud já esteve no palco do instituto em 2009, realizando o sarau-concerto Um violoncelo no museu francês. Na ocasião, a sua música harmonizou-se com uma visita virtual aos acervos do Louvre e da Gare D'Orsay através de uma seleção de obras com iconologia musical. Desta vez o músico interpretará Enric Casals, Edith Canat de Chizy, Bernd Aloïs Zimmermann e Alfredo Piatti.

Vencedor de diversas competições internacionais, Garioud pertence à nova geração de violoncelistas franceses, já tendo tocado com importantes orquestras. Ele preza pelo intercâmbio com outros músicos para ampliar o seu repertório. É frequentemente convidado a realizar masterclasses em festivais e universidades.

Os ingressos para o recital podem ser adquiridos através da página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 50 (público geral) e R$ 40 (professores, estudantes e seniores). O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa. Mais informações pelo telefone (51) 32547200.

Programa
 
Enric Casals (1892-1996)
Suite pour violoncelle en ré majeur
 
Edith Canat de Chizy (1950)
Formes du Vent
 
Bernd Aloïs Zimmermann (1918-1970)
4 petites études
 
Alfredo Piatti (1822-1901)
Caprices no.1 et 7
 
Huguet y Tagell (1882 - 1956)
Hallucinations  (4')

Romain Garioud
Começou a tocar violoncelo aos cinco anos de idade. Em 2001 e 2002, ganhou o quinto e o sexto prêmios nas Competições Internacionais Tchaikovsky e Rostropovitch de Violoncelo. Pupilo de Simone Beaujouan e Erwan Fauré, em 1993 Romain começou a frequentar as aulas de Jean-Marie Gamard's no "Conservatoire National Supérieur de Musique" de Paris. Durante o seu primeiro ano de estudos, ele ganhou o prêmio da Brizard Foundation. Este prêmio deu-lhe a oportunidade de fazer uma apresentação solo com o "Nouvel Ensemble Instrumental du Conservatoire", conduzido por Roland Pidoux. Em 1997, ele ganhou um "Premier Prix à l'Unanimité" e no ano seguinte recebeu a mesma distinção em música de câmara na aula de Jean Mouillère. Xavier Gagnepain da Boulogne-Billancourt e Philippe Muller foram professores de Romain duranteo CNSM Advanced Course em Paris. Ao longo da master-class, as qualidades dele foram imediatamente reconhecidas por alguns dos mais famosos violoncelistas estrangeiros. Durante seus estudos, a "Orchestre National de l'Opéra" de Paris e a "Orchestre de Radio France", assim como a "Opéra de Bordeaux", frequentemente o chamavam para ser o primeiro solista de suas orquestras. Em 1999, Romain Garioud recebeu elogios da "Mécénat Société Générale" e da "Fondation Meyer". Ele também tem um diploma de professor de violoncelo e ensina em conservatórios de Paris. Em 2001, Romain tocou como solista com a NEIC, a "Vina del Mar Orchestra", e a orquestra de Paris, conduzida por E. Eschenbach. Romain é muito requisitado e convidado para vários países para concertos e Master-Classes. Ele é sempre agradecido por ampliar o seu repertório, ao qual ele não dá limites. Seja em suas performances solo ou com orquestra de música de câmara, Romain é sempre motivado pela sua paixão pelo intercâmbio com outros artistas.

Atenciosamente,

--
Mariana Sirena

StudioClio - Assessoria de Imprensa
(51) 3254 7200 | (51) 9822 5779
www.studioclio.com.br



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: