terça-feira, 12 de julho de 2011

DIVULGAÇÃO EXPO


RELEASE


SOB O PONTO DE VISTA DO RAIO - Exposição de Fabiano Gummo

Reflexões sobre a singularidade tecnológica da ausência


Anualmente, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas no mundo. No Brasil, 90 mil toneladas de computadores são descartadas por ano. De fato, a taxa de desenvolvimento tecnológico computacional dobra a cada 18 meses.

Incorporando tinta spray automotiva e resíduo tecnológico - circuitos integrados, drives e fiação - o artista explora o desperdício da sociedade eletrônica enquanto matéria-prima para experimentações visuais abstratas. Na mostra, as obras são integradas através de um fluxo imanente de sentidos, onde as múltiplas 'interpretações' podem estar sujeitas às expectativas, motivações e singularidades do observador.


Este subjetivismo visual - característico da arte abstrata - combinado às diferentes linguagens da arte contemporânea, como a vídeo-arte, a street arte a linguagem visual publicitária - é exercitado por Fabiano Gummo como -um método de imageamento não-invasivo do lixo eletrônico capaz de gerar um processo contínuo de significações entre o sujeito e o objeto".


Dessa forma, a exposição 'Sob o ponto de vista do raio" vai além da superfície. Ela busca problematizar o que o +1 nos indica sobre o -1. O negativo do objeto é testemunha tão somente de sua ex-presença? Ou o negativo expande o objeto para além do objeto? A representação das tripas inorgânicas do computador, do rejeito, remete ao espírito-virtual. A transparência entre fotografia e figura, entre plano e espaço, revela o etéreo da leveza metálica. Um objeto tecnologicamente descartado, que deixa rastros de sua dura tridimensionalidade no plano.

Fabiano Gummo nasceu em Canoas-RS, em 1978. É artista visual com influências multimídia e experimentais, atua com pintura, instalação, vídeo e performance art. Seus trabalhos já foram expostos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Londres. Atualmente estuda artes visuais na UERGS.


----------------------


SERVIÇO

Sob o Ponto de Vista do Raio
Exposição de Fabiano Gummo
Museu de Arte de Montenegro / RS
Coquetel de abertura: Terça, 05 de Julho. 19h.
Período de visitação: 05/07 à 22108

----------------------

Descrição


A técnica que usei na série foi baseada em duas propostas principais, a primeira remete às pinturas encontradas em cavernas, do período Neolítico. Quando era utilizada a boca (aerosol mouth), ou um tubo (osso oco) para borrifar a tinta sobre um objeto, deixando assim, a forma negativa desse objeto "impressa" sobre a rocha. E a segunda, inspirada nas experiências na década de 40 de David Smith, escultor (e pintor) americano com tendências expressionista abstratas, que também utilizava o método do negativo da imagem usando tinta spray automotiva. Hoje essa técnica é usada na street art, através dos stencils.


Nas obras, usei  variantes dessas técnicas, combinadas com objetos imersos em nossa realidade e que pudessem ser problematizados. Por isso, escolhi o "e-waste" (dispositivos eletrônicos descartados), resultado direto do consumo tecno-cultural catastrófico impulsionado pela singularidade tecnológica.



Fabiano Gummo
 [+55 0xx51] 911 56 900
i d e i a



--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: