sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Exposição EN ABYME prorrogada

A exposição de pinturas En Abyme de Marilice Corona foi prorrogada até o dia 17 de dezembro no Espaço Cultural - ESPM.

Na próxima quarta tem a Conversa com a artista e lançamento do catálogo com as obras.

 

A exposição En abyme da artista plástica Marilice Corona, exibida atualmente no Espaço Cultural ESPM, teve sua data de visitação prorrogada até 17 de dezembro. Dia 24 de novembro, quarta-feira, às 11:20 da manhã acontecerá a Conversa com a artista, tendo como convidados ao debate: Flávio Gonçalves, Niura Legramante Ribeiro, Richard John e Cláudia Barbisan, atual coordenadora do Espaço Cultural. Nessa ocasião será lançado o catálogo da exposição, com desenho gráfico de Tatiana Sperhacke, reunindo textos de Corona, de Gonçalves e Ribeiro e um bom número de imagens de pinturas e fotografias produzidas pela artista ao longo dos últimos cinco anos.

 

En abyme traz pinturas e fotografias de Marilice Corona, doutora em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. A proposta que norteou parte dos trabalhos que poderão ser vistos, agora, no Espaço Cultural ESPM, rendeu para a artista o Prêmio Açorianos de melhor exposição em pintura no ano de 2008.

Já tendo realizado, desde 1995, diversos trabalhos que faziam referência ao próprio lugar onde as obras seriam expostas, foi a partir do ano de 2005, com os projetos Espaços de Exposição, incluídos em sua tese Autorreferencialidade em território Partilhado, que a artista passa a dedicar-se, efetivamente, ao tema. Para a mostra En Abyme, Marilice reuniu pinturas e fotografias realizados para vários locais do país e, também, para a Maison du Brésil, em Paris/França, durante seu estágio doutoral. Mas, somados e em diálogo com estes trabalhos, a artista apresenta obras elaboradas especificamente para este novo local de exposição. Agora, não apenas encontraremos o espaço expositivo en abyme, mas os quadros, o atelier, seus documentos e a própria imagem da artista multiplicando-se uns dentro dos outros levando o olhar do espectador a entrar em um jogo de circularidade infinita.

O termo que dá título a exposição, nos diz a artista, é oriundo da literatura francesa e é, comumente, interpretado como "em abismo". Situação na qual uma narrativa está dentro da outra, um quadro dentro do quadro, um filme dentro de um filme. Mas Marilice diz ainda preferir o sentido outorgado pelo escritor francês André Gide, a quem se deve a criação do termo: o sentido de retroação.

 

O que: Exposição En abyme

Artista: Marilice Corona

Visitação prorrogada até 17 de dezembro, de segunda à sexta das 8h às 22h. Sábado das 9h às 15h

Conversa com a artista e lançamento do catálogo: 24/11 (quarta-feira) às 11h20min.

Onde: Espaço Cultural ESPM. Rua Guilherme Schell, 268.

  

----- Original Message -----
Sent: Friday, November 19, 2010 4:28 PM
Subject: Exposição EN ABYME prorrogada
 

 

 

Nenhum comentário: