sexta-feira, 12 de novembro de 2010

curadores da 8ª Bienal do Mercosul - viagens e palestras

 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 00 55 51 3254 7532/ 32547536 / 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Curadores da 8ª Bienal do Mercosul realizam viagens de pesquisa pelo Rio Grande do Sul

 

José Roca, curador-geral, vai conhecer artistas, espaços expositivos e ministrar palestras nas cidades de Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre. Curadora adjunta Alexia Tala viaja por Bagé, Uruguaiana, Livramento, Quaraí, São Gabriel e Cachoeira do Sul

 

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o curador-geral da 8ª edição da Bienal do Mercosul, José Roca, viaja pelo Rio Grande do Sul com o objetivo de conhecer artistas, projetos artísticos e instituições culturais com potencial participação durante a Bienal. As primeiras cidades a serem visitadas serão Pelotas (na próxima terça-feira, 16), Santa Maria (no dia 18 – quinta-feira) e Porto Alegre (na sexta-feira, 19 de novembro). Em cada uma das cidades, José Roca vai realizar encontros com o público interessado em conhecer suas experiências profissionais.

Sob o tema "Domesticando o modelo Bienal", Roca vai apresentar nestes encontros, dois dos seus mais recentes projetos curatoriais: a Philagrafika - grande exposição sobre a gravura no campo expandido, que aconteceu em 2010 na Filadélfia/EUA – e o Encontro de Medellín/MDE07 - realizado na Colômbia em 2007, e que reavaliou a ideia de Bienal como um evento concentrado em espaço e tempo. A partir destas duas experiências, o curador vai refletir sobre a importância da Bienal do Mercosul e sua próxima edição, cuja direção artística está sob sua responsabilidade. Confira as datas, horários e locais no serviço abaixo.

Já a curadora adjunta Alexia Tala vai conhecer artistas e espaços de cidades localizadas nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina, como Bagé, Uruguaiana, Santana do Livramento/Rivera e Quaraí, além de São Gabriel e Cachoeira do Sul. A curadora realiza a viagem entre os dias 14 e 21 de novembro.

Nos próximos meses, outros curadores da 8ª Bienal também realizarão viagens de investigação pelo Estado e pela América Latina. O projeto curatorial da 8ª Bienal do Mercosul prevê a participação efetiva de artistas e instituições locais e regionais. Esta participação se dará através de exposições e outras estratégias de ativação, além de ações específicas do Projeto Pedagógico em diversas cidades do Rio Grande do Sul.


Serviço

Visita do curador-geral da 8ª Bienal do Mercosul, José Roca, ao RS - agenda

·         Dia 15/11 – Pelotas

Visita a ateliês de artistas e instituições

·         Dia 16/11 – Pelotas

Visita a ateliês de artistas e instituições

19h – palestra pública – auditório do IAD – Instituto de Artes e Design / UFPEL – Rua Alberto Rosa, 62. Entrada franca

·         Dia 18/11 - Santa Maria – vista a ateliês de artistas e instituições culturais

19h – palestra pública – auditório do SESC - Av. Itaimbé, 66 Centro – entrada franca

·         Dia 19/11 – Porto Alegre

18h30min – palestra pública – Pinacoteca do IA – Instituto de Artes da UFRGS - Rua Senhor dos Passos, 248 Centro – entrada franca

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

Prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul tem como curador-geral José Roca (Colômbia) e a equipe curatorial é composta de outros cinco profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) como curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) como curadores adjuntos e Fernanda Albuquerque (Brasil) como curadora assistente.

Os espaços expositivos sugeridos para abrigar a 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A 8ª edição vai tratar da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, colonização, território, mapeamento, fronteira, alfândega, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região, as alianças transnacionais, os viajantes pesquisadores e a botânica. Além disso, o projeto pretende abordar a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico.

O artista homenageado desta edição é o chileno Eugenio Dittborn, artista referencial da América Latina. Sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles. A exposição, prevista para acontecer no Santander Cultural, vai mostrar as Pinturas Aeropostais - obras de ampla riqueza iconográfica, com uma presença visual e material contundente - que o artista desenvolve desde os anos 80 misturando desenho, costura, pintura e colagem.

O projeto para execução da Bienal está em fase de viabilização e orçamentação. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.

 

Nenhum comentário: