sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO DEBORAH ENGEL

----- Original Message -----
Sent: Thursday, November 04, 2010 1:59 PM
Subject: EXPOSIÇÃO DEBORAH ENGEL

Prezados Senhores,
Artur Fidalgo, tem o prazer de convidá-los para o vernissage da artista Deborah Engel. 
Contamos com a presença de vocês na inauguração e ajuda na divulgação. 
Atenciosamente.
Romualdo Marques

 Deborah Engel  "Paisagens Possíveis"  

            A artista Deborah Engel inaugura, no dia 18 de novembro, no Artur Fidalgo, a exposição "Paisagens Possíveis". A artista paulistana radicada no Rio de Janeiro, apresenta 18 fotos da série homônima. São "paisagens imaginárias" que misturam imagens contidas em revistas sobrepostas em 
cenas reais clicadas pela própria artista. Das paisagens sobrepostas surge uma terceira imagem, efêmera, que combina o real e o imaginário. Deborah apresenta ainda a vídeoinstalação "Lugares possíveis", um desdobramento da série fotográfica. 

É assim que sobrepõe a imagem de senhoras inglesas, retirada de uma revista, com uma casa de um trabalhador rural em Minas Gerais. É assim, também, que une a foto de uma revista que mostra um caboclo cercado de suas galinhas na Amazônia, com um galinheiro no Rio de Janeiro. 

No decorrer de sua carreira, Deborah foi se interessando pela transitoriedade, como um paradoxo ao registro fotográfico. Na série Tudo é passageiro (2009), fotografou usuários de transportes coletivos no Rio de Janeiro, com seus objetos pessoais e características próprias, durante o percurso que realizavam.  A mesma preocupação é vista em outros grupos de trabalho, como Série em transe (2007). 

"Em Paisagens Possíveis, procuro criar uma relação entre o ser e o estar, tanto do ponto de vista poético e simbólico quanto no aspecto formal do trabalho", diz a artista. São paisagens
efêmeras, que surgem de uma composição transitória entre a mídia (revista) e a paisagem. Através da fotografia, esta paisagem transitória se transforma em registro permanente".


Nenhum comentário: