domingo, 28 de novembro de 2010

Curadora da Bienal viaja a Passo Fundo e Região das Missões


Caros.
A partir de terça-feira, dia 30 de novembro, a curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, a mexicana Paola Santoscoy, vai visitar artistas e espaços expositivos nas cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, com potencial para participar da Bienal.
A curadora estará acompanhada do produtor Dulphe Pinheiro Machado, que pode ser contatado através dos telefones (51) 9268-5355 e 8140-2790.
Estamos à disposição para agendar entrevistas e enviar outras informações.
Um abraço,
 
Adriana Martorano
Assessoria de imprensa
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Fones: 00 55 51 3254 7532/ 32547536 / 9213 6558
email: imprensa@bienalmercosul.art.br
skype adriana.martorano
www.bienalmercosul.art.br
 

Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul realiza viagens de pesquisa pela Região das Missões

 

Paola Santoscoy vai conhecer locais históricos, artistas e espaços expositivos

 

A curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, Paola Santoscoy, estará no Rio Grande do Sul entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro para conhecer locais históricos, artistas, projetos artísticos e instituições culturais com potencial participação durante a Bienal. Ela visita as cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel e São Luiz Gonzaga, na Região das Missões.

Nos próximos meses, outros curadores da 8ª Bienal também realizarão viagens de investigação pelo Estado e pela América Latina. O projeto curatorial da 8ª Bienal do Mercosul, que vai acontecer em Porto Alegre no ano que vem, prevê a participação efetiva de artistas e instituições locais e regionais. Esta participação se dará através de exposições e outras estratégias de ativação, além de ações específicas do Projeto Pedagógico em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Serviço – roteiro de visitas

·         Dia 30 de novembro, terça-feira – Passo Fundo

MAVRS, Museu Histórico Regional, MUZAR, Secretaria de Desporto e Cultura do município, Associação de Artistas Plásticos, Curso de Artes da UPF, espaços públicos da cidade.

 

·         Dia 01 de dezembro, quarta-feira - Ijuí

Curso de Educação Artística da UNIJUÍ, Coordenação de Cultura do município, Museu Antropológico Diretor Pestana.

 

·         Dia 02 de dezembro, quinta-feira - Santo Ângelo

Oficina de Arqueologia, Museu José Olavo Machado, Igreja e Museu a céu aberto, Memorial Coluna Prestes, Memorial Teresa Verzeri, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, arte missioneira e outros espaços.

 

·         Dia 03 de dezembro, sexta-feira - São Miguel e arredores

Ruínas de São João e São Miguel (Ruínas, Museu das Missões, Memorial Missões, Fonte e Anti-monumento Borba Gato).

 

·         Dia 04 de dezembro, sábado - São Luiz Gonzaga

Ruínas de São Lourenço Mártir e Aldeia Guarani Alvorecer.

 

Paola Santoscoy

Curadora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, nasceu na Cidade do México, em 1974. Vive e trabalha no México. É curadora da primeira Bienal de las Américas, em Denver/Colorado (EUA), intitulada "La Naturaleza de las Cosas".  Foi curadora em diferentes espaços expositivos da Cidade do México: La Panadería (2000-2001), Museo de Arte Carrillo Gil (2001-2003), e Museo Tamayo Arte Contemporáneo (2004-2007). Em 2005, junto com Willy Kautz e Sebastián Romo, iniciou o projeto curatorial 111 (un día, un artista, una obra). Seus projetos de exibição incluem: Todo va a estar bien (2004); Jesús Rafael Soto, Visión en Movimiento (cocurada com Tatiana Cuevas); Come closer (2005); Outside In, Robin Minard (2006). Realizou ensaios e projetos curatoriais para instituições internacionais como Künstlerhaus Bethanien (Berlim/Alemanha), Fundación Proa (Buenos Aires/Argentina), GAMeC (Bergamo/Itália) y Piano Nobile (Genebra/Suíça) e colabora periodicamente com publicações de arte contemporânea. Em 2007 e 2008, exerceu a função de curadora da seção Solo Projects na feira de arte contemporânea de Madri/Espanha, Arco.

Para referência – 8ª Bienal do Mercosul

Prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul tem como curador-geral José Roca (Colômbia) e a equipe curatorial é composta de outros cinco profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) como curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) como curadores adjuntos e Fernanda Albuquerque (Brasil) como curadora assistente.

Os espaços expositivos sugeridos para abrigar a 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A 8ª edição vai tratar da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, colonização, território, mapeamento, fronteira, alfândega, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região, as alianças transnacionais, os viajantes pesquisadores e a botânica. Além disso, o projeto pretende abordar a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico.

O artista homenageado desta edição é o chileno Eugenio Dittborn, artista referencial da América Latina. Sua obra é baseada na transterritorialidade, no nomadismo e nas estratégias para subverter fronteiras e penetrar nos centros sem deixar-se neutralizar por eles. A exposição, prevista para acontecer no Santander Cultural, vai mostrar as Pinturas Aeropostais - obras de ampla riqueza iconográfica, com uma presença visual e material contundente - que o artista desenvolve desde os anos 80 misturando desenho, costura, pintura e colagem.

O projeto para execução da Bienal está em fase de viabilização e orçamentação. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Fone: + 55 51 3254 7533 / email: imprensa@bienalmercosul.art.br

Sala de Imprensa, Banco de imagens em alta resolução e outras informações no site: www.bienalmercosul.art.br.

 




--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: