quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fwd: Francisco Galeno na Galeria PONTES

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Balady Com <silvia@balady.com.br>
Data: 20 de outubro de 2010 15:13
Assunto: Francisco Galeno na Galeria PONTES
Para: telasgaudi@gmail.com

 Galeria PONTES apresenta a exposição"Galeno, Curumim Arteiro", do artista popular contemporâneo Francisco Galeno que ganhou reconhecimento no Brasil ao narrar a história de sua vida em suas obras de arte. Cerca de 22 trabalhos, entre pinturas, objetos e esculturas fazem parte da mostra que pretende ser um retrato de Galeno como artista e cidadão. Abertura 26 de outubro.

 

Exposição                 "Galeno, Curumim Arteiro"          

Curadores                  Edna Pontes e Olívio Tavares de Araújo

Local                          Galeria PONTES www.galeriapontes.com.br

                                   Rua Minas Gerais, 80 – Higienópolis – Tel.:(11) 3129-4218 

Abertura                    26 de outubro – terça-feira – das 19 às 22hs.

Período                       de 27 de outubro a 27 de novembro de 2010

Horário                       2a a 6ª feira, das 10 às 19h.

Sábado, das 10 às 17h.

Nº de obras                22

Técnica                      óleo sobre madeira, objetos e esculturas em madeira e ferro

                   

Galeria PONTES apresenta "Galeno, Curumim Arteiro", exposição individual do artista popular contemporâneo Francisco Galeno, que tem como principal característica as cores fortes e vibrantes que dão forma às festas e movimentos que retrata em sua obra.

Francisco Galeno encontrou na pintura a sua principal forma de expressão. Seu universo lúdico é permeado pelas lembranças da primeira infância vivida em Delta do Paraíba, no Piauí, e de Brasília, lugar onde mora desde os oito anos.  "Sentia que tinha que fazer algo relacionado à arte e procurava o lugar onde tinha mais facilidade, até que encontrei a pintura", diz Galeno.

A princípio sua pintura representava a realidade através da figuração e da paisagem, mas com o tempo teve a necessidade de falar de coisas que tinham a ver com a própria vida, como a sua infância, a relação com o pai e com a mãe, e até as forma geométrica e os grandes espaços que compõe Brasília.

A madeira é um material constante na obra de Galeno, reforçando seu caráter artesanal de artista popular, e está presente em boa parte das 22 obras que compõe a exposição: na base das pinturas em óleo, nas esculturas e nas caixas e cubos vazados. A geometria é outra característica presente tanto nas pinceladas – sempre em cores fortes e retratando temas comuns – como nos seus objetos que exprimem a complexidade do pensamento e da experimentação formal do artista.

Sua estética popular também é considerada uma herança, já que Galeno vem de uma família de artesãos. Seu bisavô era um canoeiro respeitado, seu avô trabalhava com couro, a mãe era rendeira e o pai continua até hoje no ofício da marcenaria, e é o responsável pelas molduras das telas do artista.

O fato de morar em Brazlândia, cidade satélite do Distrito Federal, também exerce influência em sua obra. "Meu trabalho é calçado nas coisas da cultura popular, mas também tem uma referência marcante da periferia através dos brinquedos, das festas, das cores alegres, do prazer de viver e da liberdade que se tem quando se é menino", revela.

Com o amadurecimento artístico, Galeno foi atuando em novos campos e descobrindo novas técnicas, como a escultura em madeira e ferro, e os objetos. "Galeno, Curumim Arteiro" apresenta uma série desses desdobramentos artísticos que pretende retratar o percurso de Galeno como artista e cidadão.

As imagens de seus trabalhos às vezes parecem iguais; mas a cada obra sua arte camaleônica se transforma em uma nova forma, ganha uma nova pele, incorpora uma nova modulação de cor e se transforma em uma obra lírica e intimista. É uma festa popular brasileira para os olhos.

No dia da abertura da exposição será exibido o filme "Galeno, Curumim Arteiro", de Marcelo Dias.

O Artista

Francisco Galeno nasceu em 13 de maio de 1957, em Delta do Paraíba, no Piauí, mas aos oito anos mudou-se com a família para Brasília, no Distrito Federal. Começou pintar profissionalmente aos 19 anos e desde então participou de uma série de exposições individuais e coletivas, como 4º Salão Nacional de Arte Moderna no MAM (RJ), Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil (DF), Lírico Lúdico, na Embaixada do Brasil na Alemanha (Berlim, Alemanha), JK - Uma Aventura Estética, no Conjunto Cultural da Caixa (DF) entre outras.

Suas obras também fazem parte do acervo dos principais museus do Brasil, entre eles Museu de Arte de Goiânia, a Funarte (Rio de Janeiro), o Museu de Arte de Brasília, Museu Marco Antônio Vilaça (Brasília), Museu da República (Brasília) e na Galeria do Palácio do Itamaraty (Brasília), além de já ter tido obras suas dadas pelo governo brasileiro ao ex-presidente americano Bill Clinton e ao ex-presidente russo Vladmir Puttin.

 ---------

Balady Comunicação - Silvia
Tel.: (11)3814.3382



Nenhum comentário: