quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXPO - Ana Sario e Mariana Serri na Galeria Virgilio SP - abertura no dia 21out - quinta-feira



---------- Forwarded message ----------
From: Décio Hernandez Di Giorgi <dgiorgi@uol.com.br>
Date: 2010/10/21
Subject: EXPO - Ana Sario e Mariana Serri na Galeria Virgilio SP - abertura no dia 21out - quinta-feira
To: telasgaudi@gmail.com


 

 

 

Galeria Virgilio inaugura mostras individuais

de pintura das artistas Ana Sario e Mariana Serri

 

Ana Sario, Os Campos, 2010 (óleo e cera s tela, 150 x 170 cm) baixa  Mariana Serri, Sem Título (amarela), 2010 (óleo e cera s tela, 60 x 80 cm) alta

 

Ana Sario, Campos, 2010 (150x170cm) e Mariana Serri, Sem Título, 2010 (60x70cm)

 

A Galeria Virgilio inaugura no dia 21 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, as mostras individuais de pintura das artistas Ana Carolina Sario e Mariana Serri.

 

Lugar Comum – Ana Sario

 

A artista paulistana Ana Sario apresenta uma série de 14 pinturas em óleo e cera sobre tela e seis obras sobre papel em sua primeira mostra individual na galeria Virgilio. Lugar Comum é resultante de dois anos de pesquisa em que a artista se debruçou sobre fotografias de paisagens urbanas de diversas cidades brasileiras. A exposição conta com texto de apresentação do crítico José Bento Ferreira.

 

Segundo o crítico, "As fotografias eliminam a objetividade das coisas, não para transformá-las em formas puras, mas para tematizar a pura experiência delas, ou a experiência em estado bruto". Para ele, "a verdadeira mediação entre a visão de artista e o mundo da vida não são as fotos, enquanto coisas, mas as fotos enquanto fatos, ou a experiência da qual elas são meras impressões".

 

Reaparecimento da linha inaugural

Em seu processo criativo, a artista parte de fotografias para recriá-las na tela por meio de um desenho que logo desaparece sob sucessivas camadas de tinta a óleo, porém esse mesmo desenho reaparece por meio de uma linha imaginária que se forma no interstício de seus diferentes campos cromáticos. O ressurgimento da linha inaugural é bastante tátil, especialmente nas telas de maior dimensão, acrescentando uma nova possibilidade de leitura aos trabalhos.

 

Cera e gesto

O uso da cera artesanal na preparação da palheta da artista tem um resultado plástico bastante evidente nesta série de pinturas. A textura resultante da sua diluição imperfeita salta aos olhos do observador que percorre a tela. Esse aspecto é incorporado ao léxico gestual da artista, conferindo ainda mais expressividade à riqueza de orientações e espessura das pinceladas e demãos de tinta.

 

"Não se trata de criar campos de cor que aludem aos lugares da cidade para apreciar a harmonia das formas. Trata-se de fazer valer nossa capacidade de assumir o controle da visão que temos da cidade, tomar as rédeas da experiência por meio da pintura", afirma José Bento.

 

Ana Sario (São Paulo, SP, 1984. Vive e trabalha em São Paulo)

Graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina em 2008. Participou de diversas exposições coletivas dentre as quais destacam-se: Incompletudes, realizada neste ano na Galeria Virgilio; 38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André, SP; Ocupação, na Casa Contemporânea, em São Paulo, SP; e a exposição Prêmio Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Além de seu trabalho artístico, Ana foi assistente curatorial dos artistas Arthur Lescher e Lenora de Barros na 7ª Bienal do Mercosul.

 

We live on a Mountain – Mariana Serri

 

Em sua primeira mostra individual na galeria Virgilio, a artista Mariana Serri apresenta uma série de 14 pinturas a óleo e cera sobre tela e 4 fotografias. O título, cuja tradução em português seria 'nós vivemos na/da montanha', é o primeiro verso da canção Hyper Ballad, da cantora e compositora islandesa Björk (Post, 1995), que narra a furtiva caminhada matinal de uma personagem que descarta objetos à beira de um precipício, ora imaginando-se no lugar deles, para em seguida retornar à segurança de seu lar.

 

A apropriação dos versos iniciais desta canção mostra-se pertinente ao sabermos que à erudição da artista acrescenta-se uma pesquisa formal cotidiana, realizada a partir de registros fotográficos de caminhadas pelo íngreme bairro de Perdizes, onde reside, no Butantã, onde mora sua família e mesmo das cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto, no interior do estado.

 

A construção de seu pensamento pictórico passa pela observação atenta de situações geográficas aparentemente banais por onde passa o trabalho humano. É a partir desta pesquisa de campo, do registro de contenções de encostas de estrada, açudes, muros mal-acabados, pedras soltas e mesmo árvores e canteiros que tem início o seu trabalho de fatura da cor, cuja minuciosa mistura a desafia a recriar na tela suas anotações e simplificações formais.

 

Vaivém

De subsídio para sua pesquisa, entretanto, a fotografia tem ganhado autonomia na recente produção da artista. As quatro fotos ora apresentadas entram em diálogo com as telas, gerando uma espécie de efeito colateral, ou seja, a cor que se tornara o aspecto central de sua produção, agora recai sobre a moldura da foto, estabelecendo franco diálogo com o tema da fotografia, que, não por acaso, é também a base de sua de pesquisa para as telas. Essa contaminação das mídias poderia ser vista como tautologia, porém evidencia um raciocínio de forte vertente colorista que se vale de diferentes veículos para tomar corpo. A retroalimentação entre fotografia de registro e pintura é o um dos ingredientes do dinamismo de sua produção formal e da criação de uma paleta viva e dinâmica.

 

Mariana Serri (Belo Horizonte, MG, 1982. Vive e trabalha em São Paulo)

Artista plástica formada pela FAAP em 2005. Expôs em diversas exposições coletivas, dentre as quais destacam-se: Projeto Radiovisual da 7ª Bienal do Mercosul, exposição Incompletudes na Galeria Virgílio, exposição Mediações / Galeria Motor, exposição Vistas a perder de vista na Galeria Penteado, exposição entre 5 paredes, 37º Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto, Escola São Paulo, 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, 11ª Bienal de Santos, Programa de Exposições de Ribeirão Preto, 13º Salão dos Novos de Joinville, IV Território de Arte de Araraquara, e 37º Anual de Artes da FAAP, na qual recebeu prêmio pela obra Domingo, 2005, (vídeo, 13'31''). Atualmente faz parte do corpo de artistas que integram a Galeria Virgílio e a Galeria Motor. Paralelamente à produção artística, coordena o Atendimento ao Público no Setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo e realiza a coordenação do Curso de Formação para os Educadores da 29ª Bienal de São Paulo.

 

Serviço:

Evento: exposições individuais de Ana Sario (1º andar) e Mariana Serri (térreo)

Abertura: 21 de outubro, quinta-feira, a partir das 19 horas

Período expositivo: de 22 de outubro a 13 de novembro

 

Local: Galeria Virgilio

Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426

CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo - SP

Telefone: (55 11) 3061 2999

Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h

Entrada franca

www.galeriavirgilio.com.br 

 

Informações para a imprensa:

 

Décio Hernandez Di Giorgi

www.adelantecultural.com.br

dgiorgi@uol.com.br

MSN: deciogiorgi@yahoo.com.br

Tel.: (55 11) 3589 6212 / 8255 3338 (cel.)

 

 

Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: