terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fwd: Órbitas na Galeria Lume - Florian Raiss e Paulo von Poser - 13.7.2013



-


A Galeria Lume abre a instalação conjunta Órbitas, resultado da parceria inédita entre Florian Raiss e Paulo von Poser. O projeto conta com esferas de cerâmica, pintadas "a quatro mãos", com expografia pensada para dar efeito de flutuação no espaço da Galeria. A obra foi concebida e desenvolvida especialmente para a edição deste ano da semana de design.


Dezessete esferas de cerâmica esmaltadas encontrar-se-ão em suspensão na Galeria, em referencia aos vários sentidos que a palavra órbita representa, especialmente na astrologia.


O principal objetivo desta série inédita de Florian Raiss e Paulo von Poser, é estimular a potência do movimento do olhar dos espectadores, sua imaginação e suas diversas possibilidades. Todo o espaço da instalação é desenhado de forma a posicionar os globos numa superfície infinita, sem prumo, sem limites, o que tende a fortalecer o diálogo que há entre os traços dos artistas que dividem a autoria de cada peça.


Em princípio, os desenhos dos dois artistas podem parecer opostos mas, como definiu Paulo Kassab Jr., curador da exposição, "...após uma observação mais profunda, nota-se uma intensa complementaridade assinalada pela pesquisa do ser humano em suas subversões e pelas representações que retratam seus anseios."


Este encontro entre os dois artistas cria uma atmosfera imprevisível, onde a sobreposição gera uma dimensão ambígua e onírica. Pela própria forma da esfera, seus dois lados nunca estão dentro do mesmo campo de visão. Ou seja, apenas uma parte é revelada, enquanto a outra se projeta na mente do observador, o qual recria o cenário de acordo com sua realidade.


Acerca das inúmeras possibilidades de se enxergar a instalação, Paulo Kassab Jr. reitera: "Assim voltamos aos assuntos estudados pelos dois artistas (Raiss e von Poser) durante mais de 30 anos: o homem como autor e revelador da sua própria condição e do seu entorno. A imaginação não como um estado, mas como a própria existência humana, como definiu William Blake".


A ação proposta pela Galeria Lume promove o design e suas relações com a arte. Trata-se de um evento aberto ao público, o qual é convidado a interagir em meio a esse universo de objetos "fora de órbita".

 

 

Exposição: Órbitas – Florian Raiss e Paulo von Poser

Curadoria: Paulo Kassab Jr.

Coordenação: Felipe Hegg

Abertura13 de agosto, às 19h30min

Período: 14 de agosto a 27 de setembro de 2013

Local: Galeria LUME – www.galerialume.com

Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP

Tel.: (11) 3704.6268

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h

Crédito de imagem: Victor Tronconi

Número de obras: 17

Técnica: Pintura em esferas de cerâmica esmaltadas

Dimensão: Variada



Zeca - Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: