sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Festival da Canção Francesa


Festival da Canção da Aliança Francesa chega à 6ª edição

Acontece no dia 9 de setembro, segunda-feira, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a etapa regional da 6ª edição do Festival da Canção da Aliança Francesa. Dez candidatos interpretarão grandes sucessos da música francesa, e concorrerão a uma viagem a Paris e a uma vaga na final nacional. O evento terá entrada franca.

 

A 6ª edição do Festival da Canção da Aliança Francesa

As escolhas dos dez candidatos trouxeram para o repertório desta edição artistas clássicos da canção francesa (como Yves Montand ou Francis Cabrel), representantes da nova cena pop (Zaz, L, Olivia Ruiz, Vanessa Paradis, M,  Brigitte) e artistas internacionais como Celine Dion ou Mika.

O Festival acontece em duas fases: uma regional e outra nacional. O ganhador da etapa em Porto Alegre irá participar da final nacional, em Brasília, onde irá concorrer com os vencedores de sete outras capitais.

O show de Porto Alegre também terá apresentações das vencedoras da 5ª edição: Valeria Houston e Hevelyn Costa – que também venceu a etapa nacional em 2012. 
As duas cantoras prepararam um novo repertório em francês especialmente para a ocasião.

O júri será composto pelos músicos Frank Jorge, Dudu Sperb e Luana Pacheco; pelo jornalista Newton Silva, e por Jacques Pétriment, Diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre e Adido de Cooperação.

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica e pronúncia do idioma francês.

 

O Festival – Histórico

O Festival da Canção Francesa, que começou em Porto Alegre e conquistou o Brasil, se tornou uma referência para os apreciadores da cultura francesa. Fiel à missão fundamental da Aliança Francesa, ele contribui para fortalecer cada vez mais os laços entre as nossas duas nações.

Há seis anos, o Festival apresenta ao público brasileiro várias facetas da canção francesa. Já foram contemplados artistas clássicos, como Edith Piaf, Jacques Brel, ou Serge Gainsbourg (que foi homenageado em 2011). O evento já reuniu mais de cinco mil espectadores, só na Capital gaucha.  Este ano, teremos um pot-pourri de artistas clássicos e contemporâneos, com destaque para cantoras que fizeram turnês no RS (Mademoiselle K e L) e artistas já apreciados do público brasileiro, como Zaz ou Celine Dion.

A banda que vai preparar os candidatos nos ensaios e acompanhá-los no dia da final é dirigida por Otávio Moura, compositor e intérprete, que lançou com êxito vários discos na França e no Brasil e também é vencedor do Prêmio Açorianos de Música. A banda que tocará durante a final regional é composta por músicos renomados do Rio Grande do Sul, integrantes de bandas como Dublê, Chama Violeta, Dedo de Dama, TNT, Charles Master, Acústicos e Valvulados.

A sexta edição reafirma a vontade da Aliança Francesa de lançar e acompanhar novos artistas, pois além de preparar os candidatos, a banda de apoio também trabalha com as vencedoras da última edição (Valeria Houston e Hevelyn Costa) para elas prepararem um novo repertorio no idioma francês. 

 

O show do dia 09/09

Etapa Regional – Porto Alegre

Quando: segunda-feira, 09 de setembro, às 20h

Onde: teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS

Quanto: entrada franca, sujeita a lotação

Durante os meses de maio, junho e julho a Aliança Francesa de Porto Alegre recebeu mais de 40 inscritos para o Festival. Destes, foram pré-selecionados dez para concorrerem na final regional de Porto Alegre. Durante a noite de 09 de setembro, o júri composto de Frank Jorge, Dudu Sperb, Luana Pacheco, Newton Silva,  e Jacques Pétriment terá a difícil missão de escolher 3 candidatos seguindo critérios de avaliação como: afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e pronúncia do francês.

As premiações serão:

1º colocado: concorrerá na final nacional, em Brasília e também ganhará uma viagem a Paris.

2º colocado: ganhará quatro módulos de cursos na Aliança Francesa.

3º colocado: ganhará um jantar gastronômico no Restaurant Chez Philippe, em Porto Alegre.


Mais informações:

Entre em contato com Paul Barascut, Assessor de Comunicação da AFPOA, no (51)3222.6070, no (51) 9114.0688 ou por  email: comunicacao@afpoa.com.br

Confira o site da Aliança Francesa, a sua Fanpage Facebook e o Blog do Festival:

Site da AFPOA : www.afpoa.com.br

Fanpage Facebook : www.facebook.com/afportoalegre

Créditos das fotos dos candidatos: Juliana Pozzatti 



Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Artes
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 2105.2515 (NET) - 3228.8237 - 91074429 (Claro) 

Nenhum comentário: