quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fwd: MECA Convida - Desastres da Guerra - Dora Longo Bahia


 

 

                                                

 

 

No dia 15 de agosto, a partir da 18hs, a FUNDAJ inaugura na Galeria Vicente do Rego Monteiro a exposição Desastres da Guerra, da artista Dora Longo Bahia, com curadoria de Moacir dos Anjos. No mesmo dia, às 19hs na Sala Aloisio Magalhães, vocês terão a oportunidade de ouvir a artista em uma palestra que dará início a um ciclo de algumas outras que virão no decorrer dessa exposição. Desastres da Guerra integra o projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco desde 2009. 

A série "Desastres da Guerra", de Dora Longo Bahia, é formada por 80 pinturas que duplicam fotografias direta ou indiretamente mencionadas – mas não reproduzidas – no livro Diante da Dor dos Outros, publicado em 2003 pela ensaísta norte-americana Susan Sontag. Dora Longo Bahia toma emprestado o título de seu trabalho da famosa série de gravuras de Francisco Goya, que retrata os horrores da invasão da Espanha pela França napoleônica em inícios do século XIX. Os "desastres da guerra" que ela apresenta, contudo, são uma seleção dentre os muitos que marcaram quase todo o século passado e o início do atual. Aproximando tempos, lugares e fatos diversos, Dora Longo Bahia toma o trabalho de Goya como lente para enxergar o que há de comum nos desastres de toda e qualquer guerra.

A exposição oferece ao público, além do impressionante conjunto de pinturas da série Desastres da Guerra, uma seleção de filmes documentais e de ficção sobre guerras, além de publicações para consulta que contextualizam as imagens apresentadas.  



ENTRADA FRANCA

Informações e agendamento para escolas e grupos: 
+55 81 3073 6772 / +55 81 3073 6682
www.fundaj.gov.br / artes@fundaj.gov.br

 

 




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: