segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fwd: Galeria Paralelo abre a exposição Negro Amor, de Sérgio Guerra - 20.8.2013




A Paralelo expõe Negro Amor, do fotógrafo, publicitário e produtor cultural Sérgio Guerra, curadoria de Emanuel Araujo, com cerca de 30 trabalhos que reproduzem a relação criada pelo artista com povos da Angola.

 

Em sua série, Sérgio Guerra retrata minuciosamente o que encontrou durante as expedições ao país africano, imprimindo toda a paixão que sente pela cultura local – fruto dos tempos em que vem ocupando cargo à frente da comunicação do governo angolano, há mais de 15 anos. Mais especificamente, o fotógrafo infiltra-se em meio aos Hereros - grupo étnico mais antigo do continente -, e realiza registros materiais sobre este povo, sua tradição e rituais.

 

O primeiro contato de Guerra com os Hereros acontece em 1999, quando viaja pelas províncias de Huíla e Namibe para gravar o programa televisivo angolano Nação Coragem. Sobre este contato inicial, o artista recorda: "Quando os vi pela primeira vez, foi como se uma porta da minha percepção tivesse sido aberta para algo que sabia existir, mas hesitava em acreditar".

 

Guerra passa, então, a viver dentro das comunidades Hereros, por uma temporada, e constata a alma dessa etnia, observando suas práticas cotidianas. "Vi que mesmo diante da escassez, dividem sempre o alimento com os demais. Eles cultivam a solidariedade, evitam o egocentrismo e praticam uma economia familiar de grande inteligência, sempre voltados para a ampliação de um patrimônio cujo usufruto é sempre coletivo. Vi que honram e festejam os seus antepassados e que praticam com grande eficácia a justiça, coibindo infrações com pesadas multas que, além do prejuízo econômico, também representam uma reprimenda moral".

 

Acerca do trabalho, Emanuel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil e curador da mostra, destaca: "Há um aspecto importante nessa série fotográfica, a naturalidade entre o fotógrafo e os fotografados, uma cumplicidade comovente fala mais alto, mais solene, mais humano à procura da beleza, razão de qualquer existência. Sérgio Guerra sabe da grande importância dessas suas fotografias porque ele é profundo conhecedor do seu ofício, da luz natural de cada um dos belos rostos, de olhar iluminado, de gestos sutis e de uma delicadeza amorosa e afetuosa".

  

SERVIÇO

Exposição: Sérgio Guerra – Negro Amor

Curadoria: Emanuel Araujo

Coordenação: Andrea Rehder e Flávia Marujo

Abertura: 20 de Agosto de 2013, terça-feira, às 19h

Período: de 21 de Agosto a 21 de Setembro de 2013

Local: Paralelowww.paralelogaleria.com

Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SP

Tel: (11) 2495-6876

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h

Nº de obras: 30

Técnica: fotografia

Dimensões: 52x80cm / 60x40cm / 60x60cm

Preço: de R$4.600,00 a R$8.200,00



Zeca - Balady Comunicação




Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: