terça-feira, 14 de maio de 2013

Fwd: Galeria LUME - Laurent Chehere - Flying Houses - 23/05/2013


 


Galeria LUME expõe as casas flutuantes de Laurent Chéhère


A Galeria LUME inaugura Flying Houses, exposição individual do francês Laurent Chèrère, exibindo 11 composições fotográficas da série homônima, na qual o artista apresenta uma Paris onírica e melancólica, através de imagens de construções da capital francesa em suspensão no céu.

A ideia que norteia a série "Flying Houses" surgiu em 2008, durante andanças do artista por Belleville e Ménilmontant, bairros localizados na região nordeste de Paris. "Meu interesse é mostrar a vida dessas pessoas e suas moradias. Essa parte da cidade é muito pobre e em cada metro quadrado é possível explorar uma rica diversidade cultural", conta o artista.

As edificações que ilustram essas obras são diversas: uma casinha com floreiras à janela, um hotel velho e decadente, um trailer com um varal repleto de roupas, um cortiço, uma casa com placa anunciando venda, uma fábrica, um edifício comercial pichado e até um circo. Em todas essas imagens há presença de fios, como se fossem a linha de uma pipa ou o cordão de um balão. E isso não é à toa, já que a série é inspirada no filme "Le Ballon Rouge", de Albert Lamorisse, de 1956.

O conceito imagético produzido por Chérère usa paleta cromática similar ao filme, com predominância de tonalidades frias, principalmente cinza e azul, e também marrom. As personagens principais desses trabalhos – as construções – são digitalmente criadas a partir de detalhes arquitetônicos fotografados nos subúrbios e periferias da cidade, justamente onde foi filmado "Le Ballon Rouge". O resultado é um misto de realidade e ficção, temperado com um tanto de surrealismo.

Em Flying Houses, Laurent Chéhère exibe um lado esquecido da Cidade Luz, elevando essas moradias e demais espaços dessas regiões abandonadas da cidade numa tentativa de atingir a atenção para a situação em que se esses locais se encontram. Enquanto o filme de Albert Lamorisse tem final feliz, a conclusão da narrativa proposta pelo artista permanece suspensa, como as construções de suas obras.


Exposição: Laurent Chéhère – Flying Houses

Curadoria: Paulo Kassab Jr.

Coordenação: Felipe Hegg

Abertura: 23 de maio de 2013, quinta-feira, às 19h30

Período: 24 de maio a 21 de junho de 2013

Local: Galeria LUMEwww.galerialume.com

Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP

Tel.: (11) 3704.6268

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h

 

--
Balady Comunicação - Silvia
Tel.:(11)3814.3382







--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: