terça-feira, 7 de maio de 2013

A segunda exposição da MUV Gallery tem curadoria de Daniela Labra


  • Rua Paschoal Segreto 279, Joá
  • A segunda exposição da MUV Gallery tem curadoria de Daniela Labra e acontece tanto online, no site www.muvgallery.com, quanto no showroom da galeria, em um casarão no Joá.

    A coletiva - que tem a identidade e a representação dos artistas como fio condutor – apresenta pinturas, fotografias e objetos dos artistas: André Andrade, Camila Soato, Carla Einloft, Felipe Fernandes, Gisela Milman, Juan Parada, Julio Lucio, Marcos Dias Corrêa, Piti Tomé e Sylvia Carolinne. 

    A artista Celina Portella participará do encerramento com a apresentação do trabalho "Nós", que mistura projeção e performance.

    "A Bolha móvel", projeto da editora A Bolha, estará presente no local com a venda de algumas de suas publicações.

    O evento conta com o apoio do DJ Galalau, Redbull, e Suco Do Bem.


    Retrato: Autorretrato - uma breve história

    Esta exposição reúne artistas representados pela MUV Gallery cujas obras foram reunidas a partir da vontade de pensar as inúmeras possibilidades narrativas do retrato e do autorretrato hoje. O caminho que levou ao tema do "portrait" foi, no entanto, o fato da galeria ser fundamentalmente virtual e expor trabalhos no meio digital - onde a obra de arte em suporte físico torna-se, primordialmente, uma imagem.
    Em tempos de hiper-multiplicação das imagens e de retratos na mídia, e em especial na internet, o interesse pelo Retrato, aparentemente banalizado, faz lembrar que como gênero artístico este sempre representou o indivíduo e, por extensão, o seu ambiente sócio-cultural.
    Na história da arte, o Retrato está presente pelo menos desde o século XIV e teve seu auge nos séculos XVIII-XIX. Por centenas de anos, retratos pintados sobre tela documentaram dinastias reais, hierarquias, comportamentos e a moda, sendo a sua produção geralmente comissionada por mecenas, constituindo uma fonte de renda segura para os artistas. Hoje, porém, as técnicas de captação e reprodução de
    imagens, e a diversificação alucinada do mercado de arte, das "econômias criativas" e das comunicações, transformou profundamente a figura do retratante e o status simbólico do retratado, tornando a tradicional pintura de retrato em fetiche.
    Por sua vez, o sub-gênero biográfico Autorretrato é um pouco mais moderno, tendo surgido por volta de 1500, supostamente com da Vinci.
    No entanto, desde o início do século passado a arte se deixou contaminar por pesquisas da psicanálise, antropologia, estudos culturais, e até da propaganda, entre outras disciplinas, enquanto que a noção de identidade veio sendo extensivamente discutida e examinada. Tal movimento impulsionou com força o desenvolvimento do autorretrato, e de Van Gogh a Andy Warhol, a imagem icônica do artista e autor,
    colocada como elemento místico ou ordinário, tem afetado a cultura contemporânea em diversos níveis.
    Exacerbando a tradição da história da arte, retratos e autorretratos contemporâneos costumam tocar em questões da psique moderna e exploram temas como gênero, religião, raça e sexualidade. Assim, tais obras podem trazer confronto social e moral, ao mesmo tempo em que abordam interesses muito íntimos do autor.
    A seleção de obras desta mostra permite portanto observar como o retrato ou o autorretrato contemporâneo continuam expressando não apenas universos pessoais, mas também contextos e mundos. Vale ressaltar, ainda, que o processo curatorial articulou-se essencialmente pela via digital, uma vez que a curadora se encontra
    fora do Brasil. Desse modo, as obras selecionadas passaram inevitavelmente por dois filtros: a adequação temática e, em menor grau, o seu poder enquanto imagem que não perecerá tão facilmente no cosmos da web.

    Daniela Labra
    Março-Abril de 2013

    OBS: A versão virtual da mostra fica até o fim de Junho.

--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: