sexta-feira, 24 de junho de 2011

Release Expressões Revolucionárias no Atelier Subterrânea


Expressões Revolucionárias no Atelier Subterrânea


O Atelier Subterrânea, em parceria com a Matilha Cultural, traz para Porto Alegre a mostra Expressões Revolucionárias, que tem como objetivo lançar o debate sobre as recentes mobilizações populares no Egito e Oriente Médio.

 

A temática do Oriente Médio e do Norte da África está relacionada à discussão sobre o "poder de mudança" que o povo tem e a dignidade de fazê-lo por meios pacifistas e em prol dos direitos humanos e dos cidadãos - colocando questões religiosas, étnicas e de classe em 
segundo plano. É um choque moral, enfim, que revelou uma ditadura sincronizada com interesses internacionais de países que também se apropriam das palavras "democracia" e "liberdade" para atuar de forma gananciosa e opressora.
 
O fato de propormos o relacionamento com as manifestações de arte e ativismo dessa região, além de ser necessário para um centro cultural independente que imaginamos para os dias de hoje, acabou demandado uma formato próprio de exposição para valorizar o "processo" e a 
relação entre iniciativas culturais. É um processo de geração de conteúdo, confiança, construção de rede de contatos e troca entre culturas em um dos momentos mais transformadores de uma sociedade que, no caso do Egito, representa também uma das civilizações mais antigas do mundo. A mostra Expressões Revolucionárias, portanto, resulta no compartilhamento de toda essa experiência.

O material que será exposto a partir do dia 21 de Junho, na Subterrânea, é um recorte da documentação fotográfica que já foi apresentada no espaço expositivo da Matilha Cultural, em São Paulo. O conjunto de imagens apresentadas em Porto Alegre foi enviado do Egito e da Tunísia pelos artistas Wassim Ghozlani, Sameh Arfaoui, Amine Landoulsi, Hamideddine Bouali, Omair Barkatulla, Amr Abdallah, Thomas Hartwell, entre outros, e são um importante documento da história que está sendo construída hoje. Além da documentação fotográfica, também será apresentada uma série de vídeos do artista Aalam Wassef conhecido como Ahmad Sherif.

 

Está previsto para o dia 02 de Julho (sábado), a partir das 16 horas, uma conversa com Maged El Gebaly (Egito) e Demétrio Portugal (Matilha Cultural – SP). Maged El Gebaly trabalhou no jornal "Al Karama" com Dr. Abdel Halim Qandil, foi coordenador do Movimento Egípcio pela Mudança Democrática (Kefaya) e também integrante do serviço árabe da agência EFE como analista de assuntos latinoamericanos para jornais árabes. Além disso, é Professor de estudos latinoamericanos na Universidade 06 de Outubro. Militante voluntário na Campanha Pro-El Baradei, esteve no Egito entre o dia 25 de janeiro e 06 de março, participando das manifestações e de diversas atividades políticas.

 

 Serviço:

 

Expressões Revolucionárias | Atelier Subterrânea

 

Exposição: 21 de junho (terça) a 02 de Julho de 2011
Visitação: de segunda a sexta | das 14h às 18h

Evento de encerramento: Conversa com Maged El Gebaly (Egito) e Demétrio Portugal (Matilha Cultural – SP) no dia 02 de Julho (sábado) | 16h | Entrada franca
No Atelier Subterrânea | Av. Independência, 745/Subsolo

Mais informações: www.subterranea.art.br ou contato@subterranea.art.br
 


--
Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33332543 - 33333294 - 91074429 http://telasgaudi.blogspot.com
telasgaudi@gmail.com

Nenhum comentário: